O sensor de impressão digital não funciona: saiba o que fazer

imagem 1 de O sensor de impressão digital não funciona saiba o que fazer

O sensor de impressão digital foi incorporado à maioria dos smartphones e, como qualquer outro componente, pode apresentar falhas e erros. A seguir, listamos soluções para corrigir possíveis problemas e otimizar o funcionamento deste recurso no Android.

O bloqueio por impressão digital agiliza o acesso ao telefone, mas também pode tirar o usuário do sério quando não funciona corretamente. Por sorte, os problemas mais comuns podem ser resolvidos com ações simples, como as descritas a seguir:

Quando o sensor não reconhece a impressão digital

1. Registrar a digital novamente

Na maioria das vezes, as falhas no reconhecimento da impressão digital não estão relacionadas a problemas de hardware. O mais comum é que impurezas presentes no sensor ou dedos afetem o cadastramento ou a leitura da digital. Quando isso acontece, a situação pode ser resolvida ao remover e cadastrar o dedo novamente:

  • Ir para as configurações do Android;
  • Clicar em ‘Segurança’ ou ‘Segurança e localização’;
  • Selecionar a opção ‘Impressão digital’;
  • Na tela seguinte, será possível remover e cadastrar novamente a impressão digital de um ou mais dedos.

imagem 2 de O sensor de impressão digital não funciona saiba o que fazer

2. Posicionar o dedo da maneira certa

Embora pareça bobagem mencionar esse item, existem situações em que a tela não pode ser desbloqueada ou uma compra acaba sendo interrompida porque a digital não foi corretamente colocada sobre o leitor.  Outro erro comum é tentar usar um dedo que não está cadastrado e, em ambos os casos, basta um pouco de atenção para que o recurso funcione de maneira adequada.

3. Limpar o sensor, leitor ou botão

Muitos usuários costumam utilizar o celular enquanto cozinham, se alimentam ou praticam atividades físicas e, nessas situações, a gordura ou suor acumulados podem interferir na leitura da digital. Para manter o bom funcionamento do dispositivo, convém limpá-lo com um pano macio ou cotonete levemente umedecido com álcool isopropílico.

Problemas ocasionados por atualizações

Quando a falha no funcionamento ocorre após a atualização do sistema, o recadastramento da digital sugerido no início do artigo é uma alternativa para resolver o caso. Se não der certo, resta apenas aguardar até que o fabricante disponibilize um novo update capaz de corrigir o erro.

Restaurar as configurações de fábrica

A formatação é um método extremo para resolver a maioria dos problemas encontrados no Android. Se optar pelo procedimento, o usuário pode tirar proveito do conteúdo reunido nesta coleção com aplicativos de backup para preservar dados e arquivos importantes que estejam salvos no aparelho.

  • Nas configurações do aparelho, ir para ‘Cópia de segurança e restauração’, ‘Fazer backup e redefinir’ ou outra opção equivalente;
  • Na tela seguinte, será possível ativar ou desativar o backup dos dados do dispositivo e clicar ‘Restaurar dados de fábrica’ para avançar;
  • Por fim, clicar em ‘Restaurar telefone’.

imagem 3 de O sensor de impressão digital não funciona saiba o que fazer

Quando o sensor está com defeito

Se o telefone sofreu com quedas ou impactos fortes, é possível que o sensor esteja danificado. Nesse caso, o melhor é recorrer à garantia (quando disponível) ou assistência técnica autorizada para reparar ou substituir a peça defeituosa.

Caso tenha gostado deste conteúdo, aproveite para conhecer aplicativos compatíveis com a tecnologia de bloqueio por impressão digital.

Como enviar localização falsa pelo WhatsApp
Como enviar localização falsa pelo WhatsApp

Da próxima vez que pedirem a sua localização no WhatsApp, lembre-se que você pode seguir os passos deste tutorial para proteger sua privacidade e compartilhar um local diferente. O compartilhamento de localização é um recurso bastante útil em vários momentos, mas não são rara…

Como restaurar o layout da tela inicial do Android
Como restaurar o layout da tela inicial do Android

Sentiu saudade do layout padrão do smartphone ou quer apenas deixar a tela mais limpa e organizada? Então, aproveite para conferir este tutorial que mostra como redefinir as configurações da tela inicial do telefone em poucos passos. Muitas vezes, a tela de início fica entulh…

O sensor de impressão digital não funciona: saiba o que fazer
O sensor de impressão digital não funciona: saiba o que fazer

O sensor de impressão digital foi incorporado à maioria dos smartphones e, como qualquer outro componente, pode apresentar falhas e erros. A seguir, listamos soluções para corrigir possíveis problemas e otimizar o funcionamento deste recurso no Android. O bloqueio por impress…

Como alterar o navegador padrão no Android
Como alterar o navegador padrão no Android

Como acontece com outros recursos do Android, o browser padrão também pode ser substituído por outras opções disponíveis na loja de aplicativos do Google. Neste post, mostramos como transformar o seu navegador favorito em padrão no Android. Embora o Google Chrome esteja entre…