Como alterar o navegador padrão no Android

imagem 1 de Como alterar o navegador padrão no Android

Como acontece com outros recursos do Android, o browser padrão também pode ser substituído por outras opções disponíveis na loja de aplicativos do Google. Neste post, mostramos como transformar o seu navegador favorito em padrão no Android.

Embora o Google Chrome esteja entre os navegadores mais populares e seja a opção padrão de boa parte dos dispositivos Android, há quem prefira utilizar alternativas mais leves como o Opera, de código aberto como o Firefox, que prometem maior privacidade como o Tor, entre tantos outros.

Se esse é o seu caso, não deixe de conferir as dicas abaixo para aprender a definir o navegador de sua preferência como padrão do smartphone.

Antes de começar

O navegador que será configurado como padrão deve ser instalado no aparelho. Caso ainda não tenha efetuado o download ou queira conhecer novas opções, sugerimos dar uma olhada nesta coleção de navegadores Android para escolher o navegador que melhor se adapta às suas necessidades. Feito isso, estamos prontos para continuar!

Opção 1: pela janela ‘Abrir com’

A aparência da janela ‘Abrir com’ pode variar de acordo com a versão do Android, mas esse recurso sempre permitirá escolher o navegador que será usado para abrir uma página ou conteúdo da web.

imagem 2 de Como alterar o navegador padrão no Android

Ao clicar no link, escolher o navegador e tocar em ‘Sempre’, a janela não será exibida novamente e o navegador padrão estará definido. Simples assim.

Se mudar de ideia, basta acessar as Configurações > Aplicativos e localizar o navegador escolhido. A seguir, clicar em Abrir por padrão > Limpar padrões para fazer o sistema ‘esquecer’ a configuração.

imagem 3 de Como alterar o navegador padrão no Android

Dessa forma, o Android voltará a mostrar a janela ‘Abrir com’, com as opções para abrir páginas apenas uma vez ou sempre.

Opção 2: através das configurações

O navegador padrão também pode ser definido a partir das configurações do Android. Embora a interface e opções variem de acordo com a versão do sistema, a configuração geralmente pode ser feita a partir da opção ‘Aplicativos’ ou ‘Apps’, conforme descrito a seguir:

  • Na tela de configurações, procurar pela opção ‘Aplicativos’ e clicar nela;
  • Tocar no ícone em forma de engrenagem para ter acesso ao menu de aplicativos padrão;
  • Clicar em ‘App de navegador’ escolher a opção desejada entre os aplicativos instalados.

imagem 4 de Como alterar o navegador padrão no Android

Como enviar localização falsa pelo WhatsApp
Como enviar localização falsa pelo WhatsApp

Da próxima vez que pedirem a sua localização no WhatsApp, lembre-se que você pode seguir os passos deste tutorial para proteger sua privacidade e compartilhar um local diferente. O compartilhamento de localização é um recurso bastante útil em vários momentos, mas não são rara…

Como restaurar o layout da tela inicial do Android
Como restaurar o layout da tela inicial do Android

Sentiu saudade do layout padrão do smartphone ou quer apenas deixar a tela mais limpa e organizada? Então, aproveite para conferir este tutorial que mostra como redefinir as configurações da tela inicial do telefone em poucos passos. Muitas vezes, a tela de início fica entulh…

O sensor de impressão digital não funciona: saiba o que fazer
O sensor de impressão digital não funciona: saiba o que fazer

O sensor de impressão digital foi incorporado à maioria dos smartphones e, como qualquer outro componente, pode apresentar falhas e erros. A seguir, listamos soluções para corrigir possíveis problemas e otimizar o funcionamento deste recurso no Android. O bloqueio por impress…

Como alterar o navegador padrão no Android
Como alterar o navegador padrão no Android

Como acontece com outros recursos do Android, o browser padrão também pode ser substituído por outras opções disponíveis na loja de aplicativos do Google. Neste post, mostramos como transformar o seu navegador favorito em padrão no Android. Embora o Google Chrome esteja entre…