Wi-Fi Direct no Android: o que é e como funciona

Wi-Fi Direct 1

Presente em dispositivos Android há anos, o Wi-Fi Direct traz ainda mais agilidade para a transferência de arquivos, dados e em transmissões para aparelhos compatíveis. Quer aprender um pouco mais sobre essa tecnologia? Então, continue lendo este post.

Origem e proposta do Wi-Fi Direct

Em 2010, um dos primeiros dispositivos a tecnologia desenvolvida e administrada pela WiFi Alliance foi o Samsung Galaxy S, enquanto o Google optou por incluir o padrão Wi-Fi Direct no Android 4.0, lançado em 2011. Com esse recurso, os usuários poderiam descobrir aparelhos compatíveis e criar redes entre dois ou mais dispositivos para transferir dados, arquivos e realizar transmissões, sem o uso de cabos ou roteadores.

Embora lembre o Bluetooth, o Wi-Fi Direct tem a vantagem de permitir a proteção das transferências com senha, além de tirar proveito da velocidade máxima do Wi-Fi ao enviar conteúdos para computadores, TVs, tablets, impressoras, smartphones e outros dispositivos inteligentes. Vale lembrar que, em alguns casos, a transmissão não é feita de maneira nativa, exigindo o auxílio de ferramentas alternativas como o app Send Anywhere.

Wi-Fi Direct 2

Funcionamento

Já que estamos falando de um padrão presente em diversos aparelhos, a dica é conferir o manual fornecido pelo fabricante para obter instruções precisas e solucionar possíveis dúvidas. Em nosso exemplo, utilizamos um smartphone Android e acessamos às Configurações > Wi-Fi > Wi-Fi Direct. Neste ponto, é possível localizar outros dispositivos próximos e enviar/aceitar convites para se conectar e realizar a transmissão de arquivos.

Wi-Fi Direct 3

Com os aparelhos conectados, basta selecionar o conteúdo a ser compartilhado e selecionar a opção Wi-Fi Direct para iniciar o envio, inclusive de arquivos pesados.

Achou as informações úteis ou conhece outras opções para tirar maior proveito do Wi-Fi Direct? Compartilhe com a nossa comunidade nos comentários!
  1. Send Anywhere(enviar arquivos)

    Send Anywhere(enviar arquivos)

    Com o Send Anywhere, os usuários podem gerar senhas e links para compartilhar arquivos, podendo utilizar o Wi-Fi Direct para enviar conteúdos, mesmo sem internet.

Como transferir apps de um dispositivo Android para outro
Como transferir apps de um dispositivo Android para outro

Trocou de telefone e não sabe como transferir seus aplicativos favoritos para o novo aparelho? Não se preocupe, pois este tutorial apresenta métodos para efetuar a transferência de apps com segurança e em poucos passos. Na hora de configurar o novo smartphone, é comum que sur…

Como extrair o arquivo APK de qualquer app instalado no Android
Como extrair o arquivo APK de qualquer app instalado no Android

Quando baixados através do Google Play, os aplicativos são instalados sem que o usuário tenha acesso ao APK (Android Package), que é o arquivo que armazena todas as informações necessárias para instalar e executar um aplicativo no Android. Felizmente, os métodos para extrair …

Melhores apps Android de Janeiro 2020: Netboom e 99 POP
Melhores apps Android de Janeiro 2020: Netboom e 99 POP

Diversidade é a palavra que descreve muito bem a lista dos melhores aplicativos do mês de janeiro! Mesmo se não estiver buscando algo específico, com certeza você vai encontrar um app interessante para baixar no Android! Ainda não sabe qual aplicativo checar primeiro? Se quis…