WhatsApp: como transferir mensagens do celular antigo para o novo

backup1

O sistema de backup do WhatsApp é bastante útil, especialmente se você quer transferir as mensagens do celular antigo para o novo. O processo, infelizmente, não pode ser realizado automaticamente. Por isso, se quiser usufruir do novo aparelho sem abrir mão das conversas iniciadas no antigo, basta seguir o tutorial abaixo!

Google Drive

As versões mais recentes do WhatsApp incluem o backup automático das mensagens no Google Drive, facilitando ainda mais a transferência do histórico de conversas entre dois telefones. Para realizar o backup, você deve:

backupdrive

  • Clicar no ícone do menu (três pontos localizados no canto esquerdo a interface) e selecionar “configurações”, “conversas e chamadas” e “backup de conversas”.
  • Em seguida, você deve definir a periodicidade e se quer fazer o backup manual ou automaticamente.
  • Assim que o WhatsApp for reinstalado no novo aparelho, as conversas e os arquivos multimídia armazenados no Google Drive serão restaurados.

Backup Manual

Se por algum motivo você ainda não usufrui do backup automático do Google Drive, saiba que o processo pode ser realizado manualmente.

  • Acesse o menu de configurações do WhatsApp e clique em “conversas e chamadas” e “backup de conversas”.
  • Se ambos aparelhos, o antigo e o novo, armazenam os dados do mensageiro no cartão SD, simplesmente transfira o cartão SD do Android antigo para o novo.
  • Caso os arquivos estejam armazenados na memória interna do aparelho, basta conectar o Android ao PC via cabo USB para acessar a pasta do WhatsApp na memória interna.
  • Os backups do mensageiro estarão armazenados nesta pasta, sendo indicados por datas como, por exemplo, “msgstore-2013-05-29.db.crypt”.
  • Copie o arquivo com a data mais recente num local de fácil acesso no computador como o “desktop”.
  • Reinstale o WhatsApp no novo celular, sem iniciar o aplicativo.
  • Conecte o novo aparelho ao computador via cabo USB.
  • Copie o arquivo do “desktop” na pasta WhatsApp.
  • Inicie o WhatsApp no novo telefone e verifique o número. Assim que receber uma notificação informando que um backup foi localizado, basta clicar em “restaurar”.
  • Pronto, em alguns segundos todas as suas mensagens aparecerão no novo Android.

Para finalizar, vale ressaltar que não é possível transferir as mensagens do iPhone para o Android e vice e versa, já que as plataformas armazenam os arquivos do WhatsApp em locais distintos, no caso, iCloud e Google Drive.

  1. WhatsApp Messenger

    WhatsApp Messenger

    Um app de comunicação desenvolvido para smartphones que permite ao usuário enviar mensagens usando a rede de dados ou wireless, quando disponível. App Grátis.

Como restaurar mensagem do WhatsApp em um telefone novo
Como restaurar mensagem do WhatsApp em um telefone novo

Comprou um celular novo e não sabe como migrar as mensagens para o novo aparelho? Confira a solução nesse post, com o tutorial que preparamos. É cada vez mais comum a troca de smartphones após algum período de utilização do aparelho antigo, os motivos são muitos, desde aprove…

Como recuperar fotos e vídeos apagados do Android
Como recuperar fotos e vídeos apagados do Android

Excluiu uma foto ou vídeo por acidente e não sabe como recuperar? Antes de lamentar a perda, sugerimos conferir os métodos apresentados neste post para restaurar mídias apagadas da memória do celular ou tablet Android. Recuperar fotos e vídeos a partir da galeria Se você apag…

Como transferir apps de um dispositivo Android para outro
Como transferir apps de um dispositivo Android para outro

Trocou de telefone e não sabe como transferir seus aplicativos favoritos para o novo aparelho? Não se preocupe, pois este tutorial apresenta métodos para efetuar a transferência de apps com segurança e em poucos passos. Na hora de configurar o novo smartphone, é comum que sur…

Como extrair o arquivo APK de qualquer app instalado no Android
Como extrair o arquivo APK de qualquer app instalado no Android

Quando baixados através do Google Play, os aplicativos são instalados sem que o usuário tenha acesso ao APK (Android Package), que é o arquivo que armazena todas as informações necessárias para instalar e executar um aplicativo no Android. Felizmente, os métodos para extrair …