Como transferir apps de um dispositivo Android para outro

imagem 1 de Como transferir apps de um dispositivo Android para outro

Trocou de telefone e não sabe como transferir seus aplicativos favoritos para o novo aparelho? Não se preocupe, pois este tutorial apresenta métodos para efetuar a transferência de apps com segurança e em poucos passos.

Na hora de configurar o novo smartphone, é comum que surjam dúvidas sobre como transferir os apps utilizados com frequência. Felizmente, existem formas de salvar os APKs de mensageiros, redes sociais e jogos instalados no Android, como as alternativas listadas a seguir.

1 – Backup e restauração

A primeira dica é fazer o backup no aparelho antigo para restaurá-lo quando adicionar sua conta do Google no celular recém-comprado. As etapas desse processo podem variar um pouco, mas o caminho mais comum é ir às Configurações > Sistema > Fazer backup e redefinir.

imagem 2 de Como transferir apps de um dispositivo Android para outro

Na tela seguinte, tocar em Backup de dados…

imagem 3 de Como transferir apps de um dispositivo Android para outro

E deslizar para a direita o botão que ativa o backup automático.

imagem 5 de Como transferir apps de um dispositivo Android para outro

Caso tenha mais de uma conta configurada no dispositivo, será possível voltar para Fazer backup e redefinir > Conta de backup e escolher a conta na qual o backup será salvo.

imagem 5 de Como transferir apps de um dispositivo Android para outro

Convém mencionar que esse procedimento não permite restaurar o backup de uma versão mais recente em um aparelho com versão anterior do Android. Isso quer dizer que o backup feito no Android 11, por exemplo, pode não ser restaurado em um dispositivo com o Android 10.

2 – Transferência via Bluetooth

Mesmo quem não tem conhecimentos técnicos pode tirar proveito da tecnologia Bluetooth para enviar arquivos de um dispositivo para o outro. No caso dos aplicativos, o que se transfere é são os APKs baixados na internet ou extraídos de apps obtidos na loja de aplicativos do Google.

Ferramentas para extrair APKs

Compartilhando Arquivos

Este aplicativo gratuito possui interface intuitiva e possibilita compartilhar um ou vários APKs em apenas três passos:

  • Com o aplicativo aberto, tocar em um ou vários apps para selecioná-lo(s);
  • Clicar no botão verde da parte inferior da tela para ver as opções de compartilhamento;
  • Escolher o Bluetooth como método de compartilhamento.

imagem 6 de Como transferir apps de um dispositivo Android para outro

APK Extractor

Este aplicativo cumpre o mesmo objetivo do anterior, mas solicita permissões para acessar fotos, mídia e arquivos. Com isso, o APK Extractor poderá criar a pasta que armazenará os APKs extraídos.

  • Se tocar no app desejado, ele será extraído automaticamente para a pasta ‘ExtractedApks’; para ter a chance de compartilhá-lo sem a necessidade de acessar essa pasta, a dica é tocar nos três pontos do lado direito.
  • O menu com a opção para compartilhar é exibido e, ao tocar nela, será possível compartilhar o APK via Bluetooth.

imagem 7 de Como transferir apps de um dispositivo Android para outro

Em ambos os casos, é importante se certificar de que o Bluetooth está ativado nos dois aparelhos, aceitar o envio do arquivo no novo dispositivo e habilitar o download de fontes desconhecidas para instalar o aplicativo normalmente.

  1. Apk Share / App Send Bluetooth

    Apk Share / App Send Bluetooth

    O App Share é uma opção prática e gratuita para compartilhar arquivos APK entre dispositivos com poucos cliques.

  2. Apk Extractor

    Apk Extractor

    O Apk Extractor é uma ferramenta utilizada para extrair APKs de aplicativos instalados no dispositivo Android para copiá-los diretamente no cartão SD, sem a necessidade de fazer “root” no aparelho.

Melhores aplicativos de acesso remoto para Android
Melhores aplicativos de acesso remoto para Android

Acesse o seu computador a partir do seu telefone celular com esses aplicativos incríveis. Certamente, você já se imaginou controlando o seu computador a partir do seu telefone celular, o que pode ser extremamente prático e importante quando você está longe do seu desktop, ou …

Como transferir as imagens do Google Fotos para o iCloud
Como transferir as imagens do Google Fotos para o iCloud

Para você que mantém suas imagens no Google Fotos e quer transferi-las para o iCloud e não sabe como, criamos um tutorial explicando como executar essa tarefa. É muito comum usuários de um sistema operacional despertarem o interesse em migrar para outra plataforma ou até mesm…

Como salvar o áudio do WhatsApp no ​​Android
Como salvar o áudio do WhatsApp no ​​Android

Quer saber como baixar o áudio do WhatsApp no Android? Fique neste artigo e confira nosso tutorial. Muitas vezes precisamos guardar um áudio importante que recebemos no WhatsApp, mas deixamos apenas nos arquivos do aplicativo por não saber como baixá-los para o smartphone. Qu…

Como enviar fotos como documentos no WhatsApp
Como enviar fotos como documentos no WhatsApp

Você quer enviar uma foto ou vídeo pelo WhatsApp, mas está receio de perder a qualidade? Saiba que tem como enviar imagens como documento mantendo a qualidade do arquivo. Descubra como neste post! Você sabia que o WhatsApp chega a comprimir alguns elementos, como imagens e ví…

Como migrar as conversas do WhatsApp do Android para o iPhone
Como migrar as conversas do WhatsApp do Android para o iPhone

Se você tem WhatsApp instalado no aparelho Android e agora precisa transferir suas conversas para o iPhone, confira como realizar esta tarefa com as dicas que preparamos. Há alguns anos, mudar do Android para o iPhone significava perder suas conversas do WhatsApp, contudo, ag…