Como extrair o arquivo APK de qualquer app instalado no Android

imagem 1 de Como extrair o arquivo APK de qualquer app instalado no Android

Quando baixados através do Google Play, os aplicativos são instalados sem que o usuário tenha acesso ao APK (Android Package), que é o arquivo que armazena todas as informações necessárias para instalar e executar um aplicativo no Android. Felizmente, os métodos para extrair esse tipo de arquivo são variados e as opções mais populares aparecem listadas a seguir.

Por que manter o APK de um aplicativo salvo no Android? 

Além de possibilitar a instalação de itens que foram removidos da loja de aplicativos do Google, os APKs podem ser instalados mesmo quando não há internet disponível.

Outras vantagens incluem poder copiar e instalar o app em outros dispositivos, bem como voltar a usar a versão anterior de um aplicativo que apresentou falhas depois de passar por uma atualização.

Como obter APKs de aplicativos instalados no smartphone

A primeira sugestão é usar o APK Extractor, que pode ser baixado aqui mesmo no site Android Lista e também na Play Store. O funcionamento desta ferramenta gratuita é simples e não requer acesso root:

  • Ao abrir o APK Extractor, a tela principal mostrará todos os aplicativos instalados no aparelho.
  • Assim que encontrar o aplicativo que será convertido em APK, clicar nele. Na primeira utilização, será necessário conceder permissão para que o APK Extractor acesse fotos, mídia e arquivos.
  • A extração ocorrerá de forma automática e será finalizada em poucos segundos.

imagem 2 de Como extrair o arquivo APK de qualquer app instalado no Android

No Android, o arquivo extraído pode ser encontrado na pasta ‘ExtractedApks’ com a ajuda do ML Manager ou de qualquer outro gerenciador de arquivos. Se preferir, o usuário também pode conectar o dispositivo ao PC para localizar ou salvar o APK.

Extraindo arquivos diretamente no Google Play

A página do APK Downloader está em inglês, mas não apresenta complicações: basta introduzir a URL do aplicativo na Play Store para que a ferramenta online converta o app em APK e gere o link para baixar o arquivo no celular ou computador.

imagem 3 de Como extrair o arquivo APK de qualquer app instalado no Android

Toolbox for Google Play Store

Esta extensão para o Chrome também é uma boa pedida para quem deseja  fazer o backup do APK. Quando instalada, ela adiciona novos botões à página dos aplicativos disponíveis na Play Store:

imagem 4 de Como extrair o arquivo APK de qualquer app instalado no Android

  • APKM: abre uma janela para baixar o APK através do site APK Mirror.
  • AP: procura por artigos sobre o aplicativo no site Android Police.
  • AB: fornece estatísticas obtidas a partir do site AppBrain.
  • Join beta: para usuários interessados em participar de programas de testes, quando disponíveis.

E quanto aos aplicativos pagos?

Se encontrar um aplicativo em oferta por tempo limitado e não quiser efetuar o download imediatamente, o usuário não precisa necessariamente extrair o APK para aproveitar a promoção. Nesse caso, a dica é registrar o aplicativo no histórico de compras para poder instalá-lo a qualquer momento, mesmo depois que a oferta expirar:

  • Localizar o app em oferta no Google Play;
  • Clicar em ‘Instalar’ e cancelar a instalação antes que o download seja concluído.
  • Em seguida, acessar o menu lateral > Conta > Histórico de compras para comprovar a efetivação da compra.

imagem 5 de Como extrair o arquivo APK de qualquer app instalado no Android

  1. Apk Extractor

    Apk Extractor

    Com esta ferramenta gratuita, os usuários podem fazer o backup do pacote de instalação de um aplicativo (APK) para compartilhar ou salvar no cartão SD.

  2. ML Manager

    ML Manager

    Este gerenciador de arquivos possui interface customizável e recursos que permitem extrair APKs, compartilhar e desinstalar aplicativos instalados no Android.

Como extrair o arquivo APK de qualquer app instalado no Android
Como extrair o arquivo APK de qualquer app instalado no Android

Quando baixados através do Google Play, os aplicativos são instalados sem que o usuário tenha acesso ao APK (Android Package), que é o arquivo que armazena todas as informações necessárias para instalar e executar um aplicativo no Android. Felizmente, os métodos para extrair …

Como mover as fotos salvas no Android para o cartão de memória
Como mover as fotos salvas no Android para o cartão de memória

Com um smartphone na mão, muita gente não resiste e aproveita para tirar fotos e selfies em vários momentos do dia. Nesses casos, o cartão SD pode ser a solução para salvar imagens, sem comprometer o armazenamento interno do Android. O cartão microSD é aceito pela maioria dos…

WhatsApp: como encontrar as mensagens de voz no Android
WhatsApp: como encontrar as mensagens de voz no Android

Quem utiliza o WhatsApp provavelmente envia e recebe mensagens de voz através do mensageiro e pode ter dificuldade para localizar um áudio específico em uma conversa longa. Neste post, mostramos como acessar esse tipo de arquivo rapidamente no Android. Os arquivos de mídia do…