Privacidade: como impedir um app Android de rastrear sua localização
No momento de instalar um app, o usuário precisa aprovar uma lista imensa de permissões, entre elas, acesso aos contatos, mensagens e, até mesmo, à localização geográfica. Caso queira manter a privacidade, a solução é desabilitar o serviço de rastreamento presente em alguns aplicativos, seguindo as dicas abaixo!
Android 6.0 ou superior
O passo a passo a seguir serve para todos os aplicativos instalados nos dispositivos Android com versão 6.0 ou superior.
Acesse o menu de configurações do smartphone e clique em “location”. Ao desabilitar a função, você estará desativando o serviço de localização em todos os aplicativos, inclusive no Google Maps. Caso não queira desabilitar o Maps, confira a solução seguinte.
Vale ressaltar ainda que é possível selecionar uma das três opções abaixo para personalizar o modo de localização:
- “High Accuracy”: usa o GPS, WiFi, Bluetooth e todas as redes móveis para rastrear a localização do usuário.
- “Battery Saving”: usa o WiFi, Bluetooth e as redes móveis, mas não o GPS.
- “Device Only”: usa apenas o GPS, mas não o Wi-Fi, Bluetooth e redes móveis.
Para desabilitar o serviço de localização apenas nos aplicativos que escolher, você deve acessar “settings”, “general”, “apps”, “configure apps/app settings” e “app permissions”, que exibirá uma lista de funcionalidades, por exemplo, microfone, câmera, lista de contatos e, também, localização.
Clique em “your location” para selecionar os apps que podem continuar tendo acesso à sua localização como, por exemplo, o Google Maps. Exclua da lista qualquer outro aplicativo não confiável ou, principalmente, que não precisa saber da sua localização para funcionar.
Android 4.3 -5.1
Assim como nos dispositivos Android de versões mais recentes, o usuário pode desabilitar a opção “location” em todos os aplicativos através do menu geral de configurações do smartphone (Android 4.3-5.1). Também é possível personalizar o modo de localização simplesmente clicando em “location” e “mode”.
Ainda na opção “location”, você pode conferir a lista de aplicativos que pedem informações sobre a sua localização. Neste caso, basta analisar individualmente cada um deles para checar se é possível ou não desabilitar o rastreamento.
A última atualização do Android Marshmallow, por exemplo, permite aos usuários controlar de forma mais rápida e fácil as permissões através do sistema de configurações.
Apesar de ser possível desabilitar o serviço de localização nas versões mais antigas do Android, a melhor solução, neste caso, é contar com a ajuda de um aplicativo como o MyPermissions, que permite gerenciar as permissões de forma prática e rápida.
Também acha que é uma boa ideia desabilitar o sistema de localização dos apps? Partilhe conosco a sua opinião!
MyPermissions – Privacy Shield
Ideal para proteger as informações pessoais e manter a privacidade! App Grátis.