Como impedir que aplicativos Android acessem a sua localização

imagem 1 Como impedir que aplicativos Android acessem a sua localização

Na prática, compartilhamos a nossa localização com amigos e familiares sempre que necessário! Mas no momento de instalar um novo aplicativo, muitas vezes não temos paciência para ler as inúmeras permissões solicitadas e acabamos dando acesso não apenas a contatos e mensagens, mas também a nossa localização! Se estiver preocupado com a sua privacidade, saiba que é possível revogar essas permissões e restringir o acesso desses apps a sua localização!

Através deste tutorial, você vai aprender como desativar completamente o “modo localização” ou revogar as permissões de localização individualmente de acordo com o aplicativo que selecionar. Vale ressaltar que as etapas abaixo podem variar conforme o modelo do aparelho ou a versão do Android!

Como desativar o modo localização do Android

imagem 2 Como impedir que aplicativos Android acessem a sua localização

  • Acesse o menu de configurações do Android.
  • Deslize o dedo na tela até encontrar a opção “localização”.
  • Em seguida, basta desmarcar a opção para desativar o recurso ou, se preferir, personalizar o “modo localização”. Neste caso, estão disponíveis três modos: “alta precisão” (garante a posição precisa do usuário, mas consome muita bateria); “economia de bateria” (posição menos precisa, pois usa apenas as antenas das redes móveis sem ativar o GPS); e “somente dispositivo” (posição precisa, mas por usar apenas a antena do GPS também consome rapidamente a bateria).
  • Vale ressaltar que algumas versões do Android oferecem apenas a opção de ativar ou desativar a localização.

Como impedir apps de acessarem sua localização

imagem 3 Como impedir que aplicativos Android acessem a sua localização

  • Acesse o menu de configurações do Android.
  • Deslize o dedo na tela até encontrar a opção “apps“.
  • Clique no aplicativo cujo acesso quer restringir e, depois, clique em “permissões“.
  • Basta, então, desmarcar a opção “local” ou “localização“.
  • Se quiser revogar outras permissões como “contatos“, “câmera“, “calendário“, por exemplo, basta desmarcar a respectiva opção para desativá-la.

Caso não saiba quais aplicativos têm acesso a sua localização, basta acessar configurações > localização > solicitações recentes para checar os apps que pediram acesso a sua localização recentemente. A partir dai, cabe a você decidir se deve revogar ou não a permissão!

Melhores Widgets Android para melhorar sua tela inicial
Melhores Widgets Android para melhorar sua tela inicial

Se você deseja melhorar o acesso aos apps na tela do seu celular, continue neste post e venha conhecer os melhores Widgets e turbine a tela do seu Android. Sabe aqueles atalhos que você tem na tela de seu celular? Esses atalhos são chamados de Widget, e são feitos para otimiz…

Launcher Android: melhores apps para economizar a bateria
Launcher Android: melhores apps para economizar a bateria

Procurando por lançador bonito e leve para personalizar a interface do Android? Neste post, apresentamos cinco aplicativos gratuitos para customizar a aparência, sem esgotar a bateria do telefone rapidamente. As lojas de aplicativos estão repletas de alternativas para mudar o…

Android: dicas para carregar a bateria do celular mais rápido
Android: dicas para carregar a bateria do celular mais rápido

Com o tempo de uso, é natural que a capacidade da bateria diminua e, quando isso acontece, conhecer alguns truques para carregá-la mais rápido pode ser de grande ajuda. A seguir, abordaremos aspectos a serem considerados na hora de carregar o dispositivo e também sugestões pa…

Melhores apps Android de janeiro 2019: UberEats e NoxCleaner
Melhores apps Android de janeiro 2019: UberEats e NoxCleaner

Quem estiver à procura de novos aplicativos para incrementar o smartphone ou tablet Android deve checar agora mesmo a seleção abaixo! Como acontece todos os meses, a Play Store surpreende mais uma vez seus usuários com aplicativos originais e, muitas vezes, úteis. Entre os de…

Como impedir que aplicativos Android acessem a sua localização
Como impedir que aplicativos Android acessem a sua localização

Na prática, compartilhamos a nossa localização com amigos e familiares sempre que necessário! Mas no momento de instalar um novo aplicativo, muitas vezes não temos paciência para ler as inúmeras permissões solicitadas e acabamos dando acesso não apenas a contatos e mensagens,…