Esqueceu a senha de bloqueio do Android? Saiba o que fazer
Proteger os conteúdos salvos no aparelho com senha é uma prática comum, mas esquecer o padrão, PIN ou senha pode ser um verdadeiro pesadelo para os donos de smartphones. Para saber como agir nesse tipo de situação, não deixe de conferir as dicas deste post.
Bloqueios inteligentes
Com informações pessoais, profissionais e financeiras sendo armazenadas em dispositivos móveis com uma frequência cada vez maior, é de se esperar que os métodos de bloqueio se tornem mais seguros. A boa notícia é que os donos legítimos podem contar com ferramentas capazes de auxiliar na recuperação do acesso ao Android em caso de perda ou esquecimento da senha. Logo abaixo, é possível conferir algumas opções.
No Android 4.4 ou versões anteriores
Em aparelhos mais antigos, os usuários podem utilizar os passos a seguir para redefinir a senha através da conta do Google:
- Tentar digitar a senha cinco vezes
- Clicar na opção que pergunta sobre o esquecimento da senha
- Fazer o login na conta do Google para alterar a senha do dispositivo
Nesse procedimento, as configurações são preservadas e não há perda de arquivos.
Em aparelhos Samsung
O serviço ‘Buscar meu telefone’ permite localizar o aparelho, proteger os dados e desbloquear o telefone em caso de perda ou esquecimento da senha ou PIN. Para acessar, basta informar as credenciais da conta Samsung.
Google Smart Lock
Quando configurado, esse recurso mantém o celular desbloqueado em circunstâncias específicas.
O Smart Lock também conta com opção para visualizar senhas de sites e apps. Se o usuário tiver o hábito de utilizar a mesma senha de bloqueio para vários propósitos – o que não é recomendável –, essa função pode ser usada para lembrar da senha esquecida. Para acessá-la, o usuário deve:
- Ir até esta página e fazer login com a conta do Google
- Escolher uma das opções exibidas na lista de sites e apps
- Fornecer novamente a senha da conta do Google para visualizar senha do site/app escolhido
Resetar o dispositivo
Em último caso, o reset de fábrica é uma alternativa extrema, mas eficaz, para recuperar o acesso ao aparelho. Note que essa ação provoca a perda de arquivos, fazendo com que o aparelho volte às configurações de fábrica. Na maioria dos dispositivos, basta manter pressionados os botões ‘liga/desliga’ e o ‘volume -’ para dar início ao processo.
Dica extra: o que fazer em caso de perda ou roubo
O ‘Google Encontre meu dispositivo’ pode ser acessado via app ou navegador e permite localizar o aparelho, utilizar a opção ‘Proteger dispositivo’ para desconectar o aparelho ou limpá-lo completamente para garantir que conteúdos privados não sejam acessados por terceiros. Note que, se optar pela limpeza, não será possível localizar o celular novamente.