Como configurar o tempo limite da tela do Android

imagem topo

Manter a tela do celular acesa indefinidamente tem seu preço, pois esse é um recurso que consome muita bateria. Por outro lado, vê-la apagar durante a execução de tarefas importantes também pode ser muito irritante. Felizmente, o tempo de espera pode ser ajustado pelos próprios usuários nas configurações.

Embora possa variar de aparelho para aparelho, os limites de tempo para que a tela entre no modo inativo costumam variar entre  30 segundos a um minuto. Isso pode ser o suficiente para muitos usuários, mas há quem se incomode com a obrigação de tocar na tela de tempos em tempos para mantê-la acesa durante uma leitura no celular ou tablet, por exemplo.

Nesses casos, a solução mais simples é alterar o tempo de suspensão nas configurações:

  • Abrir o menu de ajustes > Tela > Tempo limite da tela. Em seguida, basta selecionar uma das opções disponíveis.

Apagar tela 1

Vale lembrar que o limite de tempo pode ser diferente em função do dispositivo.

Como manter a tela ativa enquanto o aparelho está carregando

As opções do desenvolvedor/programador incluem a função ‘Permanecer ativo’, que pode ser utilizada para evitar que o aparelho entre no modo ocioso automaticamente durante o carregamento.

Por padrão, os ajustes do desenvolvedor não aparecem no menu, mas podem ser ativados a qualquer momento através da opção  ‘Sobre o dispositivo’. Em ‘Número da versão’,  clicar rapidamente sete vezes sobre ela até que a ativação seja confirmada.

Opções do desenvolvedor

A seguir, procurar por ‘Desenvolvedor’ nas configurações e, na tela seguinte, deslizar o botão para ativar a opção ‘Permanecer ativo’.

Apagar tela 2

Para apagar a tela durante o carregamento, basta apenas pressionar o botão liga/desliga.

Caffeine

Compatível com o Android 7.0 e versões mais recentes, esta ferramenta alternativa se encarrega de manter o celular ‘acordado’ por 1, 5, 10, 30, 60 minutos ou por tempo indeterminado, mesmo quando o aparelho não está carregando.

  1. Caffeine

    Caffeine

    Este aplicativo leve funciona como um ajuste rápido e permite ao usuário definir por quanto tempo a tela do smartphone ou tablet permanecerá ativa.

Como personalizar a tela de bloqueio do Android
Como personalizar a tela de bloqueio do Android

A interface do Android pode ser customizada para se adaptar às preferências e necessidades dos usuários. Neste post, mostramos como configurar funções básicas e apresentamos aplicativos perfeitos para personalizar a tela de bloqueio. Os dispositivos Android contam com três op…

Como configurar o tempo limite da tela do Android
Como configurar o tempo limite da tela do Android

Manter a tela do celular acesa indefinidamente tem seu preço, pois esse é um recurso que consome muita bateria. Por outro lado, vê-la apagar durante a execução de tarefas importantes também pode ser muito irritante. Felizmente, o tempo de espera pode ser ajustado pelos própri…

Como bloquear ou desbloquear o Android com comandos de voz
Como bloquear ou desbloquear o Android com comandos de voz

Bloquear e desbloquear o smartphone com simples comandos de voz? Sim, essas ações podem ser configuradas em dispositivos compatíveis com o Google Assistente. Disponível para aparelhos com o Android Lollipop (5.0) e versões mais recentes, o Google Assistente auxilia na execuçã…