Como configurar o tempo limite da tela do Android

imagem topo

Manter a tela do celular acesa indefinidamente tem seu preço, pois esse é um recurso que consome muita bateria. Por outro lado, vê-la apagar durante a execução de tarefas importantes também pode ser muito irritante. Felizmente, o tempo de espera pode ser ajustado pelos próprios usuários nas configurações.

Embora possa variar de aparelho para aparelho, os limites de tempo para que a tela entre no modo inativo costumam variar entre  30 segundos a um minuto. Isso pode ser o suficiente para muitos usuários, mas há quem se incomode com a obrigação de tocar na tela de tempos em tempos para mantê-la acesa durante uma leitura no celular ou tablet, por exemplo.

Nesses casos, a solução mais simples é alterar o tempo de suspensão nas configurações:

  • Abrir o menu de ajustes > Tela > Tempo limite da tela. Em seguida, basta selecionar uma das opções disponíveis.

Apagar tela 1

Vale lembrar que o limite de tempo pode ser diferente em função do dispositivo.

Como manter a tela ativa enquanto o aparelho está carregando

As opções do desenvolvedor/programador incluem a função ‘Permanecer ativo’, que pode ser utilizada para evitar que o aparelho entre no modo ocioso automaticamente durante o carregamento.

Por padrão, os ajustes do desenvolvedor não aparecem no menu, mas podem ser ativados a qualquer momento através da opção  ‘Sobre o dispositivo’. Em ‘Número da versão’,  clicar rapidamente sete vezes sobre ela até que a ativação seja confirmada.

Opções do desenvolvedor

A seguir, procurar por ‘Desenvolvedor’ nas configurações e, na tela seguinte, deslizar o botão para ativar a opção ‘Permanecer ativo’.

Apagar tela 2

Para apagar a tela durante o carregamento, basta apenas pressionar o botão liga/desliga.

Caffeine

Compatível com o Android 7.0 e versões mais recentes, esta ferramenta alternativa se encarrega de manter o celular ‘acordado’ por 1, 5, 10, 30, 60 minutos ou por tempo indeterminado, mesmo quando o aparelho não está carregando.

  1. Caffeine

    Caffeine

    Este aplicativo leve funciona como um ajuste rápido e permite ao usuário definir por quanto tempo a tela do smartphone ou tablet permanecerá ativa.

Melhores apps de bloqueios proteger seu dispositivo Android
Melhores apps de bloqueios proteger seu dispositivo Android

Para você que não abre mão da privacidade em seu aparelho celular, preparamos uma lista com os cinco melhores apps de bloqueio para deixar seu smartphone protegido contra intrusos. Para quem não conhece os “applocks”, como são conhecidos os apps de bloqueio de aplicativos, es…

Como personalizar a tela de bloqueio do Android
Como personalizar a tela de bloqueio do Android

A interface do Android pode ser customizada para se adaptar às preferências e necessidades dos usuários. Neste post, mostramos como configurar funções básicas e apresentamos aplicativos perfeitos para personalizar a tela de bloqueio. Os dispositivos Android contam com três op…

Como configurar o tempo limite da tela do Android
Como configurar o tempo limite da tela do Android

Manter a tela do celular acesa indefinidamente tem seu preço, pois esse é um recurso que consome muita bateria. Por outro lado, vê-la apagar durante a execução de tarefas importantes também pode ser muito irritante. Felizmente, o tempo de espera pode ser ajustado pelos própri…

Como bloquear ou desbloquear o Android com comandos de voz
Como bloquear ou desbloquear o Android com comandos de voz

Bloquear e desbloquear o smartphone com simples comandos de voz? Sim, essas ações podem ser configuradas em dispositivos compatíveis com o Google Assistente. Disponível para aparelhos com o Android Lollipop (5.0) e versões mais recentes, o Google Assistente auxilia na execuçã…