Como bloquear o touch screen do Android durante a reprodução dos vídeos

imagem 1 de Como bloquear o touch screen do Android durante a reprodução dos vídeos

Já esbarrou acidentalmente na tela do celular ou tablet enquanto assistia a um vídeo? Para não passar por esse inconveniente outra vez, sugerimos conferir as dicas deste tutorial.

A tela sensível ao toque é uma inovação que trouxe mais praticidade, mas também abre espaço para interações que podem interromper a reprodução de um vídeo ou faixa de áudio, por exemplo. Nesses casos, a solução pode ser desativar temporariamente o touch screen do Android com um dos métodos apresentados a seguir.

1. Ativando a função ‘Fixação de tela’

Disponível desde o Android Lollipop, a fixação de tela é um recurso que pode ser utilizado para impedir que um jogo ou aplicativo seja fechado repentinamente durante a execução. Esta funcionalidade pode ser ativada através das configurações:

  • Ir para as Configurações > Segurança > Avançado > Fixação de tela e deslizar o botão para ativar.
  • Para maior segurança, ativar também ‘Pedir PIN antes de desafixar’.

imagem 2 de Como bloquear o touch screen do Android durante a reprodução dos vídeos

Fixando o aplicativo na tela

  • Abrir o aplicativo que permanecerá em exibição na tela.
  • Clicar no ícone de aplicativos recentes (quadrado).
  • Tocar no alfinete para fixar.

imagem 3 de Como bloquear o touch screen do Android durante a reprodução dos vídeos

2. Apps de terceiros

Aplicativos como o Touch Lock for YouTube e o Touch Lock cumprem a tarefa de ocultar os botões e desabilitar a tela do smartphone e podem ser baixados logo abaixo.

  1. Touch Lock for YouTube - Kids Video Touch Blocker

    Touch Lock for YouTube – Kids Video Touch Blocker

    O Touch Lock – Touch Screen Locker for Video Players é uma opção para garantir a reprodução de vídeos, sem toques acidentais na tela. No caso das faixas de áudio, o aplicativo também pode manter a tela desligada para economizar a bateria. O desbloqueio da tela e botões pode ser efetuado por digital ou padrão.

  2. Touch Lock - bloqueia a tela

    Touch Lock – bloqueia a tela

    O Touch Lock pode ser baixado gratuitamente para desativar temporariamente a tela, teclas físicas e também virtuais. Este aplicativo também suporta o modo de exibição em tela cheia para proporcionar a melhor experiência durante a reprodução de vídeos em plataformas de streaming como Amazon, Netflix e YouTube.

Como personalizar a tela de bloqueio do Android
Como personalizar a tela de bloqueio do Android

A interface do Android pode ser customizada para se adaptar às preferências e necessidades dos usuários. Neste post, mostramos como configurar funções básicas e apresentamos aplicativos perfeitos para personalizar a tela de bloqueio. Os dispositivos Android contam com três op…

Como configurar o tempo limite da tela do Android
Como configurar o tempo limite da tela do Android

Manter a tela do celular acesa indefinidamente tem seu preço, pois esse é um recurso que consome muita bateria. Por outro lado, vê-la apagar durante a execução de tarefas importantes também pode ser muito irritante. Felizmente, o tempo de espera pode ser ajustado pelos própri…

Como bloquear ou desbloquear o Android com comandos de voz
Como bloquear ou desbloquear o Android com comandos de voz

Bloquear e desbloquear o smartphone com simples comandos de voz? Sim, essas ações podem ser configuradas em dispositivos compatíveis com o Google Assistente. Disponível para aparelhos com o Android Lollipop (5.0) e versões mais recentes, o Google Assistente auxilia na execuçã…