Como voltar para a versão anterior de um aplicativo no Android

imagem topo

Atualizou seu jogo ou app favorito, mas não curtiu os novos recursos e modificações da interface? Não se preocupe, pois este tutorial mostra como voltar à versão anterior e impedir que atualizações futuras sejam instaladas automaticamente.

Antes de começar

Se a ideia é continuar desfrutando das funcionalidades de uma versão mais antiga, é necessário saber que as configurações e dados do aplicativo atualizado serão perdidos para sempre no processo de downgrade. Dito isso, vamos ao passo a passo.

1 – Baixar a versão anterior

Não é sempre que os desenvolvedores disponibilizam versões anteriores dos aplicativos, então, a primeira coisa a fazer é procurar por versões prévias do aplicativo desejado em sites confiáveis, como o AndroidLista. Se a busca for bem-sucedida, efetuar o download do arquivo APK e reservá-lo para a instalação mais adiante.

 

2 – Desinstalar a versão atual

Se o usuário tentar instalar o pacote antigo antes de excluir o aplicativo atual, o Android retornará uma informação de erro.

imagem 3 de Como voltar para a versão anterior de um aplicativo no Android

Para evitar que isso aconteça, a dica é desinstalar a versão mais recente através da Play Store > Desinstalar

imagem 4 de Como voltar para a versão anterior de um aplicativo no Android

Ou acessar as configurações do aparelho > Aplicativos > App desejado > Desinstalar.

imagem 5 de Como voltar para a versão anterior de um aplicativo no Android

Em se tratando de apps pré-instalados, a remoção completa só será possível em dispositivos com root. Quando não for o caso, a solução é desinstalar as atualizações prévias para voltar à versão de fábrica.

O caminho mais fácil para fazer isso é ir para a Play Store, pressionar o botão ‘Desinstalar’ e clicar em ‘OK’ na janela pop-up para confirmar a desinstalação.

imagem 6 de Como voltar para a versão anterior de um aplicativo no Android

3 – Instalar o arquivo APK

Caso esteja instalando pela primeira vez um arquivo baixado fora da loja de aplicativos do Google, o usuário terá que ativar a instalação de apps fornecidos por fontes externas em Configurações > Segurança > Fontes desconhecidas.

imagem 7 de Como voltar para a versão anterior de um aplicativo no Android

Feito isso, a instalação do APK baixado no passo 1 deve ocorrer sem problemas. No entanto, convém mencionar que alguns aplicativos podem exigir o download da versão mais recente para funcionar.

4 – Desabilitar as atualizações

Para não perder todo o trabalho e garantir que a versão mais antiga permanecerá instalada, sugerimos conferir este tutorial do AndroidLista para descobrir como desativar as atualizações automáticas de todos ou de apps específicos na Play Store.

Melhores aplicativos de controle remoto para seu celular
Melhores aplicativos de controle remoto para seu celular

Conheça os melhores apps para controlar sua televisão a partir do seu telefone celular. A tecnologia não para de nos surpreender e de dialogar cada vez mais umas com as outras. Hoje em dia, não é surpresa controlar os mais diversos aparelhos de casa com o auxílio do seu celul…

Melhores jogos de Mahjong para o seu celular
Melhores jogos de Mahjong para o seu celular

Descubra o incrível mundo do Mahjong com os melhores jogos para o seu smartphone. O Mahjong é um jogo de tabuleiro de origem chinesa, posteriormente exportado e popularizado ao redor do mundo que envolve habilidade, estratégia e aquela boa quantidade de sorte. Ele é jogado po…

Melhores aplicativos de acesso remoto para Android
Melhores aplicativos de acesso remoto para Android

Acesse o seu computador a partir do seu telefone celular com esses aplicativos incríveis. Certamente, você já se imaginou controlando o seu computador a partir do seu telefone celular, o que pode ser extremamente prático e importante quando você está longe do seu desktop, ou …

Melhores apps de nutrição para uma vida mais saudável
Melhores apps de nutrição para uma vida mais saudável

Use a tecnologia a seu favor e descubra os melhores aplicativos para manter a saúde em dia. Aplicativos voltados para a nutrição podem ser grandes aliados de quem está tentando manter uma vida mais saudável, sendo aconselhável para quem deseja fazer um processo de reeducação …

Como ver quem visualizou seus vídeos no Instagram
Como ver quem visualizou seus vídeos no Instagram

Hoje vamos descobrir se é possível ver os perfis que visualizaram seu vídeo no Insta. Uma das maiores redes sociais do mundo, o Instagram também é um universo visual encantador, onde histórias são contadas através de imagens, vídeos e sons únicos e interativos. Uma plataforma…