Como desativar as atualizações automáticas de apps no Android

Quem possui um dispositivo Android pode escolher entre receber updates automáticos da Play Store ou controlar manualmente quais aplicativos serão atualizados. Para descobrir como desabilitar as atualizações automáticas no Android, continue lendo este post.

Desativar as atualizações automáticas pode ser a solução para impedir que aplicativos pré-instalados e pouco utilizados ocupem ainda mais espaço no sistema, evitar possíveis bugs ou mesmo que apps importantes se tornem incompatíveis com o aparelho.

No entanto, não podemos esquecer que as atualizações de aplicativos também são necessárias para corrigir erros, falhas de segurança, obter melhorias no desempenho e novos recursos. Felizmente, a Play Store fornece opções para bloquear as atualizações automáticas de todos ou de aplicativos específicos, conforme descrito a seguir.

Desabilitando a atualização automática para um aplicativo

Abrir a Play Store e usar a ferramenta de pesquisa para localizar o app desejado;

imagem 2 de Como desativar as atualizações automáticas de apps no Android

Na página do aplicativo, clicar no menu do canto superior direito (três pontos);

imagem 3 de Como desativar as atualizações automáticas de apps no Android

Desmarcar a caixa ao lado de ‘Atual. automática’ para desativar as atualizações.

imagem 4 de Como desativar as atualizações automáticas de apps no Android

Desativando as atualizações automáticas para todos os aplicativos

Abrir a Play Store e clicar nas três barras do canto superior esquerdo para localizar a opção ‘Configurações’ no menu;

imagem 5 de Como desativar as atualizações automáticas de apps no Android

Na tela seguinte, tocar em ‘Atualizar apps automaticamente’ para abrir o menu e selecionar ‘Não atualizar apps automaticamente’.

imagem 6 de Como desativar as atualizações automáticas de apps no Android

Com essa configuração, nenhum aplicativo será atualizado sem a permissão do usuário. A instalação manual ainda pode ser feita a qualquer momento na Play Store:

  • Clicar no menu do canto superior esquerdo > Meus apps e jogos;
  • Na aba ‘Atualizações’, selecionar o app desejado e clicar no botão ‘Atualizar’ ou, para instalar as novas versões de todos os aplicativos na lista, pressionar o botão ‘Atualizar tudo’.

imagem 7 de Como desativar as atualizações automáticas de apps no Android

Como configurar o aplicativo de SMS padrão do Android
Como configurar o aplicativo de SMS padrão do Android

Quem tem um smartphone Android conta com inúmeras opções de personalização e pode inclusive utilizar ferramentas de terceiros para enviar mensagens de texto. A seguir, mostramos como alterar o aplicativo padrão de SMS em poucos instantes. Passo a passo Instalar o aplicativo d…

O WhatsApp avisa quando alguém tira print de uma conversa?
O WhatsApp avisa quando alguém tira print de uma conversa?

Fato ou boato: há algum tempo, circulam na internet rumores sobre o recurso do WhatsApp que notifica quando alguém dá print em uma conversa mantida através do mensageiro. Para acabar de vez com essa dúvida, continue lendo este post. Para entender a história No primeiro semest…

Como encontrar aplicativos ocultos no Android
Como encontrar aplicativos ocultos no Android

Desconfia que aplicativos ocultos podem estar invadindo sua privacidade ou acabando com a bateria do seu celular? Então, continue lendo este tutorial para aprender a localizar esses aplicativos no Android. Por que procurar por aplicativos ocultos? Enquanto alguns aplicativos …

WhatsApp Plus: o que é e como se diferencia do WhatsApp
WhatsApp Plus: o que é e como se diferencia do WhatsApp

O WhatsApp Plus é um aplicativo não-oficial que oferece uma série de recursos extras para usuários do popular mensageiro. Para conferir os prós e contras desta alternativa ao WhatsApp, continue lendo este post. Afinal, o que é WhatsApp Plus? O WhatsApp Plus é uma versão modif…