O que é “rooting” e como fazer “root” no Android

O que é “rooting” e como fazer “root” no Android

Você já deve ter escutado diversas vezes a expressão “fazer root” ou “rootear” o Android. Mas o que isso realmente significa?

Rooting nada mais é que dar ao usuário acesso irrestrito ao sistema operacional Android, permitindo a ele personalizar o dispositivo da forma como quiser e, ainda, instalar aplicativos “proibidos” pelo Google.

Vale a pena “rootear” o Android?

A possibilidade de ganhar direitos de “superusuário” é tentadora, mas é importante ressaltar que o usuário corre alguns riscos, por exemplo, perder a garantia do smartphone e prejudicar o sistema de segurança do celular, tornando-o mais vulnerável a malwares e vírus.

Por outro lado, caso o usuário  seja cuidadoso, o “rooting” pode oferecer mais benefícios que malefícios. Além de poder personalizar o Android como bem entender, o usuário pode instalar qualquer aplicativo, aceitar ou negar manualmente permissões dos apps, bloquear completamente os anúncios, usar o aparelho como um Wi-Fi Hotspot e muito mais.

Agora que você avaliou os prós e os contras, chegou a hora de “rootear” seu Android. Para isso, basta checar o tutorial seguinte.

Etapa 1: Prepare o Android para o “rooting”

rooting-e-como-fazer-root-n-Android

  • Faça backup de tudo o que é importante.
  • Confira se a bateria do smartphone está totalmente carregada.
  • Ative o USB Debugging e também o OEM Unlocking. Para isso, siga os seguintes passos: clique em “About Phone“ e, em seguida, toque em “Build Number” sete vezes até aparecer a opção “Developer Options” aparecer em “Settings”. Em seguida, toque na tecla “Back” para acessar “Developer Options” e, posteriormente, capacitar o USB Debugging e o OEM Unlocking.

Etapa 2: Desbloqueie o carregador de boot

O carregador de boot funciona como uma garantia de restauração do dispositivo móvel. Para desbloqueá-lo, o usuário precisa checar online o procedimento indicado pelo fabricante do smartphone que será “rooteado”.

Etapa 3: Selecione um programa para fazer “root”

kingoroot

Existem vários programas que podem ser usados para “rootear” o Android. No caso, selecionamos Kingo Root que pode ser usado no Windows ou diretamente no dispositivo Android.

O primeiro passo é checar aqui se o seu aparelho é compatível com o Kingo. Depois, basta baixar o programa no seu Windows (Kingo Android Root for Windows) ou dispositivo móvel (Kingo Android Root APK).

Se selecionou o método através do Windows, certifique-se de ativar o USB Debugging.

O passo seguinte é rodar o programa no PC e, em seguida, conectar o Android ao computador via USB.

O programa, que deve detectar automaticamente o dispositivo Android, vai perguntar se você quer “rootear” o aparelho. Selecione “root” e seja paciente, porque o processo deve demorar um pouco. Se o “rooting”for um sucesso, você visualizará uma mensagem com os dizeres “Root Successfully”.

Achou moleza? Se usar outro programa para o “rooting” não esqueça de partilhar a informação conosco!

O que são destaques do Instagram e como usá-los
O que são destaques do Instagram e como usá-los

Descubra o que são os “Destaques do Insta” e qual a melhor maneira de usá-los. Os Destaques do Instagram servem essencialmente para que os usuários possam manter os stories favoritos permanentemente no perfil, pois todos sabem que os stories saem do ar após 24 hor…

Como saber se alguém está espionando o seu WhatsApp
Como saber se alguém está espionando o seu WhatsApp

Confira nossas dicas para descobrir e se prevenir contra possíveis espiões. O WhatsApp é considerado uma das maiores referências quando falamos em aplicativos de envio e recebimento de mensagens. Além dos seus recursos disponíveis, existem também uma série de funções extras c…

O que é e como usar o Telegram Premium
O que é e como usar o Telegram Premium

Fique por dentro desta grande novidade: Telegram Premium! Confirmado para todos os seus clientes, o serviço “Premium” do Telegram promete trazer mais benefícios para o principal concorrente do WhatsApp, quando o assunto é envio e recebimento de mensagens. Após o período de te…

Como usar o WhatsApp no modo oculto
Como usar o WhatsApp no modo oculto

Descubra como utilizar o WhatsApp no modo invisível com o tutorial que preparamos. Muitas vezes se faz necessário acessar o WhatsApp para conversar com algum contato ou grupo específico, porém, o fato de ficar online no app, faz com que outros usuários comecem a interagir em …

Como ocultar o último status online e visto no Instagram
Como ocultar o último status online e visto no Instagram

Quer navegar no Insta sem que ninguém perceba que você está online? Então, confira este tutorial que preparamos. Se você acessar o bate papo do Insta, você verá quem está online naquele momento e quando foi a última visualização tanto no chat quanto nas postagens, porém, cada…