Dicas e truques: como personalizar a barra de navegação do Android

imagem topo

Além de substituir o papel de parede, teclado e outros elementos da interface, os usuários podem fazer modificações na barra de navegação do Android. A seguir, apresentamos alternativas para customizar esse recurso presente em dispositivos com o sistema operacional do Google.

Exibir e ocultar a barra de navegação

Nas versões mais recentes do Android, a barra de navegação com os botões ‘Aplicativos abertos’, ‘Menu’ e ‘Voltar’ pode permanecer visível ou ser ocultada através das configurações. O exemplo abaixo mostra como efetuar as alterações no Android 9 (Pie):

  • Começar clicando em Configurar > Configurações adicionais > Tela infinita.

imagem 2 de Dicas e truques como personalizar a barra de navegação do Android

  • Em ‘Navegação do sistema’, tocar na opção ‘Botões’ para exibir a barra de navegação ou em ‘Gestos em tela cheia’ para escondê-la.

imagem 3 de Dicas e truques como personalizar a barra de navegação do Android

Quando a navegação por gestos é ativada, movimentos como deslizar para cima e arrastar da esquerda para a direita são usados para acessar as funções da barra de navegação clássica.

Opções em versões anteriores do Android

Alterar a ordem dos ícones da barra de navegação

Quando são exibidos diretamente na tela, os botões virtuais da barra de navegação podem ser reordenados ou ocultados no menu de ajustes do aparelho:

  • Abrir as Configurações e procurar por Dispositivo > Tela.
  • Na aba seguinte, clicar em ‘Barra de navegação’ para ter acesso às opções disponíveis.

Customizar os botões da barra de navegação

As alterações na barra de navegação podem ser feitas por motivos estéticos, mas também há casos em que os botões desaparecem ou param de funcionar por algum motivo, e a solução pode estar na instalação de aplicativos capazes de adicionar uma nova barra de navegação.

Entre as opções disponíveis na Play Store, é possível encontrar ferramentas que alteram ícones, orientação da barra e cores, como os aplicativos listados abaixo.

  1. Simple Control

    Simple Control

    O Simple Control adiciona uma nova barra de navegação em aparelhos com botões defeituosos, com opções que incluem atalhos para acessar apps abertos, menu, voltar, e ícones adicionais para captura de tela, busca e comandos de voz, entre outros.

  2. Custom Navigation Bar

    Custom Navigation Bar

    Como o nome sugere, este aplicativo permite alterar o layout e adicionar botões para personalizar ao máximo a barra de navegação de celulares e tablets Android. Embora esteja em inglês, o aplicativo conta com interface simples e de fácil manuseio.

  3. Fluid Navigation Gestures

    Fluid Navigation Gestures

    O Fluid Navigation Gesture é uma ferramenta que permite configurar a navegação por gestos como toque simples ou duplo; deslize curto, longo, entre outros, em aparelhos Android mais antigos.

  4. Navbar Apps

    Navbar Apps

    As opções de personalização do Navbar Apps permitem configurar a barra de navegação com uma cor específica ou dinâmica, que muda automaticamente em função do aplicativo aberto, customizar o widget da bateria e plano de fundo em aparelhos sem root. A versão paga ainda oferece uma série de recursos adicionais.

Como enviar localização falsa pelo WhatsApp
Como enviar localização falsa pelo WhatsApp

Da próxima vez que pedirem a sua localização no WhatsApp, lembre-se que você pode seguir os passos deste tutorial para proteger sua privacidade e compartilhar um local diferente. O compartilhamento de localização é um recurso bastante útil em vários momentos, mas não são rara…

Como restaurar o layout da tela inicial do Android
Como restaurar o layout da tela inicial do Android

Sentiu saudade do layout padrão do smartphone ou quer apenas deixar a tela mais limpa e organizada? Então, aproveite para conferir este tutorial que mostra como redefinir as configurações da tela inicial do telefone em poucos passos. Muitas vezes, a tela de início fica entulh…

O sensor de impressão digital não funciona: saiba o que fazer
O sensor de impressão digital não funciona: saiba o que fazer

O sensor de impressão digital foi incorporado à maioria dos smartphones e, como qualquer outro componente, pode apresentar falhas e erros. A seguir, listamos soluções para corrigir possíveis problemas e otimizar o funcionamento deste recurso no Android. O bloqueio por impress…

Como alterar o navegador padrão no Android
Como alterar o navegador padrão no Android

Como acontece com outros recursos do Android, o browser padrão também pode ser substituído por outras opções disponíveis na loja de aplicativos do Google. Neste post, mostramos como transformar o seu navegador favorito em padrão no Android. Embora o Google Chrome esteja entre…