Trabalhar em casa: mantenha a equipe conectada através do Android
Os esforços para conter o avanço da pandemia provocada pelo novo coronavírus obrigaram instituições, órgãos públicos e muitas empresas privadas a adotarem o teletrabalho. Nesse contexto, as ferramentas tecnológicas são de grande ajuda para garantir a produtividade no home office.
Quem vivencia a experiência de trabalhar à distância pela primeira vez pode enfrentar dificuldades para se adaptar à nova rotina, priorizar tarefas e manter a comunicação com gestores ou colegas. Felizmente, existem aplicativos com recursos que facilitam o trabalho remoto, a exemplo das opções listadas a seguir.
Ferramentas colaborativas para Android
Slack
Destaque entre as ferramentas colaborativas, o Slack é um aplicativo de comunicação que inclui opções para realizar chamadas de vídeo, compartilhamento de tela e arquivos, além de fornecer suporte para o armazenamento em nuvem e integração com Google Drive, Dropbox, Github, entre outras plataformas.
Trello
A interface atraente e organizada do Trello possibilita gerenciar equipes, atribuir tarefas e monitorar resultados. O aplicativo ainda pode ser integrado ao Dropbox, Slack, Github e outras ferramentas que potencializam a produtividade.
Microsoft Teams
A ferramenta colaborativa do Office 365 funciona como um espaço virtual de trabalho, permitindo o compartilhamento de mensagens, arquivos e ferramentas. As funcionalidades do aplicativo da Microsoft incluem opções para realizar videochamadas, armazenar arquivos pessoais e em equipe.
Workplace by Facebook
Voltada para o ambiente corporativo, o Facebook Workplace é uma ferramenta de comunicação que permite criar grupos para equipes e projetos, nos quais todos podem compartilhar arquivos, vídeos, fotos e ideias, além de realizar chamadas de voz e vídeo através do Workplace Chat.
Jira Cloud by Atlassian
O Jira Cloud conta com recursos que permitem criar projetos do zero a partir de modelos baseados nas metodologias Kanban e Scrum, com opções para convidar colaboradores, conceder permissões, selecionar categorias e definir prazos, entre outras funcionalidades interessantes.
ZOOM Cloud Meetings
O ZOOM entra para a lista como uma alternativa gratuita para promover videochamadas com até 100 colaboradores. O aplicativo ainda permite gravar as conferências para transmiti-las posteriormente.