Esqueceu a senha de bloqueio do Android? Saiba o que fazer

Imagem topo

Proteger os conteúdos salvos no aparelho com senha é uma prática comum, mas esquecer o padrão, PIN ou senha pode ser um verdadeiro pesadelo para os donos de smartphones. Para saber como agir nesse tipo de situação, não deixe de conferir as dicas deste post.

Bloqueios inteligentes

Com informações pessoais, profissionais e financeiras sendo armazenadas em dispositivos móveis com uma frequência cada vez maior, é de se esperar que os métodos de bloqueio se tornem mais seguros. A boa notícia é que os donos legítimos podem contar com ferramentas capazes de auxiliar na recuperação do acesso ao Android em caso de perda ou esquecimento da senha. Logo abaixo, é possível conferir algumas opções.

No Android 4.4 ou versões anteriores

Em aparelhos mais antigos, os usuários podem utilizar os passos a seguir para redefinir a senha através da conta do Google:

  • Tentar digitar a senha cinco vezes
  • Clicar na opção que pergunta sobre o esquecimento da senha
  • Fazer o login na conta do Google para alterar a senha do dispositivo

Nesse procedimento, as configurações são preservadas e não há perda de arquivos.

Em aparelhos Samsung

O serviço ‘Buscar meu telefone’ permite localizar o aparelho, proteger os dados e desbloquear o telefone em caso de perda ou esquecimento da senha ou PIN. Para acessar, basta informar as credenciais da conta Samsung.

Samsung

Google Smart Lock

Quando configurado, esse recurso mantém o celular desbloqueado em circunstâncias específicas.

Smart Lock

O Smart Lock também conta com opção para visualizar senhas de sites e apps. Se o usuário tiver o hábito de utilizar a mesma senha de bloqueio para vários propósitos – o que não é recomendável –, essa função pode ser usada para lembrar da senha esquecida. Para acessá-la, o usuário deve:

  • Escolher uma das opções exibidas na lista de sites e apps
  • Fornecer novamente a senha da conta do Google para visualizar senha do site/app escolhido

Resetar o dispositivo

Em último caso, o reset de fábrica é uma alternativa extrema, mas eficaz, para recuperar o acesso ao aparelho. Note que essa ação provoca a perda de arquivos, fazendo com que o aparelho volte às configurações de fábrica. Na maioria dos dispositivos, basta manter pressionados os botões ‘liga/desliga’ e o ‘volume -’ para dar início ao processo.

Reset

Dica extra: o que fazer em caso de perda ou roubo

O ‘Google Encontre meu dispositivo’ pode ser acessado via app ou navegador e permite localizar o aparelho, utilizar a opção ‘Proteger dispositivo’ para desconectar o aparelho ou limpá-lo completamente para garantir que conteúdos privados não sejam acessados por terceiros. Note que, se optar pela limpeza, não será possível localizar o celular novamente.

Google

Melhores apps de bloqueios proteger seu dispositivo Android
Melhores apps de bloqueios proteger seu dispositivo Android

Para você que não abre mão da privacidade em seu aparelho celular, preparamos uma lista com os cinco melhores apps de bloqueio para deixar seu smartphone protegido contra intrusos. Para quem não conhece os “applocks”, como são conhecidos os apps de bloqueio de aplicativos, es…

Como personalizar a tela de bloqueio do Android
Como personalizar a tela de bloqueio do Android

A interface do Android pode ser customizada para se adaptar às preferências e necessidades dos usuários. Neste post, mostramos como configurar funções básicas e apresentamos aplicativos perfeitos para personalizar a tela de bloqueio. Os dispositivos Android contam com três op…

Como configurar o tempo limite da tela do Android
Como configurar o tempo limite da tela do Android

Manter a tela do celular acesa indefinidamente tem seu preço, pois esse é um recurso que consome muita bateria. Por outro lado, vê-la apagar durante a execução de tarefas importantes também pode ser muito irritante. Felizmente, o tempo de espera pode ser ajustado pelos própri…

Como bloquear ou desbloquear o Android com comandos de voz
Como bloquear ou desbloquear o Android com comandos de voz

Bloquear e desbloquear o smartphone com simples comandos de voz? Sim, essas ações podem ser configuradas em dispositivos compatíveis com o Google Assistente. Disponível para aparelhos com o Android Lollipop (5.0) e versões mais recentes, o Google Assistente auxilia na execuçã…