Como gerenciar as permissões de apps no Android

imagem 1 Como gerenciar as permissões de apps no Android

No momento de instalar um aplicativo da Play Store no Android, você deve conceder algumas permissões para que o app possa funcionar corretamente. Mas se perceber que o aplicativo em questão está acessando dados e recursos que não são necessários para seu funcionamento, a solução é desativar tais permissões. No entanto, para que o app não trave ou pare de funcionar completamente, é importante saber quais permissões podem ou não ser desativadas!

Por exemplo, ao instalar um aplicativo relacionado à câmera do Android é normal conceder permissões de acesso à câmera, galeria, microfone e, até mesmo, localização. Neste caso, seria um pouco estranho aceitar permissões para o app acessar seus contatos! Seguindo esse raciocínio, basta avaliar as permissões necessárias de acordo com a função do aplicativo e, depois, conferir nosso tutorial para saber como desativá-las!

Vale ressaltar que a configuração é bem simples, podendo variar um pouco de acordo com a versão do Android ou o modelo do aparelho.

  • Acesse o menu de configurações do Android.

imagem2 Como gerenciar as permissões de apps no Android

  • Clique em “aplicativos” e “permissões do app” (em algumas versões do Android, você deve clicar em “gerenciador de aplicações“.
  • Em seguida, clique no aplicativo cujas permissões quer configurar.

imagem 3 Como gerenciar as permissões de apps no Android

  • Clique em permissões e, depois, basta desmarcar as opções desnecessárias.
  • Ao fazer isso, você vai receber um alerta dizendo que algumas funções do dispositivo podem deixar de funcionar.
  • Ignore a mensagem e confirme a ação.

Já desativou permissões dos aplicativos? Compartilhe sua experiência, dizendo se os apps deixaram ou não de funcionar depois!

O sensor de impressão digital não funciona: saiba o que fazer
O sensor de impressão digital não funciona: saiba o que fazer

O sensor de impressão digital foi incorporado à maioria dos smartphones e, como qualquer outro componente, pode apresentar falhas e erros. A seguir, listamos soluções para corrigir possíveis problemas e otimizar o funcionamento deste recurso no Android. O bloqueio por impress…

Como alterar o navegador padrão no Android
Como alterar o navegador padrão no Android

Como acontece com outros recursos do Android, o browser padrão também pode ser substituído por outras opções disponíveis na loja de aplicativos do Google. Neste post, mostramos como transformar o seu navegador favorito em padrão no Android. Embora o Google Chrome esteja entre…

Como voltar para a versão anterior de um aplicativo no Android
Como voltar para a versão anterior de um aplicativo no Android

Atualizou seu jogo ou app favorito, mas não curtiu os novos recursos e modificações da interface? Não se preocupe, pois este tutorial mostra como voltar à versão anterior e impedir que atualizações futuras sejam instaladas automaticamente. Antes de começar Se a ideia é contin…

Como mover as fotos salvas no Android para o cartão de memória
Como mover as fotos salvas no Android para o cartão de memória

Com um smartphone na mão, muita gente não resiste e aproveita para tirar fotos e selfies em vários momentos do dia. Nesses casos, o cartão SD pode ser a solução para salvar imagens, sem comprometer o armazenamento interno do Android. O cartão microSD é aceito pela maioria dos…