Como gerenciar as permissões de apps no Android
No momento de instalar um aplicativo da Play Store no Android, você deve conceder algumas permissões para que o app possa funcionar corretamente. Mas se perceber que o aplicativo em questão está acessando dados e recursos que não são necessários para seu funcionamento, a solução é desativar tais permissões. No entanto, para que o app não trave ou pare de funcionar completamente, é importante saber quais permissões podem ou não ser desativadas!
Por exemplo, ao instalar um aplicativo relacionado à câmera do Android é normal conceder permissões de acesso à câmera, galeria, microfone e, até mesmo, localização. Neste caso, seria um pouco estranho aceitar permissões para o app acessar seus contatos! Seguindo esse raciocínio, basta avaliar as permissões necessárias de acordo com a função do aplicativo e, depois, conferir nosso tutorial para saber como desativá-las!
Vale ressaltar que a configuração é bem simples, podendo variar um pouco de acordo com a versão do Android ou o modelo do aparelho.
- Acesse o menu de configurações do Android.
- Clique em “aplicativos” e “permissões do app” (em algumas versões do Android, você deve clicar em “gerenciador de aplicações“.
- Em seguida, clique no aplicativo cujas permissões quer configurar.
- Clique em permissões e, depois, basta desmarcar as opções desnecessárias.
- Ao fazer isso, você vai receber um alerta dizendo que algumas funções do dispositivo podem deixar de funcionar.
- Ignore a mensagem e confirme a ação.
Já desativou permissões dos aplicativos? Compartilhe sua experiência, dizendo se os apps deixaram ou não de funcionar depois!