Como ativar no Android desbloqueio com digital ou reconhecimento facial

imagem 1 Como ativar no Android desbloqueio com digital ou reconhecimento facial

Uma solução para quem vive esquecendo o PIN na hora de acessar o dispositivo Android é configurar o desbloqueio por meio da digital ou do reconhecimento facial.  O único requisito é ter um aparelho com versão mais recente que suporte os recursos! Algumas versões, inclusive, permitem usar a digital para desbloquear diferentes aplicativos e realizar compras online!

Vale ressaltar que o desbloqueio através do reconhecimento facial não é 100% seguro como o Face ID da Apple.  Em alguns aparelhos Android, por exemplo, uma pessoa parecida com você  é capaz de burlar o sistema ou, ainda, desbloquear o smartphone simplesmente usando uma foto! Por isso, alguns fabricantes como a Samsung já reforçaram o sistema com requisitos adicionais, entre eles, a necessidade do sistema também reconhecer o piscar de olhos do usuário!

Como ativar o desbloqueio por impressão digital

imagem 2 Como ativar no Android desbloqueio com digital ou reconhecimento facial

Através deste sistema, o usuário pode desbloquear smartphones, aplicativos e, até mesmo, comprar online apenas pressionando a digital no sensor do dispositivo. Para configurar o recurso, basta conferir o  tutorial abaixo que pode variar de acordo com a versão do Android e com o modelo do aparelho.

  • Abra o menu de configurações do Android.
  • Clique na opção “tela de bloqueio” e, depois, em “bloqueio de tela“.
  • Confirme o PIN e, em seguida, clique em “impressão digital“.
  • Insira uma senha de backup para acessar o smartphone caso o desbloqueio por impressão digital falhar.
  • Deslize o dedo no sensor do dispositivo com calma para capturar com precisão a impressão digital.
  • Clique em “adicionar outra” para capturar a impressão digital de um outro dedo e, quando terminar, clique em “concluído“.

Como ativar o desbloqueio por reconhecimento facial

imagem 3 Como ativar no Android desbloqueio com digital ou reconhecimento facial

Basicamente, tudo o que você precisa fazer para ativar este recurso é usar a câmera do Android para capturar uma imagem do seu rosto que, posteriormente, será usada para identificá-lo no momento de desbloquear o aparelho.

  • Acesse o menu de configurações do Android.
  • Selecione a opção “desbloqueio facial” e, em seguida, leia atentamente todas as instruções e avisos.
  • Clique em “continuar” para capturar uma imagem do seu rosto. Para um resultado mais preciso, procure um lugar bem iluminado para tirar a foto.
  • Posicione seu rosto corretamente no contorno que aparece na interface e clique em “continuar“.
  • Se o resultado for positivo, você poderá visualizar o rosto capturado.
  • Não esqueça de inserir uma senha padrão ou PIN para desbloquear o smartphone caso o recurso de reconhecimento facial falhar!

Também usa um dos recursos acima para desbloquear Android? Ou ainda prefere a senha padrão e o PIN? Compartilhe conosco a sua opinião!

Como personalizar a tela de bloqueio do Android
Como personalizar a tela de bloqueio do Android

A interface do Android pode ser customizada para se adaptar às preferências e necessidades dos usuários. Neste post, mostramos como configurar funções básicas e apresentamos aplicativos perfeitos para personalizar a tela de bloqueio. Os dispositivos Android contam com três op…

Como configurar o tempo limite da tela do Android
Como configurar o tempo limite da tela do Android

Manter a tela do celular acesa indefinidamente tem seu preço, pois esse é um recurso que consome muita bateria. Por outro lado, vê-la apagar durante a execução de tarefas importantes também pode ser muito irritante. Felizmente, o tempo de espera pode ser ajustado pelos própri…

Como bloquear ou desbloquear o Android com comandos de voz
Como bloquear ou desbloquear o Android com comandos de voz

Bloquear e desbloquear o smartphone com simples comandos de voz? Sim, essas ações podem ser configuradas em dispositivos compatíveis com o Google Assistente. Disponível para aparelhos com o Android Lollipop (5.0) e versões mais recentes, o Google Assistente auxilia na execuçã…