Como ativar no Android desbloqueio com digital ou reconhecimento facial

imagem 1 Como ativar no Android desbloqueio com digital ou reconhecimento facial

Uma solução para quem vive esquecendo o PIN na hora de acessar o dispositivo Android é configurar o desbloqueio por meio da digital ou do reconhecimento facial.  O único requisito é ter um aparelho com versão mais recente que suporte os recursos! Algumas versões, inclusive, permitem usar a digital para desbloquear diferentes aplicativos e realizar compras online!

Vale ressaltar que o desbloqueio através do reconhecimento facial não é 100% seguro como o Face ID da Apple.  Em alguns aparelhos Android, por exemplo, uma pessoa parecida com você  é capaz de burlar o sistema ou, ainda, desbloquear o smartphone simplesmente usando uma foto! Por isso, alguns fabricantes como a Samsung já reforçaram o sistema com requisitos adicionais, entre eles, a necessidade do sistema também reconhecer o piscar de olhos do usuário!

Como ativar o desbloqueio por impressão digital

imagem 2 Como ativar no Android desbloqueio com digital ou reconhecimento facial

Através deste sistema, o usuário pode desbloquear smartphones, aplicativos e, até mesmo, comprar online apenas pressionando a digital no sensor do dispositivo. Para configurar o recurso, basta conferir o  tutorial abaixo que pode variar de acordo com a versão do Android e com o modelo do aparelho.

  • Abra o menu de configurações do Android.
  • Clique na opção “tela de bloqueio” e, depois, em “bloqueio de tela“.
  • Confirme o PIN e, em seguida, clique em “impressão digital“.
  • Insira uma senha de backup para acessar o smartphone caso o desbloqueio por impressão digital falhar.
  • Deslize o dedo no sensor do dispositivo com calma para capturar com precisão a impressão digital.
  • Clique em “adicionar outra” para capturar a impressão digital de um outro dedo e, quando terminar, clique em “concluído“.

Como ativar o desbloqueio por reconhecimento facial

imagem 3 Como ativar no Android desbloqueio com digital ou reconhecimento facial

Basicamente, tudo o que você precisa fazer para ativar este recurso é usar a câmera do Android para capturar uma imagem do seu rosto que, posteriormente, será usada para identificá-lo no momento de desbloquear o aparelho.

  • Acesse o menu de configurações do Android.
  • Selecione a opção “desbloqueio facial” e, em seguida, leia atentamente todas as instruções e avisos.
  • Clique em “continuar” para capturar uma imagem do seu rosto. Para um resultado mais preciso, procure um lugar bem iluminado para tirar a foto.
  • Posicione seu rosto corretamente no contorno que aparece na interface e clique em “continuar“.
  • Se o resultado for positivo, você poderá visualizar o rosto capturado.
  • Não esqueça de inserir uma senha padrão ou PIN para desbloquear o smartphone caso o recurso de reconhecimento facial falhar!

Também usa um dos recursos acima para desbloquear Android? Ou ainda prefere a senha padrão e o PIN? Compartilhe conosco a sua opinião!

Melhores apps de bloqueios proteger seu dispositivo Android
Melhores apps de bloqueios proteger seu dispositivo Android

Para você que não abre mão da privacidade em seu aparelho celular, preparamos uma lista com os cinco melhores apps de bloqueio para deixar seu smartphone protegido contra intrusos. Para quem não conhece os “applocks”, como são conhecidos os apps de bloqueio de aplicativos, es…

Como personalizar a tela de bloqueio do Android
Como personalizar a tela de bloqueio do Android

A interface do Android pode ser customizada para se adaptar às preferências e necessidades dos usuários. Neste post, mostramos como configurar funções básicas e apresentamos aplicativos perfeitos para personalizar a tela de bloqueio. Os dispositivos Android contam com três op…

Como configurar o tempo limite da tela do Android
Como configurar o tempo limite da tela do Android

Manter a tela do celular acesa indefinidamente tem seu preço, pois esse é um recurso que consome muita bateria. Por outro lado, vê-la apagar durante a execução de tarefas importantes também pode ser muito irritante. Felizmente, o tempo de espera pode ser ajustado pelos própri…

Como bloquear ou desbloquear o Android com comandos de voz
Como bloquear ou desbloquear o Android com comandos de voz

Bloquear e desbloquear o smartphone com simples comandos de voz? Sim, essas ações podem ser configuradas em dispositivos compatíveis com o Google Assistente. Disponível para aparelhos com o Android Lollipop (5.0) e versões mais recentes, o Google Assistente auxilia na execuçã…