Verificação em duas etapas: o que é e como ativar?

imagem 1 verificação em duas etapas

Até pouco tempo atrás, bastava trocar regularmente a senha para manter contas de e-mail, aplicativos e mensageiros protegidos da ação de hackers. Hoje, infelizmente, isso não é o suficiente. Por isso, muitas empresas reforçam a segurança ao implementar soluções como verificação por meio da impressão digital, leitura facial e, até mesmo, de retina. Outra opção eficiente, é ativar a verificação em duas etapas que, além da senha, envolve uma segunda autenticação que pode ser com um código enviado para seu celular, impressão digital ou uma pergunta, cuja resposta só você conhece.

Hoje, muitos apps já oferecem suporte para a verificação em duas etapas, no caso, a configuração pode variar de acordo com o serviço ou aplicativo. No nosso tutorial, vamos ensiná-lo como ativar a verificação em duas etapas no Google, WhatsApp, Facebook e PayPal! Confira!

 Google 

Imagem 2 verificação em duas etapas

  • No PC, abra o Gmail e clique na foto do perfil para acessar a conta do Google.
  • Selecione as opções “segurança” e “verificação em duas etapas”.
  • Clique em “primeiros passos” e, em seguida, digite a senha do seu Gmail para iniciar a configuração.
  • Confirme o número do celular no qual gostaria de receber o código de verificação.
  • Selecione se quer receber o código por “mensagem de texto” ou “mensagem de voz” e, em seguida, clique em “enviar código”.
  • Assim que receber o código no celular, basta digitá-lo para ativar o serviço.
  • Vale ressaltar que um novo código é gerado a cada verificação e pode ser usado apenas uma única vez.

WhatsApp

Imagem 3 verificação em duas etapas

  •  Abra o aplicativo do WhatsApp no seu Android.
  • Clique em “conta” e, depois, em “verificação em duas etapas”.
  • Clique em “ativar”.

Vale ressaltar que, assim que o serviço for ativado, o WhatsApp vai solicitar ocasionalmente para o usuário inserir o código de verificação. Caso tenha esquecido o código e não tiver adicionado um e-mail para desativar o serviço, não será possível reverificar o número do celular nos próximos setes dias. Após esse período, você poderá verificar no WhatsApp o número do celular sem o código de acesso, no entanto, as mensagens recebidas nesse intervalo de tempo serão todas apagadas.

Facebook

imagem 4 verificação em duas etapas

  • No PC ou no Android , abra o Facebook e clique em “configurações”.
  • Selecione as opções “segurança e login”, “usar autenticação de dois fatores” e “editar”.
  • Clique em “começar” e, em seguida, selecione como quer receber o código de verificação.
  • A opção SMS requer que você tenha um número de celular cadastrado no Facebook, caso prefira códigos gerados via app, basta baixar um aplicativo como o Google Authenticator no seu Android.
  • Desmarque a opção “permitir logins sem código por 1 semana” para reforçar a segurança e clique em “concluir”.

PayPal

imagem 5 verificação em duas etapas

  • Entre na conta do PayPal e clique em “configurações”.
  • No rodapé da página, clique em “segurança”.
  • Clique em “começar” e digite novamente a senha do PayPal para iniciar a configuração.
  • Clique na opção “conseguir código de segurança”.
  • Informe o número do celular no qual quer receber o código e, assim que receber o código, digite o número no espaço indicado  para confirmar o telefone e ativar o serviço!

Também acha que a verificação em duas etapas é o suficiente para evitar a ação de hackers? Compartilhe conosco a sua opinião!

  1. Google Authenticator

    Google Authenticator

    Uma ferramenta incrível, também compatível com o Android Wear, que permite proteger o acesso a diferentes aplicativos através do recurso de verificação em duas etapas. App Grátis.

Huawei: alternativas para substituir os aplicativos do Google
Huawei: alternativas para substituir os aplicativos do Google

O ramo de tecnologia também tem sofrido com a guerra comercial entre Estados Unidos e China. As negociações com empresas chinesas sem permissão do governo norte-americano ficam proibidas e, como consequência, o Google deixa de oferecer suporte para smartphones da Huawei, bloq…

Como enviar mensagens que se autodestroem a partir do Android
Como enviar mensagens que se autodestroem a partir do Android

Enviar e-mails e mensagens que se autodestroem já não é mais privilégio dos agentes secretos! Além do Snapchat, que destrói as mensagens enviadas depois de 24 horas, existem outros aplicativos semelhantes que oferecem o mesmo tipo de serviço! Neste tutorial, você pode conferi…

Verificação em duas etapas: o que é e como ativar?
Verificação em duas etapas: o que é e como ativar?

Até pouco tempo atrás, bastava trocar regularmente a senha para manter contas de e-mail, aplicativos e mensageiros protegidos da ação de hackers. Hoje, infelizmente, isso não é o suficiente. Por isso, muitas empresas reforçam a segurança ao implementar soluções como verificaç…

Melhores apps de junho 2018: 9cam, Host Mail e Overdrop
Melhores apps de junho 2018: 9cam, Host Mail e Overdrop

Mesmo se você já tem uma lista de apps favoritos, não deixe de checar nossa seleção em busca de novidades e boas surpresas! Para quem curte checar a previsão do tempo, a dica é baixar o widget Overdrop que, além de multifuncional, tem uma interface minimalista e atraente. Aqu…