Como pedir reembolso na Google Play Store
Assim como em qualquer loja física, você também pode pedir o reembolso de um produto ou serviço na Play Store caso se arrependa da compra. No entanto, é preciso agir rápido e respeitar as “políticas de reembolso” que variam de acordo com o produto ou serviço adquirido, em alguns casos, você terá que contatar o desenvolvedor do aplicativo ou jogo para solicitar a devolução do dinheiro.
Reembolso de aplicativos e jogos
Apesar de não conceder reembolso para a maioria das compras na Play Store, o Google tem uma regra bem simples: depois de comprar um app ou jogo Android, você tem até duas horas para se arrepender e devolvê-lo. Caso não efetue a devolução em duas horas, você ainda tem 48 horas para processar formalmente o pedido de reembolso com o Google. Depois disso, caberá ao desenvolvedor decidir se o reembolso será ou não realizado.
Como solicitar reembolso no período de 2 horas
- Abra o aplicativo da Play Store.
- Clique em “menu” e “minha conta”.
- Selecione o app ou jogo que quer retornar.
- Clique em “reembolso”.
- Siga as instruções da tela para pedir o dinheiro de volta e desinstalar o app ou jogo.
Como solicitar reembolso no período de 48 horas
- Abra o site do Google clicando neste link.
- Acesse a opção “histórico do pedido”.
- No canto direito do pedido, clique em “mais”.
- Selecione a opção “reembolso”.
- Complete o formulário para solicitar o reembolso.
Como solicitar reembolso para o desenvolvedor
- No smartphone, acesse a Play Store.
- Clique em “menu” e “meus apps”.
- Acesse o app que quer devolver.
- Deslize o dedo na interface até encontrar informações sobre o desenvolvedor.
- Clique em “enviar e-mail” para solicitar o reembolso.
Reembolso de e-books, vídeos e músicas
Geralmente, a Play Store oferece um período de até 7 dias para retornar e-books e vídeos, desde que você não tenha usufruído do produto. No entanto, você terá até 30 dias para devolver um livro educativo e 65 dias para solicitar o reembolso de um vídeo com defeito.
A mesma regra é aplicada no reembolso de músicas, no caso, o pedido pode ser feito até 7 dias depois da compra desde que o usuário não tenha feito streaming ou download da música. Vale ressaltar que o Google garante reembolsos apenas para músicas com problemas técnicos, ou seja, não adianta reclamar sobre a qualidade artística do produto!
Caso precise devolver mais de um produto, a solução é entrar em contato com o suporte do Google.
Já se arrependeu de comprar serviços, apps ou jogos na Play Store? Compartilhe conosco a sua experiência!