Recurso ‘Hum to Search’ do Google ajuda a encontrar aquela música que não sai da sua cabeça

imagem 1 de Recurso Hum to Search do Google ajuda a encontrar aquela música que não sai da sua cabeça

Pensada para aqueles momentos em que não conseguimos lembrar o nome de uma música, a nova função do Google permite cantar, murmurar ou simplesmente assobiar para identificar uma determinada canção. Para saber mais detalhes sobre a novidade, continue lendo este post.

O recurso ‘Hum to Search’ (‘Cantarole para Pesquisar’, em tradução livre) chegou ao aplicativo do Google e Google Assistente para iOS e Android com uma proposta interessante: fornecer resultados com informações sobre uma música cantada, murmurada ou assobiada, mesmo que o usuário não lembre da letra ou não seja muito afinado.

Para executar essa tarefa, a empresa construiu modelos de aprendizado de máquina capazes de converter áudios em sequências numéricas que representam a melodia da canção e treinados para identificar potenciais resultados em tempo real com base em diferentes fontes, incluindo gravações com instrumentos, de vozes e sons emitidos por humanos.

Como ativar a nova função no Google ou Google Assistente

  • Tocar no ícone do microfone para acionar a pesquisa por comando de voz;

imagem 2 de Recurso Hum to Search do Google ajuda a encontrar aquela música que não sai da sua cabeça

  • Clicar em ‘Pesquisar uma música’ ou perguntar ‘Que música é essa?’;

imagem 3 de Recurso Hum to Search do Google ajuda a encontrar aquela música que não sai da sua cabeça

  • Este é o momento de cantarolar, murmurar ou assobiar a melodia da canção desejada por 10 a 15 segundos;

imagem 4 de Recurso Hum to Search do Google ajuda a encontrar aquela música que não sai da sua cabeça

Em instantes, a busca exibirá resultados que podem incluir o nome da música, artista, vídeos, letra, entre outros itens relacionados à canção pesquisada. Se não ficar contente, o usuário pode clicar no botão ‘Tentar novamente’ para refazer a pesquisa.

imagem 5 de Recurso Hum to Search do Google ajuda a encontrar aquela música que não sai da sua cabeça

No momento, a função está disponível em inglês para usuários do iOS e em mais de 20 idiomas no Android, incluindo o português.

Além da busca e do assistente, o Google já desenvolveu diversas aplicativos com diferentes propósitos. Para conhecer e baixar as ferramentas mais populares, sugerimos dar uma olhada nos aplicativos em destaque nesta coleção no site AndroidLista.

Caso tenha achado este conteúdo útil, não deixe de conferir os artigos publicados anteriormente em nosso blog.

  1. Pesquisa Google

    Google

    O sistema de busca do Google apresenta recursos avançados, que permitem utilizar comando de voz e personalizar as pesquisas de acordo com a localização.

  2. Google Assistant

    Google Assistente

    O aplicativo Google Assistente facilita o acesso a funções do smartphone, possibilitando o uso de comandos de voz para realizar chamadas, enviar mensagens de texto, tirar selfies, checar o calendário, ativar o navegador e muito mais.

Melhores aplicativos de controle remoto para seu celular
Melhores aplicativos de controle remoto para seu celular

Conheça os melhores apps para controlar sua televisão a partir do seu telefone celular. A tecnologia não para de nos surpreender e de dialogar cada vez mais umas com as outras. Hoje em dia, não é surpresa controlar os mais diversos aparelhos de casa com o auxílio do seu celul…

Melhores aplicativos de acesso remoto para Android
Melhores aplicativos de acesso remoto para Android

Acesse o seu computador a partir do seu telefone celular com esses aplicativos incríveis. Certamente, você já se imaginou controlando o seu computador a partir do seu telefone celular, o que pode ser extremamente prático e importante quando você está longe do seu desktop, ou …

Melhores apps de wallpaper HD para destacar o seu celular
Melhores apps de wallpaper HD para destacar o seu celular

Descubra os melhores papéis de parede para dar uma nova cara ao seu smartphone. Não é novidade para ninguém que um papel de parede bonito, elegante e único é capaz de dar uma vida completamente diferente a um telefone celular. É impossível negar a satisfação de abrir a tela p…

Melhores autenticadores para aumentar a segurança do seu celular
Melhores autenticadores para aumentar a segurança do seu celular

Conheça os melhores apps autenticadores e garanta uma maior segurança para o seu smartphone. Segurança nunca é demais, ainda mais se estivermos falando da nossa vida online, local onde temos aplicativos de mensagens, e-mails e contas bancárias com dados que podem nos prejudic…

Como ver mensagens no Instagram sem mostrar a visualização
Como ver mensagens no Instagram sem mostrar a visualização

Aprenda a melhor forma de visualizar o direct do Instagram sem conceder a confirmação do visto. Quando recebemos algum texto em uma rede social ou em algum aplicativo de conversas, podemos não dispor do tempo necessário para responder e começar um bate papo um pouco mais long…