Como desinstalar apps pré-instalados no Android
Nem todos os aplicativos que já vem instalados de fábrica no smartphone Android são úteis. Ao exclui-los é possível, inclusive, incrementar a performance do Android. Neste tutorial, reunimos algumas dicas que vão ajudá-lo desativar, ocultar ou desinstalar apps e “bloatware”, ou seja, aplicativos sem utilidade que não podem ser desinstalados.
Como desativar os “blotware”
Antes de iniciar a limpeza, é bom saber que alguns apps, como o “Settings”, são essenciais para o Android, enquanto outros podem ser desinstalados ou desativados sem causar danos ao sistema. No caso dos “bloatware”, também conhecidos como aplicativos “lixo”, não é possível desinstalá-los, apenas desativá-los.
Ao clicar em “settings” e “apps/applications”, você vai visualizar três barras: “downloaded”, “running” e “all”, ao selecionar um deles, vai perceber que alguns apps podem ser excluídos e outros não, neste caso, a solução é desinstalar as atualizações para recuperar espaço na memória.
Se já usar um app para e-mails, é possível também desativar e ocultar o app de email padrão para Android. Caso mude de ideia, basta acessar a lista de aplicativos e ativá-lo novamente.
Como desativar apps pré-instalados pela Samsung
O Galaxy S6, por exemplo, vem com uma infinidade de aplicativos já pré-instalados. Para se livrar deles, clique na pasta de aplicativos e, depois, em “edit”. Um sinal de menos vai aparecer nos seguintes apps: Calculator, Memo, Samsung Gear, Peel Smart Remote, Dropbox, S Health, S Voice, YouTube, Play Store, Chrome, Maps, Google apps, Microsoft apps, Facebook, Instagram e WhatsApp.
Pressione o sinal de menos para que o respectivo app deixe de funcionar em segundo plano e, também, para que ele deixe de ser atualizado automaticamente.
Como desinstalar apps pré-instalados
Caso não tenha medo de perder a garantia do smartphone, é possível se livrar de apps, como o Samsung Pay, fazendo “rooting” do Android e, consequentemente, ganhar direitos de “super usuário” que permite personalizar o aparelho da forma como quiser.
Desinstalar ou desativar apps do Google
O Android tem um sistema que reúne vários componentes, entre softwares e aplicativos. Caso tenha uma alternativa para eles, é possível desinstalar as opções de fábrica com segurança. Entre os apps que podem ser excluídos, caso já tenha uma alternativa, são: Browser, Downloads, E-mail, Gallery, Camera, SMS/MMS, Sound Recorder, Voice Dialer e Video Studio.
O que acontece com os apps desativados?
Depois que desativar os apps, eles desaparecem do menu de apps, deixam de ser atualizados e de funcionar em segundo plano. Caso desative o Google Play Service, por exemplo, o sistema de apps vai deixar de funcionar e, provavelmente, até mesmo alguns apps não relacionados ao Google deixarão de funcionar corretamente.
Por isso, é importante analisar cuidadosamente a lista de aplicativos que quer desativar para não causar danos ao sistema.
Como desinstalar apps em lote
Se você também tem uma coleção de apps e jogos obsoletos, então, chegou a hora de limpar o smartphone. Para isso, conte com a ajuda de um app como ES File Explorer que permite desinstalar aplicativos em lote, poupando seu precioso tempo.
Depois de baixar o ES File Explorer no Android, abra o app e toque no ícone do menu, localizado no canto superior esquerdo da interface. Na opção “library”, selecione “app” e, em seguida, marque todos os aplicativos que quer excluir. O último passo é clicar em “uninstall” para desinstalar todos de uma só vez.
Se conhecer outras dicas úteis para excluir apps e jogos indesejados, deixe seu comentário logo abaixo!
ES File Explorer File Manager
Facilite a sua vida com esse gerenciador de tarefas, que permite inclusive excluir vários apps ao mesmo tempo. App Grátis.