NameTag: um aplicativo que reconhece rostos
Mesmo antes de chegar ao mercado de apps, NameTag já causa polêmica, principalmente entre aqueles que querem preservar a privacidade. O aplicativo, para quem ainda não sabe, é capaz de identificar pessoas através de uma simples registro feito com o smartphone ou Google Glass.
Como? O aplicativo escaneia o rosto da pessoa para compará-lo num banco de dados criado a partir de informações de domínio público, por exemplo, redes sociais como Facebook; além de registros civis e públicos. Em alguns minutos é possível saber o nome, estado civil, ocupação e até mesmo os antecedentes criminais dela.
A falta de privacidade é a principal preocupação, no entanto, os criadores de NameTag defendem que o aplicativo é mais um meio de conectar as pessoas e acrescenta ainda que é possível proteger a identidade tomando alguns cuidados como não publicar fotos ou o nome completo nas redes sociais. Mas em tempos de internet, sabemos que a solução não é bem por ai.
Para mostra o lado positivo, os criadores sugerem que o aplicativo pode ser usado futuramente por policiais na identificação de criminosos, como é mostrado no vídeo abaixo.
httpv://www.youtube.com/watch?v=pVwBXr_nU9Q
O lançamento do aplicativo no mercado de apps ainda não foi definido, mas os mais entusiastas podem testar a versão beta acessando o site do desenvolvedor NameTag.