Como evitar que o Android seja espionado através do microfone
A ideia de ter o celular monitorado pode dar calafrios em muitos usuários. E não é para menos, pois até mesmo o microfone pode ser alvo de aplicativos maliciosos. Felizmente, existem algumas medidas simples e capazes de prevenir esse tipo de ameaça.
Revisar as permissões de aplicativos
Antes de qualquer coisa, é importante prestar atenção às permissões concedidas a aplicativos, pois elas podem ser utilizadas por ferramentas de procedência duvidosa para captar o que é dito pelo usuário.
Embora possa variar um pouco de acordo com a versão do sistema, a revisão das permissões costuma ser feita a partir das configurações do Android > Aplicativos > Informações do Aplicativo > Permissões.
Dessa forma, o usuário pode conferir aplicativos individualmente e saber quais possuem acesso ao microfone, revogar permissões ou desinstalar apps suspeitos.
Apagar dados de pesquisas por voz no Google
As buscas e perguntas feitas à assistente do Google, bem como pesquisas que utilizam o comando “Ok, Google”, são salvas pelo Google. O histórico de conversas e comandos pode ser acessado através da página “Minha atividade” e, caso não se sinta confortável em manter todas essas informações armazenadas nos servidores do Google, o usuário tem como opção apagar a qualquer momento parte ou todo o conteúdo do histórico.
Outra possibilidade para impedir que as conversas sejam salvas é pausar as gravações de voz e áudio do Google:
Em “Atividade na Web e de apps”, procurar pelo link “Alterar configuração”;
A seguir, desmarcar a caixa “Incluir gravações de voz e áudio” e clicar em “Pausar” na página seguinte para confirmar a ação.
Sobre as informações salvas pelo Google
Todas as atividades, incluindo as gravações realizadas dentro de aplicativos do Google, são visualizadas apenas pelo usuário. Essas informações podem ser utilizadas pela empresa no aprimoramento de produtos e serviços, incluindo a oferta de anúncios sob medida para cada perfil de usuário.