WhatsApp Messenger X WhatsApp Business: qual a diferença?
Disponível para Android desde 2018, o WhatsApp Business apresenta recursos exclusivos para donos de pequenas empresas. Neste post, destacamos as principais diferenças entre as duas versões do WhatsApp.
Interfaces semelhantes, recursos distintos
As três abas ‘Conversas’, ‘Status’ e ‘Chamadas’, possibilidade de acesso via WhatsApp Web, realização de transmissões, envio de mensagens de texto, áudio, vídeo e adesivos são funcionalidades presentes nos dois aplicativos. No entanto, bastam poucos instantes explorando a interface do WhatsApp Business para descobrir diferenças que vão muito além do ícones, com recursos que permitem ao empreendedor criar um perfil com endereço, adicionar localização no mapa, descrição, horário de funcionamento, e-mail e site do negócio.
Nas Configurações, também é possível encontrar:
- Estatísticas – informações sobre mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas
- Link curto – URL que pode ser compartilhada com clientes em diferentes plataformas
- Ferramentas de mensagem – permitem enviar mensagens personalizadas em caso de ausência, contatos com novos clientes, saudações para inativos há mais de 14 dias e respostas rápidas para perguntas comuns.
Etiquetas
Ideais para classificar conversas, que podem ser adicionadas a uma das categorias disponíveis para manter sob controle o andamento dos pedidos e pagamentos.
Empresas que possuem telefone fixo também podem utilizá-lo como contato na versão Business, o que não é permitido no mensageiro tradicional.
Como é possível perceber, cada aplicativo fornece soluções específicas, mantendo em comum o fato de serem gratuitos. Sabendo disso, agora é escolher a alternativa que melhor atende às próprias necessidades e começar a desfrutar dos recursos oferecidos.
WhatsApp Business
Com os mesmos recursos do WhatsApp e novas funções que ajudam a promover produtos e serviços, o WhatsApp Business é a ferramenta de mensagens gratuita sob medida para pequenos negócios.