Como ativar as chamadas Wi-Fi no Android

A chamada por Wi-Fi é uma alternativa para falar com qualquer número de telefone através da rede sem fio, mesmo quando o celular está sem sinal. Para descobrir como ativar este recurso no Android, continue lendo este tutorial.

As chamadas Wi-Fi utilizam a tecnologia VoWiFi (Voice over Wi-Fi) para estabelecer comunicação entre dispositivos via rede wireless. Em relação às ligações convencionais, as vantagens desse tipo de chamada incluem:

  • Não depender das torres da operadora: se estiver conectado a uma rede sem fio, o usuário poderá realizar chamadas para qualquer número, mesmo fora da área de cobertura.
  • Comunicação mais estável: dependendo da qualidade do sinal da rede local, as chamadas podem ser mais rápidas e fluir sem interrupções ou cortes.
  • Chamadas para qualquer número: basta digitar o número do telefone para fazer ligações, inclusive em viagens ao exterior, sem pagar roaming internacional. Além disso, o destinatário não precisa ter um aparelho compatível com as chamadas Wi-Fi para atender.
  • Ligações sem custos adicionais: as operadoras não cobram a mais pelas chamadas, que são identificadas pelo ícone com um telefone e as ondas do Wi-Fi.
  • Economia da bateria: como o aparelho não precisa se conectar com as torres de telefonia a todo momento, teoricamente, consumirá uma quantidade menor de energia para processar as chamadas.

Ativando as chamadas Wi-Fi no smartphone

Nos aparelhos compatíveis, as chamadas Wi-Fi podem ser ativadas após inserir um cartão SIM que ofereça suporte para a função. A ativação é bastante simples:

  • Ir para as Configurações > Conexões > Chamada Wi-Fi.
  • Na tela seguinte, deslizar o botão para a direita.

imagem 2 de Como ativar as chamadas Wi-Fi no Android

Vale lembrar que se o aparelho não for compatível com a chamada Wi-Fi, as opções mencionadas acima não estarão disponíveis. Nesses casos, sugerimos conferir aplicativos como o Dingtone e Talkatone, que podem ser baixados logo abaixo.

  1. Chamadas e Mensagens Gratuitas

    Chamadas e Mensagens Gratuitas

    Com o aplicativo Dingtone, o usuário pode realizar chamadas telefônicas através da rede Wi-Fi e 3G/4G sem utilizar os minutos da franquia de dados ou créditos.

  2. Talkatone free calls & texting

    Talkatone free calls & texting

    Talkatone dá acessso a números de telefone dos Estados Unidos ou Canadá para fazer chamadas gratuitas ou enviar mensagens de texto através do Wi-Fi quando não houver crédito disponível.

Melhores aplicativos de gravador de chamadas para Android
Melhores aplicativos de gravador de chamadas para Android

Para quem procura um bom app de gravação de chamadas para utilizar no telefone Android, criamos uma lista com os cinco melhores aplicativos com esta finalidade. Em tempos de apps de mensagens instantâneas e redes sociais com chats de bate papo que incluem, entre outras coisas…

Como bloquear chamadas do WhatsApp no celular Android
Como bloquear chamadas do WhatsApp no celular Android

Se você não gosta de receber chamadas de áudio e de vídeo no WhatsApp, veja o que pode ser feito para ajudar nesse sentido com o nosso tutorial. As chamadas do WhatsApp e as videochamadas tornaram-se uma ferramenta de comunicação muito importante e utilizada com grande frequê…

WhatsApp: como fazer chamadas de voz e vídeo no PC
WhatsApp: como fazer chamadas de voz e vídeo no PC

Quem acessa o WhatsApp pelo computador já pode realizar chamadas de voz e vídeo através do cliente web ou aplicativo para PC. Para aprender a usar o recurso oferecido pelo popular mensageiro, continue lendo este tutorial. Pouco a pouco, a funcionalidade que habilita a realiza…

Como ativar as chamadas Wi-Fi no Android
Como ativar as chamadas Wi-Fi no Android

A chamada por Wi-Fi é uma alternativa para falar com qualquer número de telefone através da rede sem fio, mesmo quando o celular está sem sinal. Para descobrir como ativar este recurso no Android, continue lendo este tutorial. As chamadas Wi-Fi utilizam a tecnologia VoWiFi (V…

Como iniciar uma conversa secreta no Facebook Messenger
Como iniciar uma conversa secreta no Facebook Messenger

Quem prioriza a privacidade pode optar por manter conversas secretas do Messenger e enviar ou receber mensagens protegidas pela criptografia de ponta a ponta. A seguir, mostramos como tirar proveito deste recurso no Android. As conversas secretas do Messenger contam com cript…