Telegram: como economizar espaço sem excluir arquivos permanentemente

imagem 1 de Telegram como economizar espaço sem excluir arquivos permanentemente

Quando as mídias do Telegram estiverem ocupando a memória do seu aparelho, experimente seguir as dicas deste tutorial para liberar espaço e ainda preservar os arquivos recebidos através do mensageiro.

Uma das grandes vantagens do Telegram é a possibilidade de enviar e receber arquivos de até 2GB, que podem ser salvos na memória do telefone. Por isso mesmo, o aplicativo pode consumir gigas de armazenamento em pouco tempo e, para contornar essa situação sem abrir mão de arquivos importantes, quem utiliza a plataforma pode contar com o armazenamento em nuvem, um recurso que mantém conversas e mídias a salvo, caso o aparelho seja danificado ou quando houver necessidade de desinstalar o aplicativo, por exemplo.

Por padrão, o Telegram mantém os arquivos salvos por tempo indefinido, mas o serviço permite configurar um limite para apagar da memória local as mídias que não foram acessadas no tempo especificado. Esses itens ainda ficam armazenados na nuvem do Telegram e basta fazer uma pesquisa diretamente na conversa para baixá-los novamente.

Para tirar maior proveito do recurso e economizar espaço de armazenamento, basta fazer o seguinte:

  • Abrir o Telegram e clicar nas três barras horizontais do canto superior esquerdo;
  • No menu, tocar em “Configurações”;
  • Nas telas seguintes, selecionar as opções “Dados e Armazenamento” e “Uso do Armazenamento” para visualizar barra deslizante usada para definir quanto tempo as mídias podem ficar salvas localmente (3 dias, 1 semana, 1 mês, sempre).

imagem 2 de Telegram como economizar espaço sem excluir arquivos permanentemente

Assim que escolher uma das opções, o Telegram removerá automaticamente os arquivos salvos localmente que não foram acessados no período definido.

Se você curtiu esta dica, aproveite para conferir este tutorial que mostra como reagir às mensagens de texto no Telegram.

  1. Telegram

    Telegram

    Telegram é um serviço de mensagens que permite criar grupos com até 200 pessoas, codifica as mensagens trocadas, compartilhar vídeos de até 1 GB, enviar múltiplas fotos e usar o serviço de armazenamento na nuvem.

  2. Telegram X

    Telegram X

    Mantido pelos desenvolvedores do Telegram, o Telegram X é mais leve, rápido e dá acesso a recursos ainda em fase de testes, além de funções presentes no serviço de mensagens oficial.

O que é e como usar o Telegram Premium
O que é e como usar o Telegram Premium

Fique por dentro desta grande novidade: Telegram Premium! Confirmado para todos os seus clientes, o serviço “Premium” do Telegram promete trazer mais benefícios para o principal concorrente do WhatsApp, quando o assunto é envio e recebimento de mensagens. Após o período de te…

Como usar o WhatsApp no modo oculto
Como usar o WhatsApp no modo oculto

Descubra como utilizar o WhatsApp no modo invisível com o tutorial que preparamos. Muitas vezes se faz necessário acessar o WhatsApp para conversar com algum contato ou grupo específico, porém, o fato de ficar online no app, faz com que outros usuários comecem a interagir em …

Como ocultar o último status online e visto no Instagram
Como ocultar o último status online e visto no Instagram

Quer navegar no Insta sem que ninguém perceba que você está online? Então, confira este tutorial que preparamos. Se você acessar o bate papo do Insta, você verá quem está online naquele momento e quando foi a última visualização tanto no chat quanto nas postagens, porém, cada…

Como visualizar perfis privados do Facebook no seu Android
Como visualizar perfis privados do Facebook no seu Android

Será que tem como dar aquela “espiada” em uma conta privada do Facebook? Confira neste texto! Movimentando milhões de contas, o Facebook ainda é o líder entre as redes sócias ao redor do mundo e, por ter esse grande volume de dados de usuários em circulação, é comum que muita…

Como desativar as notificações de reação do WhatsApp
Como desativar as notificações de reação do WhatsApp

Não quer receber notificações de reação do WhatsApp? Saiba como desativá-las. Uma das atualizações recentes do WhatsApp trouxe para seus usuários a opção de reagir nas mensagens com alguns emojis mais comuns, bastando apenas clicar e segurar a mensagem recebida e escolher den…