Saúde mental: aplicativos para Android que você precisa conhecer

imagem 1 de Saúde mental aplicativos para Android que você precisa conhecer

Se você procura por ferramentas auxiliares para cuidar da sua saúde mental, não deixe de conferir as sugestões listadas a seguir.

Situações de isolamento social, cobranças pessoais, profissionais e o excesso de informação são apenas alguns exemplos de gatilhos que podem levar à depressão, uma condição que afeta pessoas em todo o mundo e não faz distinção de classe social, sexo, credo ou localização.

A recomendação nesses casos é buscar ajuda profissional, contudo, a falta de tempo e até mesmo a dificuldade de se abrir com outras pessoas podem ser empecilhos para quem precisa lidar com a tristeza, apatia, angústia, ansiedade e outros sintomas característicos da doença.

Nesse contexto, os aplicativos de saúde e bem-estar podem servir como estímulo para o autocuidado e, em alguns casos, estabelecer conexões com profissionais de saúde. Logo abaixo, listamos cinco opções compatíveis com celulares e tablets Android.

  1. eMoods Diário Para Bipolares

    eMoods Diário Para Bipolares

    Como o transtorno bipolar nem sempre é percebido como tal, o eMoods pode ser usado para monitorar as alternâncias de humor e acompanhar a evolução dos sintomas de mania, depressão, irritabilidade e ansiedade. Através de informações fornecidas ao aplicativo, será possível enviar relatórios para o psiquiatra, terapeuta ou ambos. Aplicativo gratuito com funções pagas.

  2. Yana: Tu acompañante emocional

    Yana: Tu acompañante emocional

    Quem compreende o idioma espanhol pode interagir com Yana, um chatbot que utiliza estratégias baseadas na terapia cognitivo-comportamental para apoiar quem precisa lidar com a ansiedade ou depressão. Se necessário, o aplicativo pode encaminhar o usuário para um profissional de saúde mental. Aplicativo gratuito.

  3. Controle e Monitor: Ansiedade, Humor e Autoestima

    Controle e Monitor: Ansiedade, Humor e Autoestima

    Este aplicativo funciona como um “diário do humor” que permite monitorar as oscilações dos estados de ânimo, quadros de ansiedade e depressão. Os recursos incluem testes psicológicos, relatórios e atividades que ajudam a manter a calma e melhoram a autoestima. Aplicativo gratuito com funções pagas.

  4. Finch: Self Care Pet Game

    Finch: Self Care Pet Game

    Se você gosta de pets, este aplicativo pode ser uma boa pedida, pois, enquanto cuida de um bichinho virtual que lembra o Tamagoshi, você terá a oportunidade de realizar tarefas que melhoram a concentração, exercícios de respiração e responder aos questionários que ajudarão a compreender o que está acontecendo em sua mente. Aplicativo gratuito com funções pagas.

  5. BetterMe: Meditation

    BetterMe: Meditation

    O BetterMe foi pensado para quem não tem muito tempo livre, mas quer cultivar o equilíbrio através de meditações guiadas e métodos de relaxamento. Os exercícios de três minutos são baseados na abordagem Pranayama e podem ser usados para melhorar a cognição geral, a qualidade do sono, a concentração e o amor-próprio. Aplicativo gratuito com funções pagas.

Como ocultar o último status online e visto no Instagram
Como ocultar o último status online e visto no Instagram

Quer navegar no Insta sem que ninguém perceba que você está online? Então, confira este tutorial que preparamos. Se você acessar o bate papo do Insta, você verá quem está online naquele momento e quando foi a última visualização tanto no chat quanto nas postagens, porém, cada…

Como descobrir se alguém bloqueou você no Telegram
Como descobrir se alguém bloqueou você no Telegram

Se você acredita que alguém bloqueou você no Telegram, confira as dicas a seguir para confirmar ou desfazer suas suspeitas em poucos instantes. Enquanto tenta oferecer a melhor experiência para os usuários, a plataforma do Telegram oferece recursos de segurança e privacidade …

Tudo o que você precisa saber sobre sua privacidade no TikTok
Tudo o que você precisa saber sobre sua privacidade no TikTok

O TikTok conta com configurações que podem limitar a exposição de informações pessoais na plataforma. Para saber mais sobre o assunto, continue lendo este post. Para criar um perfil no TikTok, você pode usar o número de telefone, endereço de e-mail ou fazer login com sua cont…

Como saber se você recebeu uma localização falsa no WhastApp
Como saber se você recebeu uma localização falsa no WhastApp

Se você recebeu a localização de um contato, mas receia que a informação não é verdadeira, confira a tutorial com uma dica rápida que pode ajudar a solucionar a sua dúvida. Quem usa o WhatsApp sabe que o popular aplicativo de envio e recebimento de mensagens permite compartil…