WhatsApp: vantagens e desvantagens que você deve conhecer

imagem 1 de WhatsApp vantagens e desvantagens que você deve conhecer

O WhatsApp é um aplicativo de comunicação gratuito e com interface amigável, mas que também contém algumas características que podem ser consideradas negativas pelos usuários. Neste post, listamos as principais vantagens e desvantagens do popular mensageiro.

Com a recente polêmica em torno da nova política de privacidade que exige o compartilhamento de dados com o Facebook, milhares de usuários decidiram abandonar o WhatsApp e migrar para concorrentes como o Telegram e Signal.

A atualização prevista para entrar em vigor no dia 8 de fevereiro foi adiada para 15 de maio de 2021 e, antes de aceitar ou não os novos termos, os usuários terão algum tempo para considerar os prós e contras do serviço e decidir se encerram ou não a conta no aplicativo.

imagem 2 de WhatsApp vantagens e desvantagens que você deve conhecer

A seguir, destacamos características exclusivas do WhatsApp e recursos do aplicativo que também podem estar presentes nos concorrentes. Dito isso, vamos à lista:

Vantagens

  • Status: as atualizações que ficam disponíveis por até 24 horas permitem compartilhar textos, fotos, vídeos e GIFs animados com os contatos.
  • Não contém anúncios: como não precisa carregar conteúdo publicitário, o WhatsApp consegue ser mais rápido que outros aplicativos de mensagens.
  • Possui várias funções: além das mensagens instantâneas, os usuários contam com as chamadas de voz e vídeo, notas de voz, upload de mídias e opção para compartilhar a localização com os contatos.
  • Criptografia de ponta a ponta: as mensagens, imagens e áudios compartilhados nas conversas são criptografadas para proteger a privacidade.
  • Importa os contatos do telefone: o WhatsApp importa os números salvos no aparelho para que não seja necessário adicionar os contatos um a um.
  • Compatível com vários sistemas operacionais: Android, Windows, Blackberry OK, iOS, versão web, desktop, entre outros.
  • Mostra o status de entrega das mensagens: marcadores específicos confirmam a entrega e visualização dos itens enviados.

Desvantagens

  • Viciante: os recursos oferecidos pelo aplicativo podem levar os usuários a interagirem menos com as pessoas que estão ao redor.
  • Pode gerar ansiedade: indivíduos que passam muito tempo aguardando mensagens podem entrar em estado de hipervigilância, passível de evolução para um quadro de ansiedade com o passar do tempo.
  • Obriga o usuário a compartilhar o número de telefone.
  • Ocupa muito espaço: mensagens, notas de voz, arquivos e atualizações acabam por comprometer a memória do telefone.
  • Pode deixar o dispositivo lento: quando a memória está cheia, outras funções do aparelho podem travar ou não funcionar da maneira esperada.
  • Não funciona sem internet: para enviar e receber mensagens, o aplicativo exige acesso a uma rede Wi-Fi, dados ou qualquer outro tipo de conexão com a internet.
  1. WhatsApp Messenger

    WhatsApp Messenger

    O WhatsApp é um aplicativo de comunicação completo e gratuito gque permite bater papo e enviar vídeos, imagens e notas de áudio aos contatos, inclusive para números internacionais, sem cobranças de tarifas extras.

  2. Telegram

    Telegram

    Telegram é um mensageiro que protege a privacidade dos usuários e permite criar grupos de bate-papo com até 200 pessoas, compartilhar vídeos de até 1 GB, enviar múltiplas fotos e usar o serviço de armazenamento na nuvem. 

  3. Signal

    Signal

    O Signal é um mensageiro privado que nunca armazena ou acessa os dados dos usuários e permite fazer ligações, enviar mensagens de texto, compartilhar mídias, documentos e criar grupos para conversar com os amigos em tempo real.

Como configurar o aplicativo de SMS padrão do Android
Como configurar o aplicativo de SMS padrão do Android

Quem tem um smartphone Android conta com inúmeras opções de personalização e pode inclusive utilizar ferramentas de terceiros para enviar mensagens de texto. A seguir, mostramos como alterar o aplicativo padrão de SMS em poucos instantes. Passo a passo Instalar o aplicativo d…

Tor x VPN: qual a diferença e como escolher a melhor opção?
Tor x VPN: qual a diferença e como escolher a melhor opção?

Tor e VPN são ferramentas desenvolvidas com o objetivo de proteger a privacidade online. Para compreender melhor o funcionamento das duas tecnologias, continue lendo este post. Embora utilizem servidores proxy e criptografia para impedir que usuários sejam rastreados por site…

WhatsApp: como fazer chamadas de voz e vídeo no PC
WhatsApp: como fazer chamadas de voz e vídeo no PC

Quem acessa o WhatsApp pelo computador já pode realizar chamadas de voz e vídeo através do cliente web ou aplicativo para PC. Para aprender a usar o recurso oferecido pelo popular mensageiro, continue lendo este tutorial. Pouco a pouco, a funcionalidade que habilita a realiza…