Como usar o Android como repetidor de Wi-Fi

imagem 1 de Como usar o Android como repetidor de Wi-Fi

O sinal do Wi-Fi costuma ficar fraco em algumas partes da casa? Então, continue lendo este tutorial para aprender a usar o Android como repetidor de sinal de Wi-Fi e ampliar o alcance da sua rede sem fio.

Por padrão, o Android não funciona como repetidor de sinal, mas a boa notícia é que existem ferramentas desenvolvidas com esse objetivo, como as duas opções apresentadas a seguir.

NetShare – Compartilhamento Sem Root

Explicando de forma resumida, este aplicativo cria uma VPN (Rede Virtual Privada) para compartilhar os dados do celular ou estender a conexão como repetidor de Wi-Fi, permitindo que outros dispositivos naveguem na internet através da conexão do aparelho que está repetindo o sinal.

Configurando o NetShare

  • Assim que instalar o aplicativo no primeiro celular, marcar a caixa de texto ao lado de ‘Tivar sem fio’ e, na próxima tela, deslizar o botão para ativar o WPS.

imagem 2 de Como usar o Android como repetidor de Wi-Fi

  • Instalar o NetShare no segundo aparelho e, em seguida, clicar em ‘CONNECT’, no canto superior direito.

imagem 3 de Como usar o Android como repetidor de Wi-Fi

  • A solicitação de conexão será enviada para o segundo aparelho e basta clicar em OK para aceitar.

imagem 4 de Como usar o Android como repetidor de Wi-Fi

Para compartilhar a internet do Android com um computador com Windows, a configuração pode ser feita a partir do PC em Painel de controle > Rede e Internet > Opções da Internet > Conexões.

  • Em Configurações da Rede (LAN), clicar no botão Configurações da LAN.
  • Na caixa de diálogo que se abre, procurar por ‘Servidor proxy’ para marcar a opção ‘Usar um servidor proxy para a rede local’, digitar o IP 192.168.49.1 / Porta 8282 e clicar em OK para concluir.

Net Share – Extend a Wifi network to all devices

Este aplicativo pago se propõe a ampliar o sinal do Wi-Fi, sem perder a potência e mantendo a estabilidade do sinal da rede. Antes de decidir pela compra, o usuário pode testá-lo gratuitamente por 10 minutos para conferir se a ferramenta atende às expectativas.

Depois que instalar o Net Share:

  • Abrir o app e pressionar o botão ‘START SHARING’ na parte inferior da tela.

imagem 5 de Como usar o Android como repetidor de Wi-Fi

  • O SSID, senha, endereço de IP e número da porta serão exibidos na tela. Como o Net Share funciona como repetidor de sinal, essas informações serão as mesmas do roteador de Wi-Fi.

imagem 6 de Como usar o Android como repetidor de Wi-Fi

  • O passo seguinte é a configuração de proxy manual, um procedimento que pode variar em função do sistema operacional do dispositivo.

No Windows, os passos são semelhantes aos do aplicativo anterior:

  • No PC, acessar o Painel de controle > Rede e Internet > Opções da Internet > Conexões.
  • Em Configurações da Rede (LAN), clicar no botão Configurações da LAN.
  • Na caixa de diálogo, procurar por ‘Servidor proxy’ para marcar a opção ‘Usar um servidor proxy para a rede local’, inserir o endereço de IP 192.168.49.1 / Porta 44355 e finalizar clicando em OK.

Vale mencionar que, no caso do Net Share – Extend a Wifi network, podem ser conectados computadores, dispositivos Android e iPhones, sem a necessidade de instalar o aplicativo em outros aparelhos.

  1. Net Share-Partilha de ligação

    Net Share-Partilha de ligação

    Compatível com o Android 6 ou superior, este aplicativo cria um ponto de acesso móvel anônimo e indetectável, que permite compartilhar a conexão com outros dispositivos como se fosse um repetidor de Wi-Fi.

  2. Net Share - Extend a Wifi network to all devices

    Net Share – Extend a Wifi network to all devices

    Com o aplicativo Net Share, os usuários podem compartilhar o Wi-Fi com amigos ou potencializar a internet em locais com interferência de sinal, sem a necessidade de instalar o aplicativo em outros aparelhos.

Como excluir curtidas antigas no Instagram
Como excluir curtidas antigas no Instagram

Não importa o motivo, mas se você precisa excluir algumas curtidas antigas do seu Insta, confira as nossas dicas e veja como fazê-lo. Para quem usa o Instagram regularmente, certamente, curtiu um bom número de publicações, stories, páginas, etc, contudo, muitas vezes percebem…

Como pixelizar imagens no WhatsApp antes de enviá-las
Como pixelizar imagens no WhatsApp antes de enviá-las

Para você que precisa enviar uma foto pelo WhatsApp, mas deseja ocultar informações confidenciais ou privadas, veja como desfocá-la pixelizando o que não precisa ser mostrado. A todo momento, usuários do WhatsApp enviam e recebem imagens de seus contatos, porém, boa parte des…

Melhores aplicativos de cashback para baixar no Android
Melhores aplicativos de cashback para baixar no Android

Receba dinheiro de volta com os melhores apps de cashback no seu Android. O equilíbrio financeiro não passa apenas por pensar bem se devemos ou não gastar com bens e serviços que necessitamos, pois muitas vezes, precisamos realmente gastar nosso suado dinheiro. Pensando nessa…

Como saber se alguém está espionando o seu WhatsApp
Como saber se alguém está espionando o seu WhatsApp

Confira nossas dicas para descobrir e se prevenir contra possíveis espiões. O WhatsApp é considerado uma das maiores referências quando falamos em aplicativos de envio e recebimento de mensagens. Além dos seus recursos disponíveis, existem também uma série de funções extras c…

Como ocultar o último status online e visto no Instagram
Como ocultar o último status online e visto no Instagram

Quer navegar no Insta sem que ninguém perceba que você está online? Então, confira este tutorial que preparamos. Se você acessar o bate papo do Insta, você verá quem está online naquele momento e quando foi a última visualização tanto no chat quanto nas postagens, porém, cada…