Redes Wi-Fi públicas: dicas e conselhos para navegar com segurança

Imagem topo

Opção para economizar dados, o acesso através de redes Wi-Fi públicas pode apresentar vulnerabilidades. Felizmente, os riscos podem ser minimizados com precauções simples, que ajudam a preservar a privacidade de quem quer tirar proveito do Wi-Fi gratuito oferecido por shoppings, hotéis, aeroportos e outros estabelecimentos.

Principais riscos do acesso através de redes Wi-Fi públicas

Diferente das redes privadas, o Wi-Fi público dispensa autenticação para estabelecer conexão com a rede, que pode vir a ser alvo de hackers e malwares capazes de interceptar dados pessoais, senhas bancárias ou de contas em sites. Para evitar esse tipo de problema, sugerimos conferir as sugestões listadas abaixo.

1. Manter o sistema operacional atualizado

Antes de instalar um antivírus ou outras ferramentas de proteção no Android, vale fazer a lição de casa e manter o sistema Android sempre atualizado. Além de adicionar novos recursos, as atualizações costumam corrigir erros do sistema, tornando o dispositivo menos vulnerável a ataques hackers.

Sistema Android

2. Utilizar uma conexão VPN

Além de fornecer opção para navegar no modo anônimo e acessar páginas que não estão disponíveis no país, os serviços de VPN também são usados para aumentar a segurança durante a navegação, especialmente em redes Wi-Fi públicas. Para conhecer as melhores opções da categoria, recomendamos conferir a nossa coleção de VPN e proteção de dados.

3. Preferir páginas HTTPS

Os endereços de sites HTTPS são precedidos por um cadeado indicando que a conexão é segura. Esse tipo de página utiliza o protocolo SSL/TLS para criptografar dados, tornando a navegação mais segura.

Página segura

4. Desativar o compartilhamento de arquivos

Softwares maliciosos estão sempre à procura de brechas, portanto, convém desativar o compartilhamento de impressoras, arquivos e o acesso remoto para evitar possíveis ameaças.

Compartilhamento de arquivos

5. Sempre que possível, utilizar a verificação em duas etapas

A autenticação com dois fatores é utilizada por bancos, provedores de e-mail e outros serviços para impedir que operações online sejam realizadas por pessoas não autorizadas, mesmo que elas tenham acesso à sua senha.

Verificação em duas etapas

6. Evitar a realização de transações financeiras

Prevenir é sempre melhor que remediar: redes Wi-Fi públicas não são as melhores opções para acessar o internet banking ou realizar compras online. Nesses casos, o melhor é utilizar a conexão de dados ou aguardar até poder se conectar através de uma rede segura.

7. Desativar o Wi-Fi quando não estiver em uso

Ao adotar esse hábito, os usuários evitam que o dispositivo se conecte automaticamente a redes que não são seguras e ainda economizam a bateria do telefone. O ideal é ativar o Wi-Fi no momento que precisar navegar e desabilitá-lo ao finalizar a navegação.

Esperamos que tenha gostado das dicas e que, caso tenha outras sugestões, sinta-se à vontade para compartilhar nos comentários!

Melhores apps de nutrição para uma vida mais saudável
Melhores apps de nutrição para uma vida mais saudável

Use a tecnologia a seu favor e descubra os melhores aplicativos para manter a saúde em dia. Aplicativos voltados para a nutrição podem ser grandes aliados de quem está tentando manter uma vida mais saudável, sendo aconselhável para quem deseja fazer um processo de reeducação …

Como ver quem visualizou seus vídeos no Instagram
Como ver quem visualizou seus vídeos no Instagram

Hoje vamos descobrir se é possível ver os perfis que visualizaram seu vídeo no Insta. Uma das maiores redes sociais do mundo, o Instagram também é um universo visual encantador, onde histórias são contadas através de imagens, vídeos e sons únicos e interativos. Uma plataforma…

Melhores jogos tipo Hogwarts Legacy para Android
Melhores jogos tipo Hogwarts Legacy para Android

Encontre os melhores jogos similares ao incrível Hogwarts Legacy para o seu celular. Um dos mundos mais mágicos que já tivemos notícias é o mundo de Harry Potter, com bruxos, bruxas, técnicas de invisibilidade e de atravessar paredes, é um dos maiores universos dos cinemas e …

Como aparecer no explorar do Instagram
Como aparecer no explorar do Instagram

Aprenda neste artigo como aparecer no menu explorar do Insta e alcançar um público cada vez maior. Sabemos que o Instagram é uma das maiores plataformas de mídia social do mundo, onde pessoas de todos os tipos, preferências e partes do mundo podem compartilhar fotos e vídeos,…

Melhores autenticadores para aumentar a segurança do seu celular
Melhores autenticadores para aumentar a segurança do seu celular

Conheça os melhores apps autenticadores e garanta uma maior segurança para o seu smartphone. Segurança nunca é demais, ainda mais se estivermos falando da nossa vida online, local onde temos aplicativos de mensagens, e-mails e contas bancárias com dados que podem nos prejudic…