O que fazer para evitar o assédio no WhatsApp

Imagem 1 de O que fazer para evitar o assédio no WhatsApp

Quem utiliza o WhatsApp diariamente pode se deparar com mensagens de spam e diferentes formas de assédio vindas de números desconhecidos. Neste post, apresentamos algumas dicas úteis para evitar esse tipo de aborrecimento no popular aplicativo de mensagens.

1. Não aceitar videochamadas de números desconhecidos

Em tempos de pandemia, as chamadas de vídeo se tornaram mais comuns e, para evitar problemas de privacidade, a recomendação é não atender chamadas de números estranhos. Caso haja insistência, o número pode ser bloqueado através das configurações do WhatsApp.

2. Bloquear a câmera durante as chamadas de vídeo

Se a curiosidade for maior que o receio de atender a uma videochamada de origem desconhecida, a dica é desativar a câmera ou simplesmente usar o dedo para cobri-la até ter certeza de que a chamada é segura.

3. Não atender chamadas de números internacionais

Para dificultar a identificação, os spammers e assediadores costumam utilizar números de fora do país, portanto, é importante pensar duas vezes antes de atender a esse tipo de ligação no WhatsApp.

Imagem 2 de O que fazer para evitar o assédio no WhatsApp

4. Manter dados do perfil visíveis apenas para contatos

Nas configurações de privacidade, os usuários podem escolher entre mostrar a foto do perfil e outras informações a todos ou apenas para conhecidos. Para manter os dados pessoais a salvo de estranhos, recomenda-se selecionar a opção ‘Meus contatos’ em Configurações > Conta > Privacidade.

5. Impedir que pessoas adicionem você em grupos automaticamente

As configurações de privacidade do WhatsApp também permitem que os usuários determinem quem pode adicioná-los em grupos. Dessa forma, fica mais fácil evitar a participação em grupos com nomes ou conteúdos impróprios.

6. Usar o Telegram

O principal concorrente do WhatsApp apresenta alguns diferenciais: em vez de expor o número de telefone, quem utiliza o Telegram pode compartilhar apenas o nome de usuário para manter conversas pontuais ou bater papo com desconhecidos.

  1. WhatsApp Messenger

    WhatsApp Messenger

    O WhatsApp é um aplicativo de comunicação completo e gratuito que permite  bater papo, enviar vídeos, imagens e notas de áudio aos contatos, inclusive para números internacionais, sem cobranças de tarifas extras.

Como compartilhar sua tela no WhatsApp
Como compartilhar sua tela no WhatsApp

Se você precisa compartilhar sua tela do WhatsApp e ainda não sabe como realizar esta tarefa, continue neste artigo e confira como utilizar esta função do seu aplicativo de mensagens. O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados em todo mundo. Ter a disposição um app de mensag…

Como bloquear chamadas do WhatsApp no celular Android
Como bloquear chamadas do WhatsApp no celular Android

Se você não gosta de receber chamadas de áudio e de vídeo no WhatsApp, veja o que pode ser feito para ajudar nesse sentido com o nosso tutorial. As chamadas do WhatsApp e as videochamadas tornaram-se uma ferramenta de comunicação muito importante e utilizada com grande frequê…

Conheça o link de chamada do WhatsApp
Conheça o link de chamada do WhatsApp

Se você quer saber mais sobre o link do WhatsApp e ainda aprender como usá-lo, acabe com suas dúvidas nesse post que preparamos. O WhatsApp, buscando trazer melhorias para seus clientes, em breve disponibilizará para os usuários links para áudio e vídeo. Com este novo recurso…

WhatsApp: como fazer chamadas de voz e vídeo no PC
WhatsApp: como fazer chamadas de voz e vídeo no PC

Quem acessa o WhatsApp pelo computador já pode realizar chamadas de voz e vídeo através do cliente web ou aplicativo para PC. Para aprender a usar o recurso oferecido pelo popular mensageiro, continue lendo este tutorial. Pouco a pouco, a funcionalidade que habilita a realiza…

Como iniciar uma conversa secreta no Facebook Messenger
Como iniciar uma conversa secreta no Facebook Messenger

Quem prioriza a privacidade pode optar por manter conversas secretas do Messenger e enviar ou receber mensagens protegidas pela criptografia de ponta a ponta. A seguir, mostramos como tirar proveito deste recurso no Android. As conversas secretas do Messenger contam com cript…