Aplicativos permitem criar Deep Fakes no Android

Os deepfakes continuam em alta: a tecnologia que utiliza a Inteligência Artificial para substituir rostos em vídeos está ao alcance dos usuários e, neste post, mostramos como criar montagens realistas com a ajuda de aplicativos para Android.

Se usadas com fins de entretenimento, as ferramentas que dão origem aos deepfakes podem ser inofensivas, mas representam perigo nas mãos de indivíduos interessados em espalhar fake news e materiais constrangedores.

Para aqueles que querem apenas se divertir colocando o próprio rosto em fotos, GIFs, memes e vídeos para compartilhar com amigos e seguidores nas redes sociais, apresentamos um breve tutorial com o aplicativo REFACE e mais duas sugestões ao final deste artigo.

Criando deepfakes com o REFACE

Neste exemplo, a troca de rosto (face swap, em inglês) é feita com o aplicativo REFACE, que possibilita gerar montagens com trechos de filmes, séries de TV, memes e outros tipos de vídeos:

Antes de tirar a selfie, o usuário deve concordar com o fornecimento dos dados faciais, termos de uso e permitir o acesso à câmera do dispositivo.

imagem 2 de Aplicativos permitem criar Deep Fakes no Android

Com a selfie pronta, será possível escolher um vídeo ou GIF entre as opções na galeria do aplicativo e, em seguida, clicar em ‘Reface’ para que a ferramenta faça sua mágica.

imagem 3 de Aplicativos permitem criar Deep Fakes no Android

Se curtir o resultado, basta utilizar os botões na tela para salvar ou compartilhar com os contatos do WhatsApp, Instagram, Facebook e outros aplicativos populares.

imagem 4 de Aplicativos permitem criar Deep Fakes no Android

Para obter vídeos ainda mais convincentes, algumas dicas:

  • Na hora da selfie, escolher um local bem iluminado e, caso use óculos, tirá-los para facilitar o reconhecimento facial.
  • Dar preferência a vídeos com pessoas que possuam fisionomia semelhante à sua.
  • Tirar várias fotos com diferentes expressões faciais.
  1. REFACE: face swap videos

    REFACE: face swap videos

    Com o REFACE: face swap videos, os usuários podem criar memes originais com as próprias selfies. Os arquivos gerados podem ser baixados como GIFs ou vídeos.

  2. Morphin – CGI GIF Studio

    Morphin – CGI GIF Studio

    Lançado em 2018, o Morphin consegue gerar GIFs personalizados a partir de versões em 3D de memes populares, que podem ser compartilhados com amigos em outros aplicativos.

  3. Jokefaces - Fabricante de vídeo engraçado

    Jokefaces – Fabricante de vídeo engraçado

    O Joke Faces reúne vídeos de várias categorias, que podem ser usados na criação de montagens divertidas com indivíduos ou grupos. Os conteúdos ainda podem ser salvos como GIFs ou vídeos em alta resolução.

Como criar um slideshow com música no Android
Como criar um slideshow com música no Android

O que acha de reunir aquelas fotos de momentos especiais em um slideshow com sua música favorita tocando ao fundo? Neste post, mostramos como criar apresentações surpreendentes para compartilhar com amigos ou em suas redes sociais. Muitas coisas que antes só podiam ser feitas…

Melhores aplicativos para editar fotos no Android
Melhores aplicativos para editar fotos no Android

Criar colagens perfeitas, transformar fotos em obras de arte ou monetizar imagens originais? Neste post, apresentamos aplicativos recheados de recursos e que podem fazer toda a diferença na hora de editar suas fotos. Em alguns momentos, bastam pequenos retoques; em outros, po…

Aplicativos permitem criar Deep Fakes no Android
Aplicativos permitem criar Deep Fakes no Android

Os deepfakes continuam em alta: a tecnologia que utiliza a Inteligência Artificial para substituir rostos em vídeos está ao alcance dos usuários e, neste post, mostramos como criar montagens realistas com a ajuda de aplicativos para Android. Se usadas com fins de entretenimen…