Como calibrar a tela touchscreen do Android

imagem topo

Com o passar do tempo, a touchscreen pode começar a falhar e, como resultado, a resposta aos comandos de toque pode ficar muito lenta. Antes de enviar o aparelho para a manutenção ou comprar um celular novo, pode ser uma boa ideia calibrar a tela (touch) do Android para corrigir possíveis problemas.

Se o erro não estiver relacionado a um problema de hardware, calibrar pode ser a solução para ajustar a sensibilidade da touchscreen em smartphones protegidos por película, um acessório capaz de afetar a performance da tela, ou reparar falhas que geram “toques fantasma”, por exemplo.

Mas, antes de começar, é importante verificar se a tela está funcionando corretamente. A realização desse procedimento varia de acordo com a versão do Android.

Testando a tela

No Android 5.0 Lollipop e versões anteriores: em dispositivos antigos, utilizar o código secreto *#*#2664#*#* para acessar a ferramenta nativa e testar a tela.

A partir do Android 6.0: a análise pode ser feita com a ajuda de diversos aplicativos disponíveis na Play Store, como o Touch Screen Test.

Na tela azul, o usuário pode tocar ou deslizar o dedo sobre a tela. Os movimentos são marcados em branco e tons de cinza que indicam a pressão de cada toque, possibilitando assim verificar a ocorrência de atrasos ou toques fantasma em qualquer local.

imagem 2 de Como calibrar a tela touchscreen do Android

Calibrando a precisão do toque

Enquanto o Android 5.0 e versões anteriores contam com ferramenta integrada que testa e calibra a tela, essas tarefas podem ser cumpridas por aplicativos como o Calibrar Touchscreen em aparelhos mais modernos.

Após a instalação, basta abrir o app e clicar no botão azul “Calibrar” para realizar uma série de testes que indicarão a precisão de toques únicos, duplos, longos, deslize, pinça e zoom.

imagem 3 de Como calibrar a tela touchscreen do Android

Ao final, uma mensagem avisará sobre a conclusão do procedimento e solicitará que o aparelho seja reiniciado para que as correções sejam aplicadas.

imagem 4 de Como calibrar a tela touchscreen do Android

  1. Touch Screen Test

    Touch Screen Test

    O Touch Screen Test é um teste rápido que permite diagnosticar falhas e problemas com a tela sensível ao toque.

  2. Calibrar Touchscreen

    Calibrar Touchscreen

    Com a ajuda desta ferramenta, os usuários podem calibrar a tela touchscreen para corrigir possíveis problemas e otimizar a detecção dos toques na tela.

Melhores apps de nutrição para uma vida mais saudável
Melhores apps de nutrição para uma vida mais saudável

Use a tecnologia a seu favor e descubra os melhores aplicativos para manter a saúde em dia. Aplicativos voltados para a nutrição podem ser grandes aliados de quem está tentando manter uma vida mais saudável, sendo aconselhável para quem deseja fazer um processo de reeducação …

Como ver quem visualizou seus vídeos no Instagram
Como ver quem visualizou seus vídeos no Instagram

Hoje vamos descobrir se é possível ver os perfis que visualizaram seu vídeo no Insta. Uma das maiores redes sociais do mundo, o Instagram também é um universo visual encantador, onde histórias são contadas através de imagens, vídeos e sons únicos e interativos. Uma plataforma…

Melhores jogos tipo Hogwarts Legacy para Android
Melhores jogos tipo Hogwarts Legacy para Android

Encontre os melhores jogos similares ao incrível Hogwarts Legacy para o seu celular. Um dos mundos mais mágicos que já tivemos notícias é o mundo de Harry Potter, com bruxos, bruxas, técnicas de invisibilidade e de atravessar paredes, é um dos maiores universos dos cinemas e …

Como aparecer no explorar do Instagram
Como aparecer no explorar do Instagram

Aprenda neste artigo como aparecer no menu explorar do Insta e alcançar um público cada vez maior. Sabemos que o Instagram é uma das maiores plataformas de mídia social do mundo, onde pessoas de todos os tipos, preferências e partes do mundo podem compartilhar fotos e vídeos,…

Melhores autenticadores para aumentar a segurança do seu celular
Melhores autenticadores para aumentar a segurança do seu celular

Conheça os melhores apps autenticadores e garanta uma maior segurança para o seu smartphone. Segurança nunca é demais, ainda mais se estivermos falando da nossa vida online, local onde temos aplicativos de mensagens, e-mails e contas bancárias com dados que podem nos prejudic…