Como reativar o backup de imagens do WhatsApp e outros apps no Google Fotos

imagem topo

O compartilhamento de imagens e vídeos aumentou consideravelmente durante a pandemia da COVID-19 e, para economizar recursos da internet, o Google decidiu desativar o backup automático e sincronização das pastas de aplicativos terceiros no Google Fotos. Neste post, mostramos como reabilitar o recurso manualmente.

Por padrão, Google Fotos fazia cópias de segurança de todas as fotos e vídeos armazenados no dispositivo automaticamente. Contudo, o backup de pastas de aplicativos como WhatsApp, Instagram e Telegram foi desativado como medida para evitar a sobrecarga da internet, motivo que também levou plataformas de streaming como o Netflix a reduzir temporariamente a qualidade de vídeo em meio à quarentena.

Para voltar a salvar as mídias das pastas de aplicativos terceiros na nuvem do Google, o usuário pode reverter o processo e reativar o backup e sincronização, conforme descrito a seguir:

  • Abrir o Google Fotos e clicar em ‘Biblioteca’, na parte inferior da tela;
  • Localizar ‘Fotos no dispositivo’ e tocar em ‘Ver tudo’;
  • As pastas nas quais o backup está desativado são exibidas com o ícone da nuvem riscado e a pasta desejada deve ser selecionada;
  • Na tela que se abre, deslizar para a direita o botão ao lado de ‘Backup e sincronização’.

imagem 2 de Como reativar o backup de imagens do WhatsApp e outros apps no Google Fotos
O backup também pode ser reativado nas Configurações do Google Fotos > Backup e sincronização > Fazer backup das pastas do dispositivo, onde será possível ativar o backup para apenas algumas ou todas as pastas de aplicativos instalados no dispositivo.

imagem 3 de Como reativar o backup de imagens do WhatsApp e outros apps no Google Fotos

  1. Google Fotos

    Google Fotos

    O aplicativo de fotos do Google conta com interface amigável e permite realizar o backup automático de imagens e vídeos armazenados no Android.

Como extrair o arquivo APK de qualquer app instalado no Android
Como extrair o arquivo APK de qualquer app instalado no Android

Quando baixados através do Google Play, os aplicativos são instalados sem que o usuário tenha acesso ao APK (Android Package), que é o arquivo que armazena todas as informações necessárias para instalar e executar um aplicativo no Android. Felizmente, os métodos para extrair …

Como mover as fotos salvas no Android para o cartão de memória
Como mover as fotos salvas no Android para o cartão de memória

Com um smartphone na mão, muita gente não resiste e aproveita para tirar fotos e selfies em vários momentos do dia. Nesses casos, o cartão SD pode ser a solução para salvar imagens, sem comprometer o armazenamento interno do Android. O cartão microSD é aceito pela maioria dos…

WhatsApp: como encontrar as mensagens de voz no Android
WhatsApp: como encontrar as mensagens de voz no Android

Quem utiliza o WhatsApp provavelmente envia e recebe mensagens de voz através do mensageiro e pode ter dificuldade para localizar um áudio específico em uma conversa longa. Neste post, mostramos como acessar esse tipo de arquivo rapidamente no Android. Os arquivos de mídia do…