Por que o Android começa a ficar lento e o que fazer quando isso acontece

imagem topo

Mesmo os dispositivos mais potentes acabam apresentando sinais de cansaço com o passar do tempo, mas há casos em que a lentidão pode ser contornada – ou até corrigida – com ações relativamente simples. Para identificar os problemas mais comuns e saber como lidar com eles a qualquer momento, confira as dicas a seguir.

As atualizações do sistema não são compatíveis com o smartphone antigo

Ao sair da fábrica, o dispositivo traz consigo a versão mais recente do sistema Android. Eventualmente, o fabricante pode liberar uma atualização com novos recursos, mas não há garantias de que a instalação desse novo update deixará o smartphone mais rápido.

O que fazer

Aqui a escolha é entre velocidade e funcionalidade. Se o aparelho em questão for um celular básico e que ainda funciona sem grandes problemas, faz sentido manter o sistema instalado de fábrica. Contudo, é importante ter em mente que, quanto mais obsoleto for o sistema operacional, maior será a quantidade de aplicativos incompatíveis.

imagem 2 de Por que o Android começa a ficar lento e o que fazer quando isso acontece

Usuários mais experientes podem ainda optar por versões alternativas e mais leves do sistema padrão, a exemplo do LineageOS, antes de decidir pela compra de um dispositivo mais moderno.

Aplicativos que não são compatíveis com smartphones mais antigos

Enquanto os desenvolvedores se esforçam para otimizar seus programas, muitos desses aplicativos passam a ocupar mais espaço na memória, apresentar travamentos constantes ou até mesmo deixam de funcionar em versões mais antigas do Android.

O que fazer

Evitar a instalação de atualizações automáticas pode resolver o problema, mas não é sempre que esse truque funciona. Quando for o caso, o melhor a fazer é verificar se existe uma versão ‘Lite’ dos aplicativos desejados, que são utilitários mais leves e projetados para rodar em dispositivos básicos.

Apps que rodam em segundo plano e consomem muitos recursos

Muitos dos aplicativos instalados no smartphone permanecem em execução, mesmo quando não estão sendo utilizados pelos usuários. Além disso, wallpapers e widgets na tela inicial seguem consumindo recursos do sistema.

O que fazer

Desativar papéis de parede animados, widgets e o que não for realmente necessário é um bom começo, mas dá para ir um pouco além e desinstalar manualmente programas que não estão em uso ou utilizar ferramentas como o Greenify, que permite gerenciar tarefas executadas em segundo plano.

O smartphone está com a memória cheia

Uma das consequências do armazenamento interno cheio é a lentidão. Para obter um desempenho satisfatório, convém manter ao menos 25% do espaço em disco livre.

O que fazer

Se o aparelho contar com armazenamento externo, a dica é transferir o que for possível para o cartão SD, desde programas a arquivos como músicas, vídeos e imagens. Outras possibilidades incluem aproveitar os serviços de armazenamento em nuvem para ‘desafogar’ a memória interna e, sempre que possível, limpar o cache do Android.

  1. Greenify

    Greenify

    O Greenify permite gerenciar as funções do Android, colocar aplicativos que funcionam em segundo plano para hibernar, testar aplicativos experimentais, configurar notificações e, ainda, incrementar o desempenho do dispositivo móvel.

Como extrair o arquivo APK de qualquer app instalado no Android
Como extrair o arquivo APK de qualquer app instalado no Android

Quando baixados através do Google Play, os aplicativos são instalados sem que o usuário tenha acesso ao APK (Android Package), que é o arquivo que armazena todas as informações necessárias para instalar e executar um aplicativo no Android. Felizmente, os métodos para extrair …

Como mover as fotos salvas no Android para o cartão de memória
Como mover as fotos salvas no Android para o cartão de memória

Com um smartphone na mão, muita gente não resiste e aproveita para tirar fotos e selfies em vários momentos do dia. Nesses casos, o cartão SD pode ser a solução para salvar imagens, sem comprometer o armazenamento interno do Android. O cartão microSD é aceito pela maioria dos…

WhatsApp: como encontrar as mensagens de voz no Android
WhatsApp: como encontrar as mensagens de voz no Android

Quem utiliza o WhatsApp provavelmente envia e recebe mensagens de voz através do mensageiro e pode ter dificuldade para localizar um áudio específico em uma conversa longa. Neste post, mostramos como acessar esse tipo de arquivo rapidamente no Android. Os arquivos de mídia do…