Por que o Android começa a ficar lento e o que fazer quando isso acontece

imagem topo

Mesmo os dispositivos mais potentes acabam apresentando sinais de cansaço com o passar do tempo, mas há casos em que a lentidão pode ser contornada – ou até corrigida – com ações relativamente simples. Para identificar os problemas mais comuns e saber como lidar com eles a qualquer momento, confira as dicas a seguir.

As atualizações do sistema não são compatíveis com o smartphone antigo

Ao sair da fábrica, o dispositivo traz consigo a versão mais recente do sistema Android. Eventualmente, o fabricante pode liberar uma atualização com novos recursos, mas não há garantias de que a instalação desse novo update deixará o smartphone mais rápido.

O que fazer

Aqui a escolha é entre velocidade e funcionalidade. Se o aparelho em questão for um celular básico e que ainda funciona sem grandes problemas, faz sentido manter o sistema instalado de fábrica. Contudo, é importante ter em mente que, quanto mais obsoleto for o sistema operacional, maior será a quantidade de aplicativos incompatíveis.

imagem 2 de Por que o Android começa a ficar lento e o que fazer quando isso acontece

Usuários mais experientes podem ainda optar por versões alternativas e mais leves do sistema padrão, a exemplo do LineageOS, antes de decidir pela compra de um dispositivo mais moderno.

Aplicativos que não são compatíveis com smartphones mais antigos

Enquanto os desenvolvedores se esforçam para otimizar seus programas, muitos desses aplicativos passam a ocupar mais espaço na memória, apresentar travamentos constantes ou até mesmo deixam de funcionar em versões mais antigas do Android.

O que fazer

Evitar a instalação de atualizações automáticas pode resolver o problema, mas não é sempre que esse truque funciona. Quando for o caso, o melhor a fazer é verificar se existe uma versão ‘Lite’ dos aplicativos desejados, que são utilitários mais leves e projetados para rodar em dispositivos básicos.

Apps que rodam em segundo plano e consomem muitos recursos

Muitos dos aplicativos instalados no smartphone permanecem em execução, mesmo quando não estão sendo utilizados pelos usuários. Além disso, wallpapers e widgets na tela inicial seguem consumindo recursos do sistema.

O que fazer

Desativar papéis de parede animados, widgets e o que não for realmente necessário é um bom começo, mas dá para ir um pouco além e desinstalar manualmente programas que não estão em uso ou utilizar ferramentas como o Greenify, que permite gerenciar tarefas executadas em segundo plano.

O smartphone está com a memória cheia

Uma das consequências do armazenamento interno cheio é a lentidão. Para obter um desempenho satisfatório, convém manter ao menos 25% do espaço em disco livre.

O que fazer

Se o aparelho contar com armazenamento externo, a dica é transferir o que for possível para o cartão SD, desde programas a arquivos como músicas, vídeos e imagens. Outras possibilidades incluem aproveitar os serviços de armazenamento em nuvem para ‘desafogar’ a memória interna e, sempre que possível, limpar o cache do Android.

  1. Greenify

    Greenify

    O Greenify permite gerenciar as funções do Android, colocar aplicativos que funcionam em segundo plano para hibernar, testar aplicativos experimentais, configurar notificações e, ainda, incrementar o desempenho do dispositivo móvel.

Como transferir as imagens do Google Fotos para o iCloud
Como transferir as imagens do Google Fotos para o iCloud

Para você que mantém suas imagens no Google Fotos e quer transferi-las para o iCloud e não sabe como, criamos um tutorial explicando como executar essa tarefa. É muito comum usuários de um sistema operacional despertarem o interesse em migrar para outra plataforma ou até mesm…

Como Baixar Vídeos do Telegram no Android
Como Baixar Vídeos do Telegram no Android

Para você que costuma receber diversos vídeos no Telegram e ainda não sabe como baixá-los, continue nesse artigo e confira o tutorial que preparamos. Quem utiliza com frequência aplicativos de mensagens instantâneas sabe que estes apps já não são apenas plataformas de bate-pa…

Como salvar o áudio do WhatsApp no ​​Android
Como salvar o áudio do WhatsApp no ​​Android

Quer saber como baixar o áudio do WhatsApp no Android? Fique neste artigo e confira nosso tutorial. Muitas vezes precisamos guardar um áudio importante que recebemos no WhatsApp, mas deixamos apenas nos arquivos do aplicativo por não saber como baixá-los para o smartphone. Qu…

Como salvar fotos do WhatsApp na galeria do Android
Como salvar fotos do WhatsApp na galeria do Android

Recebeu aquela foto bacana no WhatsApp e ainda não sabe como guardar na galeria do Android? Fique tranquilo! Neste artigo mostraremos como realizar esta tarefa. O WhatsApp se tornou a forma mais popular de enviar vídeos e fotos para nossos contatos, mas, o que muitos não sabe…

Como extrair o arquivo APK de qualquer app instalado no Android
Como extrair o arquivo APK de qualquer app instalado no Android

Quando baixados através do Google Play, os aplicativos são instalados sem que o usuário tenha acesso ao APK (Android Package), que é o arquivo que armazena todas as informações necessárias para instalar e executar um aplicativo no Android. Felizmente, os métodos para extrair …