Messenger Rooms: Nova ferramenta do Facebook para videochamadas com até 50 participantes

imagem topo

O novo recurso do Messenger permite a realização de videochamadas em grupo e surge como aposta do Facebook para concorrer com outros aplicativos de videoconferências como Zoom, Houseparty e Skype.

Ao apresentar o Messenger Rooms em seu blog, o Facebook destacou o aumento na quantidade de videochamadas realizadas no Messenger e WhatsApp em vários países desde o início da quarentena provocada pelo novo coronavírus.

Nesse contexto, as chamadas ‘salas’ ampliam as possibilidades da plataforma, que passa a fornecer suporte para chamadas de vídeo em grupo, sem limite de tempo e com a participação de qualquer pessoa, mesmo que não possua uma conta na rede social.

Como funcionam as Salas do Messenger

As Salas do Messenger pretendem comportar até 50 pessoas (administrador + 49 convidados) e podem ser abertas a todos ou trancadas. As configurações oferecem ao criador o controle da privacidade e incluem opções para bloquear ou remover participantes indesejados a qualquer momento.

Outro detalhe interessante está relacionado ao acesso, que pode se dar através de link compartilhável via rede social, e-mail ou aplicativo de mensagem. Quem recebe o link pode entrar na sala através do navegador com apenas um clique.

imagem 2 de Messenger Rooms Chamadas em grupo e videoconferências com até 50 pessoas

Os usuários do aplicativo Messenger ainda podem se divertir com filtros de Realidade Aumentada (AR) e fundos em 360 graus.

Como usar as Salas do Messenger

As salas podem ser acessadas por qualquer pessoa, mas precisam ser criadas a partir do aplicativo por quem tem uma conta na rede social. Quando disponível, a criação da sala é simples:

  • Na página de chats, localizar o botão ‘Criar sala’ e clicar nele;
  • A seguir, será possível escolher o tipo de sala, definir as configurações de privacidade e o horário de início da videochamada;
  • Para finalizar, basta selecionar e convidar os participantes.

A princípio, a ferramenta foi liberada em alguns países, com a promessa de expansão para outras regiões nas próximas semanas.

  1. Messenger

    Messenger

    O Messenger permite enviar mensagens de voz, adicionar e compartilhar fotos, enviar mensagens individuais ou em grupo e compartilhar a localização com amigos.

  2. Messenger Lite: ligações e mensagens gratuitas

    Messenger Lite: ligações e mensagens gratuitas

    A versão lite do Messenger possibilita o contato com os amigos, o compatilhamento de mensagens, fotos e links, sem acabar com os recursos do Android.

WhatsApp: como enviar stickers animados com áudio
WhatsApp: como enviar stickers animados com áudio

As figurinhas animadas se tornaram itens essenciais para usuários do WhatsApp, mas muitos ainda não sabem que esses adesivos podem ser incrementados com efeitos sonoros divertidos. Para saber mais a respeito, continue lendo este post. Por padrão, as figurinhas animadas do Wha…

Como receber alertas de acessos não reconhecidos no Facebook
Como receber alertas de acessos não reconhecidos no Facebook

Usuários do Facebook podem configurar o recebimento de alertas sempre que ocorrer uma tentativa de login em dispositivo ou navegador web não reconhecido. A seguir, mostramos como tirar proveito desse recurso para aumentar a segurança da conta na rede social. O Facebook conta …

O que é Slack e como usá-lo no Android
O que é Slack e como usá-lo no Android

O Slack é uma ferramenta de comunicação corporativa utilizada por empresas e organizações de todo o mundo. Para conhecer as funcionalidades oferecidas pelo aplicativo, continue lendo este post. Slack O Slack é uma plataforma intuitiva, configurável e que pode ser integrada a …

Como salvar os áudios do WhatsApp no PC ou Android
Como salvar os áudios do WhatsApp no PC ou Android

Recebeu um áudio importante no WhatsApp e quer baixar para reproduzir no PC ou compartilhar por e-mail? Neste tutorial, trazemos métodos simples para salvar mensagens de voz em poucos passos. Salvando mensagens de voz do WhatsApp Web ou Desktop Esta é uma alternativa interess…