O Messenger não está funcionando? Confira soluções para os problemas mais comuns

imagem topo

Desde que foi lançado em 2008, o então Facebook Chat passou por diversas transformações e deixou de ser uma ferramenta limitada ao envio de textos para se tornar o Messenger, um aplicativo independente e recheado de recursos, mas que também foi alvo de críticas pelo alto consumo da bateria e ocorrência de eventuais erros. Felizmente, alguns dos problemas mais frequentes contam com soluções simples, como as dicas apresentadas a seguir.

Problema 1: o app não envia ou recebe mensagens

A primeira coisa a fazer é eliminar a hipótese de problemas com a rede certificando-se de que o dispositivo está conectado à internet. Persistindo a situação, experimente sair do aplicativo e fazer login novamente.

Caso não seja um problema de conexão, é possível que o Messenger esteja fora do ar, o que pode ser confirmado através de sites como o Downdetector, que fornece relatórios sobre interrupções e falhas no serviço.

Downdetector

Tudo certo com internet e app, mas as mensagens ainda não aparecem? Nesse caso, é hora de abrir a Play Store > Meus apps e jogos > Messenger e verificar se há uma atualização pendente. Se a resposta for positiva, basta clicar no botão ‘Atualizar’ para instalar a versão mais recente e conferir se tudo foi resolvido.

Botão Atualizar

Se nada disso adiantar, considere eliminar os dados e cache em Configurações > Aplicativos > Messenger > Armazenamento > Limpar dados. Vale lembrar que essa ação exclui permanentemente dados armazenados no dispositivo.

Limpar dados e cache

Problema 2: o Facebook Messenger não está funcionando

Antes de uma ação mais drástica, a dica é reiniciar o aparelho e acessar o aplicativo novamente. Caso não obtenha êxito, experimente verificar no Google Play se o Messenger está atualizado. Em última instância, a opção pode ser deletar e reinstalar o aplicativo.

Problema 3: o Messenger deixa o telefone muito lento

O envio de notificações e as atualizações constantes do app consomem muitos recursos e podem prejudicar o desempenho do aparelho. Mas, antes de desinstalá-lo, o usuário pode efetuar algumas alterações nas configurações, tais como:

Desativar as notificações em Configurações > Aplicativos > Notificações > Bloquear;

Em celulares mais modernos (Android O e versões posteriores), também é possível impedir que o aplicativo rode em segundo plano para economizar a bateria.

Acha que o problema não foi totalmente resolvido? Então, talvez seja interessante testar o Messenger Lite, que é uma versão oficial e mais leve do mensageiro do Facebook.

  1. Messenger

    Messenger

    O Messenger é um aplicativo de comunicação que concentra as mensagens SMS e do Facebook em apenas um lugar e permite enviar mensagens individuais ou em grupo, adicionar e compartilhar a própria localização.

  2. Messenger Lite: ligações e mensagens gratuitas

    Messenger Lite: ligações e mensagens gratuitas

    Messenger Lite é um mensageiro leve que permite compartilhar mensagens, fotos e links com amigos, sem acabar com os recursos do Android

Como compartilhar sua tela no WhatsApp
Como compartilhar sua tela no WhatsApp

Se você precisa compartilhar sua tela do WhatsApp e ainda não sabe como realizar esta tarefa, continue neste artigo e confira como utilizar esta função do seu aplicativo de mensagens. O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados em todo mundo. Ter a disposição um app de mensag…

Como bloquear chamadas do WhatsApp no celular Android
Como bloquear chamadas do WhatsApp no celular Android

Se você não gosta de receber chamadas de áudio e de vídeo no WhatsApp, veja o que pode ser feito para ajudar nesse sentido com o nosso tutorial. As chamadas do WhatsApp e as videochamadas tornaram-se uma ferramenta de comunicação muito importante e utilizada com grande frequê…

Conheça o link de chamada do WhatsApp
Conheça o link de chamada do WhatsApp

Se você quer saber mais sobre o link do WhatsApp e ainda aprender como usá-lo, acabe com suas dúvidas nesse post que preparamos. O WhatsApp, buscando trazer melhorias para seus clientes, em breve disponibilizará para os usuários links para áudio e vídeo. Com este novo recurso…

WhatsApp: como fazer chamadas de voz e vídeo no PC
WhatsApp: como fazer chamadas de voz e vídeo no PC

Quem acessa o WhatsApp pelo computador já pode realizar chamadas de voz e vídeo através do cliente web ou aplicativo para PC. Para aprender a usar o recurso oferecido pelo popular mensageiro, continue lendo este tutorial. Pouco a pouco, a funcionalidade que habilita a realiza…

Como iniciar uma conversa secreta no Facebook Messenger
Como iniciar uma conversa secreta no Facebook Messenger

Quem prioriza a privacidade pode optar por manter conversas secretas do Messenger e enviar ou receber mensagens protegidas pela criptografia de ponta a ponta. A seguir, mostramos como tirar proveito deste recurso no Android. As conversas secretas do Messenger contam com cript…