Coronavírus: 5 aplicativos para cuidar da saúde mental durante a pandemia
Enquanto a batalha para conter o avanço da COVID-19 continua, quem precisa ficar em casa pode contar com os aplicativos de bem-estar para lidar com os desafios do isolamento social.
O autocuidado é fundamental não apenas para diminuir o risco de contágio com o novo coronavírus, mas também para enfrentar o estresse psicológico neste momento de pandemia. Pensando nisso, selecionamos cinco apps que utilizam diferentes métodos e técnicas para proteger e melhorar a saúde mental.
7 Cups of Tea
O 7 Cups conecta usuários e ouvintes dispostos a fornecer apoio emocional anônimo e aconselhamento gratuito, além de exercícios, vídeos, fóruns de discussão e opção para fazer terapia online com profissionais licenciados.
Lojong: Treine sua mente com práticas de meditação
O Lojong reúne vários métodos de meditação guiada, vídeos animados, timer para cronometrar o período de meditação/silêncio e outros recursos pensados para estimular a atenção plena e reduzir a ansiedade.
Calm – Meditate, Sleep, Relax
As seções de meditação guiadas oferecidas pelo Calm possuem entre 3 e 25 minutos e estão distribuídas em categorias como alívio da ansiedade, sono profundo e mudança de hábitos. As funcionalidades ainda incluem histórias para dormir, exercícios de respiração e meditação livre.
Querida Ansiedade
O Querida Assistente tem como propósito informar, esclarecer e proporcionar formas mais saudáveis de conviver com a ansiedade. Para tanto, o aplicativo utiliza áudios, vídeos e exercícios práticos de meditação e escrita terapêutica que ajudam a entender o funcionamento da ansiedade e a focar no momento presente para desenvolver bons hábitos.
Cíngulo: Terapia Guiada
Idealizado pelos psiquiatras Diogo Lara e Gustavo Ottoni, o Cíngulo é uma plataforma que pode ser utilizada individualmente ou como complemento na psicoterapia e sessões de autoconhecimento com coach. Ao baixar o aplicativo, os usuários têm acesso a algumas sessões gratuitas, técnicas de SOS que auxiliam em momentos de crises emocionais agudas e problemas de insônia, além do diário emocional que permite registrar momentos e refletir sobre aprendizados diários.