COVID-19: Receba informações do robô da Organização Mundial de Saúde no WhatsApp

imagem topo

Em uma iniciativa para evitar a desinformação e combater o pânico provocado pelas notícias falsas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou um bot oficial que fornece atualizações sobre a pandemia do coronavírus através do WhatsApp.

Informação segura no WhatsApp

Com o objetivo de facilitar o acesso à informação e o compartilhamento de dados confiáveis, a OMS anunciou a parceria com o WhatsApp e Facebook para lançar o chatbot. A organização considerou os históricos de pesquisas, perguntas frequentes em coletivas e artigos para solucionar dúvidas e fornecer informações relevantes sobre o novo coronavírus.

No primeiro momento, o robô da OMS envia mensagens automáticas apenas em inglês, mas existe a intenção de disponibilizar o serviço em mais idiomas nas próximas semanas. Enquanto isso não acontece, quem não compreende a língua inglesa pode aproveitar o Google Tradutor para traduzir os conteúdos recebidos.

Assim que o robô é adicionado aos contatos, os usuários passam a ter acesso às informações e orientações da OMS que aparecem listadas no menu de opções: números atualizados sobre o avanço da pandemia, dicas de proteção, respostas para dúvidas comuns, seção dedicada a derrubar mitos sobre a COVID-19, recomendações para viajantes e opções para compartilhar o link oficial do bot com amigos ou realizar doações para a entidade de saúde.

Como adicionar o bot da OMS no WhatsApp

A primeira opção é adicionar o número +41798931892 aos contatos e enviar uma mensagem.

Outra possibilidade é proceder conforme descrito abaixo:

  • Na página com a palavra ‘join’, clicar no botão ‘Enviar’ para participar da conversa.
  • A conversa será aberta dentro do WhatsApp.

Bot OMS

Para selecionar as informações, basta enviar o emoji exibido ao lado do tópico desejado.

Além das informações relacionadas à doença, o bot também fornece links para coletivas realizadas pela organização, artigos e notícias que podem ser compartilhadas com os contatos dentro do mensageiro.

  1. WhatsApp Messenger

    WhatsApp Messenger

    O WhatsApp permite enviar mensagens, vídeos, imagens e notas de áudio aos contatos, inclusive para números internacionais, sem cobranças de tarifas extras.

Como corrigir o erro “Aguardando essa mensagem” no WhatsApp
Como corrigir o erro “Aguardando essa mensagem” no WhatsApp

Se o WhatsApp estiver tirando você do sério com o atraso na chegada das mensagens, não deixe conferir este tutorial com dicas para resolver esse problema. Vez por outra, o WhatsApp nos surpreende com o aviso “Aguardando mensagens”, uma notificação gerada por alguma falha na c…

Como descobrir se alguém bloqueou você no Telegram
Como descobrir se alguém bloqueou você no Telegram

Se você acredita que alguém bloqueou você no Telegram, confira as dicas a seguir para confirmar ou desfazer suas suspeitas em poucos instantes. Enquanto tenta oferecer a melhor experiência para os usuários, a plataforma do Telegram oferece recursos de segurança e privacidade …

Saiba com qual nome seu contato foi salvo no WhatsApp
Saiba com qual nome seu contato foi salvo no WhatsApp

Já quis saber com qual nome os seus amigos salvaram seu contato no WhasApp? Para matar a curiosidade, basta conferir a dica deste post. Muitas vezes, os números de telefone são salvos com o primeiro nome do contato, mas quando se faz necessário diferenciar pessoas que possuem…

Descubra como usar o spoiler na nova formatação do Telegram
Descubra como usar o spoiler na nova formatação do Telegram

Quando se trata de novos recursos, poucos aplicativos conseguem competir com o Telegram. Desta vez, mostraremos como funciona o “Spoiler”, um recurso de formatação que promete incrementar as conversas mantidas através do popular mensageiro instantâneo. O que são spoilers do T…