Coronavírus: confira notícias atualizadas e proteja-se com os melhores apps para Android

imagem topo

No fim do ano passado, o primeiro caso envolvendo o novo agente do coronavírus foi relatado na China. Desde então, o vírus se tornou uma preocupação global e, como não poderia deixar de ser, reunimos neste post sugestões de aplicativos para acompanhar as notícias e obter informações sobre a doença.

Coronavírus – visão geral

Identificada na década de 1960, a família coronavírus (CoV) inclui os tipos alpha 229E e NL63, e beta OC43 e HKU1. Essas variações são consideradas comuns entre humanos e podem atingir indivíduos de todas as idades, com as crianças pequenas sendo mais propensas.

A mutação encontrada pela primeira vez em Wuhan, uma das dez maiores cidades da China, recebeu o nome de SARS-CoV-2 (abreviação para ‘síndrome respiratória aguda grave – coronavírus 2’), enquanto a sigla COVID-19 (‘corona’, ‘vírus’ e ‘doença’, com ’19’ para o ano) se refere à doença provocada pelo SARS-CoV-2.

O Site da Organização Mundial de Saúde (OMS) atualmente conta com seções dedicadas a solucionar dúvidas e fornecer notícias atualizadas sobre a doença. O conteúdo não está disponível em português, mas pode ser acessado com a ajuda do Google Tradutor e ferramentas similares.

Alerta de SOS e categoria na Play Store

As medidas tomadas pelo Google para evitar que notícias falsas se espalhem incluem a exibição do ‘Alerta de SOS’ com notícias de fontes confiáveis e atualizações locais que podem ser compartilhadas diretamente, tanto no PC quanto em dispositivos móveis.

Busca Google

A ferramenta Google Trends, que mostra os termos mais populares na busca do Google, também recebeu uma página com estatísticas sobre pesquisas relacionadas ao coronavírus.

Google Trends

Na Play Store, a seção ‘Coronavírus: fique bem informado’ dá acesso a aplicativos com notícias, informações e conteúdos fiáveis em português.

Google Play Coronavírus

Aplicativos úteis

Entre as opções para obter atualizações sobre os casos de COVID-19 no Brasil e no mundo, estão a plataforma de notícias do Google e Twitter. Para quem compreende o idioma inglês, as sugestões são os aplicativos da BBC e News360.

Para monitorar a confirmação de novos casos em tempo real, a dica é recorrer às páginas Healthmap e experience.arcgis, que mapeiam o avanço da doença em diferentes países.

Coronavírus – SUS

O Ministério da Saúde disponibilizou para Android e iOS o aplicativo com dicas de proteção e prevenção, informações e notícias sobre a doença. Os usuários ainda podem responder a perguntas e informar possíveis sintomas para obter orientações e encontrar atendimento em uma unidade de saúde próxima, se necessário.

  1. Google Notícias: notícias do Brasil e do mundo

    Google Notícias: notícias do Brasil e do mundo

    Adaptável a vários tipos de dispositivos e níveis de conexão, este aplicativo dá acesso a informações publicadas em diversos jornais e revistas do mundo, com notícias divididas por categorias, opção para marcar os favoritos e ler artigos offline.

  2. Twitter

    Twitter

    O Twitter permite acompanhar tópicos em alta, ler notícias, seguir celebridades e influencers, compartilhar conteúdos com amigos e muito mais.

  3. BBC News

    BBC News

    O aplicativo de notícias da BBC fornece atualizações sobre os acontecimentos mais relevantes, transmissões ao vivo da BBC World Service Radio e os melhores conteúdos fornecidos por correspondentes da BBC.

  4. News360: Personalized News

    News360: Personalized News

    O News360 permite personalizar a experiência para acompanhar tópicos específicos de mais de 100 mil fontes de notícias e favoritar artigos para leitura offline.

  5. Coronavírus - SUS

    Coronavírus – SUS

    O aplicativo do Ministério da Saúde disponibiliza informações sobre o Corona Vírus COVID-19, dicas de prevenção, mapas com unidades de saúde próximas, entre outros recursos.

Melhores jogos de ASMR para te acalmar e descansar
Melhores jogos de ASMR para te acalmar e descansar

Dê uma pausa nos estresses diários com esses jogos feitos para te relaxar. Jogos agitados e com muita ação podem ser incrivelmente divertidos e viciantes, mas em alguns momentos, tudo o que precisamos é deitar na cama, sentar no sofá e fazer algo que nos acalme e traga uma pa…

Detectores de radar para evitar multas de excesso de velocidade
Detectores de radar para evitar multas de excesso de velocidade

Descubra onde estão os radares pela sua região e evite o risco de multas de trânsito. Hoje em dia, definitivamente, temos aplicativos que melhoram nossas vidas das mais variadas formas e dentro das mais diversas camadas. Já vai longe o tempo em que apps para smartphones servi…

O que são e como instalar arquivos XAPK no Android
O que são e como instalar arquivos XAPK no Android

Conheça o formato XAPK e aprenda a utilizar essa grande novidade no seu dispositivo. Conforme trabalhamos com celulares Android, aprendemos a utilizar e tirar o melhor proveito dos arquivos no formato APK, que nada mais é que o uma compressão exclusiva para os sistemas Androi…