Android: como desativar funções desnecessárias ou irritantes

imagem topo

O Android possui funcionalidades que nem sempre são utilizadas e podem ser desativadas a qualquer momento. Neste post, listamos recursos que, ao serem deixados de lado, contribuem para melhorar o desempenho do dispositivo.

Bloatwares

São aqueles aplicativos pré-instalados pelos fabricantes ou operadoras e que muitas vezes só podem ser desinstalados após fazer root no aparelho. Uma solução menos drástica para impedir que o aplicativo siga consumindo recursos do sistema é ir até as configurações > Aplicativos, selecionar a opção desejada e pressionar o botão “Desativar”.

Desativar funções 1

Vibração e sons

Essas respostas ao toque têm o seu custo para o sistema e podem ser realmente desagradáveis para alguns usuários. Em configurações > Som e notificação > Outros sons, será possível desativar os sons do teclado, bloqueio de tela, seleção audível e a vibração ao tocar.

Desativar funções 2

Animações e transições

Outro truque simples para ganhar velocidade é ativar as opções de desenvolvedor e desabilitar as animações e transições de telas. Para isso, basta abrir o menu de ajustes > Sobre o telefone > Número da versão e clicar 7 vezes sobre essa opção.

Desativar funções 3

Em seguida, volte e procure por “Desenvolvedor” para ter a chance de desativar as escalas de animação de janelas, transição e animador.

Desativar funções 4

Brilho automático

Por padrão, o smartphone detecta a luz do ambiente para proporcionar a melhor experiência, mas podem ocorrer exageros em alguns momentos. Para economizar a bateria e personalizar os ajustes de brilho, a dica é desativar o brilho automático em configurações > Tela.

Localização

Entre as funções que mais consome os recursos do aparelho, a localização costuma ser solicitada por aplicativos via GPS. Felizmente, as configurações permitem ativar a economia de bateria para que a localização seja acessada quando houver uma rede Wi-Fi, Bluetooth ou conexão de dados disponível. Isso pode ser feito em Configurações > Serviços de localização > Modo. Se preferir, o usuário ainda pode desativar o serviço completamente e habilitá-lo apenas quando julgar necessário.

Desativar funções 5

Atalhos na tela inicial

Sempre que um aplicativo é instalado através do Google Play, um ícone é adicionado à área de trabalho. Para evitar que isso aconteça, basta abrir a Play Store > menu do canto superior esquerdo > Configurações e desmarcar a opção “Adicionar ícone à tela inicial”.

Desativar funções 6

Esperamos que as dicas tenham sido úteis e, se conhecer outras formas para desativar recursos no Android, não deixe de compartilhar com a nossa comunidade nos comentários.

Melhores jogos de ASMR para te acalmar e descansar
Melhores jogos de ASMR para te acalmar e descansar

Dê uma pausa nos estresses diários com esses jogos feitos para te relaxar. Jogos agitados e com muita ação podem ser incrivelmente divertidos e viciantes, mas em alguns momentos, tudo o que precisamos é deitar na cama, sentar no sofá e fazer algo que nos acalme e traga uma pa…

Detectores de radar para evitar multas de excesso de velocidade
Detectores de radar para evitar multas de excesso de velocidade

Descubra onde estão os radares pela sua região e evite o risco de multas de trânsito. Hoje em dia, definitivamente, temos aplicativos que melhoram nossas vidas das mais variadas formas e dentro das mais diversas camadas. Já vai longe o tempo em que apps para smartphones servi…

O que são e como instalar arquivos XAPK no Android
O que são e como instalar arquivos XAPK no Android

Conheça o formato XAPK e aprenda a utilizar essa grande novidade no seu dispositivo. Conforme trabalhamos com celulares Android, aprendemos a utilizar e tirar o melhor proveito dos arquivos no formato APK, que nada mais é que o uma compressão exclusiva para os sistemas Androi…