WhatsApp: como apagar mídias de conversas e grupos

imagem topo

Receber fotos, vídeos, GIFs e documentos no WhatsApp é algo bem comum, mas esses arquivos acabam ocupando a memória do dispositivo. Felizmente, o espaço pode ser recuperado ao apagar as mídias dos chats, sejam eles individuais ou em grupos.

Limpar a conversa

Solução rápida para aqueles chats ou grupos repletos de conteúdos que podem ser descartados logo após a leitura, a limpeza é simples e pode ser feita a partir do próprio WhatsApp. Se a intenção for eliminar todas as mensagens, links, mídias e documentos, basta fazer o seguinte:

  • Abrir a conversa e clicar no menu do canto superior direito > Mais;
  • Em seguida, selecionar a opção “Limpar conversa”.

Tutorial WhatsApp 1

Para garantir que os arquivos removidos do WhatsApp não ficaram salvos no dispositivo, certifique-se de que a opção “Apagar os arquivos de mídia desta conversa” está marcada.

Apagar apenas os arquivos

Quando as mensagens precisam ser preservadas, o usuário tem como opção deletar somente os arquivos que se acumulam ao longo das conversas:

  • Depois que abrir o chat, clique no nome do grupo para ter acesso às mídias recebidas;
  • Na próxima tela, selecione manualmente os arquivos a serem excluídos.

Tutorial WhatsApp 2

Outra possibilidade é apagar conteúdos através das Configurações > Uso de dados e armazenamento > Uso de armazenamento.

Tutorial WhatsApp 4

Ao clicar emLiberar espaço, o usuário pode marcar ou desmarcar as caixas para manter ou excluir um ou vários tipos de arquivos recebidos em uma conversa.

Tutorial WhatsApp 6

Limpador para WhatsApp

Se a ideia de acessar uma conversa após outra para apagar fotos, vídeos e tantos outros itens recebidos parece muito trabalhosa, o aplicativo “Limpador para WhatsApp pode resolver a questão e deletar em massa arquivos de pastas específicas do mensageiro.

Tutorial WhatsApp 4

Observação importante

Ao utilizar o Limpador para WhatsApp, o usuário precisa estar ciente de que o aplicativo não inclui opção para selecionar arquivos, portanto, deve ser utilizado apenas quando o objetivo for apagar todo o conteúdo das pastas, pois, uma vez que forem excluídos, os arquivos não podem ser recuperados.

  1. Limpador para WhatsApp

    Limpador para WhatsApp

    Com esta ferramenta gratuita, o usuário pode deletar imagens, vídeos, fotos de perfil, papéis de parede, mensagens de voz, documentos, registros de chamadas e do banco de dados do WhatsApp para liberar espaço na memória do Android.

Como transferir as imagens do Google Fotos para o iCloud
Como transferir as imagens do Google Fotos para o iCloud

Para você que mantém suas imagens no Google Fotos e quer transferi-las para o iCloud e não sabe como, criamos um tutorial explicando como executar essa tarefa. É muito comum usuários de um sistema operacional despertarem o interesse em migrar para outra plataforma ou até mesm…

Como Baixar Vídeos do Telegram no Android
Como Baixar Vídeos do Telegram no Android

Para você que costuma receber diversos vídeos no Telegram e ainda não sabe como baixá-los, continue nesse artigo e confira o tutorial que preparamos. Quem utiliza com frequência aplicativos de mensagens instantâneas sabe que estes apps já não são apenas plataformas de bate-pa…

Como salvar o áudio do WhatsApp no ​​Android
Como salvar o áudio do WhatsApp no ​​Android

Quer saber como baixar o áudio do WhatsApp no Android? Fique neste artigo e confira nosso tutorial. Muitas vezes precisamos guardar um áudio importante que recebemos no WhatsApp, mas deixamos apenas nos arquivos do aplicativo por não saber como baixá-los para o smartphone. Qu…

Como salvar fotos do WhatsApp na galeria do Android
Como salvar fotos do WhatsApp na galeria do Android

Recebeu aquela foto bacana no WhatsApp e ainda não sabe como guardar na galeria do Android? Fique tranquilo! Neste artigo mostraremos como realizar esta tarefa. O WhatsApp se tornou a forma mais popular de enviar vídeos e fotos para nossos contatos, mas, o que muitos não sabe…

Como extrair o arquivo APK de qualquer app instalado no Android
Como extrair o arquivo APK de qualquer app instalado no Android

Quando baixados através do Google Play, os aplicativos são instalados sem que o usuário tenha acesso ao APK (Android Package), que é o arquivo que armazena todas as informações necessárias para instalar e executar um aplicativo no Android. Felizmente, os métodos para extrair …