WhatsApp: como criar enquetes através do mensageiro

imagem topo

Considerando que o WhatsApp costuma ser utilizado por familiares, amigos e colegas de trabalho, por que não utilizá-lo para obter opiniões sobre assuntos de nosso interesse? O mensageiro ainda não conta com um recurso próprio para a elaboração enquetes, mas este post apresenta uma alternativa simples para driblar essa limitação.

Ferramenta gratuita para criação de enquetes

Quem utiliza o Telegram pode já estar familiarizado com as enquetes realizadas em grupos e canais do rival do WhatsApp. Felizmente, esse tipo de pesquisa também pode ser feita através do WhatsApp com a ajuda do Voliz, um app gratuito para Android que permite criar e compartilhar enquetes personalizadas em conversas individuais ou grupos.

Criando enquetes com o Voliz

A interface do app ainda não foi traduzida para o português, mas isso não deve ser um problema para os criadores de enquetes. Ao abri-lo pela primeira vez, o usuário deve informar o número de telefone para receber o código de confirmação com seis dígitos. Assim que concluir essa etapa, também serão solicitadas permissões para acesso aos contatos e leitura de notificações.

Na tela principal, pressione o botão verde “+”, no centro do menu da parte inferior da tela.

Voliz 1
Neste momento, o autor da enquete deve utilizar o campo “What’s your question?” para fazer a pergunta e adicionar a quantidade de alternativas/respostas desejadas em “Add options”.

Voliz 2
Quando terminar, basta clicar no botão “Share” para com compartilhar a enquete em grupos ou com amigos específicos.

Voliz 3

Os contatos receberão a enquete com links para cada resposta e os votos são somados automaticamente pelo Voliz.

Voliz 4

Para conferir os resultados, saber quem respondeu à pesquisa ou desativá-la, vá até “My Pools” e clique sobre a enquete. O menu inferior ainda exibe a opção “My Profile”, que permite acessar a política de privacidade, enviar feedback e sair do aplicativo.

  1. Voliz - Poll on WhatsApp

    Voliz – Poll on WhatsApp

    Com esta ferramenta gratuita, os usuários podem criar enquetes e compartilhá-las com contatos, grupos do WhatsApp ou em listas de transmissão.

Melhores aplicativos de controle remoto para seu celular
Melhores aplicativos de controle remoto para seu celular

Conheça os melhores apps para controlar sua televisão a partir do seu telefone celular. A tecnologia não para de nos surpreender e de dialogar cada vez mais umas com as outras. Hoje em dia, não é surpresa controlar os mais diversos aparelhos de casa com o auxílio do seu celul…

Melhores aplicativos de acesso remoto para Android
Melhores aplicativos de acesso remoto para Android

Acesse o seu computador a partir do seu telefone celular com esses aplicativos incríveis. Certamente, você já se imaginou controlando o seu computador a partir do seu telefone celular, o que pode ser extremamente prático e importante quando você está longe do seu desktop, ou …

Como baixar mensagens de voz no Telegram
Como baixar mensagens de voz no Telegram

Aprenda tudo sobre como baixar e salvar as mensagens de voz mais importantes no seu Telegram com o tutorial que preparamoos. O Telegram é um dos mais populares e versáteis aplicativos de mensagens instantâneas da atualidade, com mais de 42 milhões de usuários somente no Brasi…

Como mandar mensagens para múltiplos contatos no WhatsApp
Como mandar mensagens para múltiplos contatos no WhatsApp

Aprenda a mandar uma mesma mensagem para vários amigos do WhatsApp ao mesmo tempo com o tutorial que preparamos. Dispensando apresentações, o WhatsApp é um dos maiores aplicativos de mensagens instantâneas da internet, acumulando mais de dois bilhões de usuários no mundo inte…

Como baixar áudios do Instagram
Como baixar áudios do Instagram

Venha conosco e descubra a maneira mais fácil de baixar seus áudios favoritos do Insta. Sabemos que o Instagram é uma das maiores plataformas de redes sociais da web, sendo um fenômeno de referência em multimídia, com um público que já passa dos milhões diariamente e com poss…