Redes Wi-Fi públicas: dicas e conselhos para navegar com segurança
Opção para economizar dados, o acesso através de redes Wi-Fi públicas pode apresentar vulnerabilidades. Felizmente, os riscos podem ser minimizados com precauções simples, que ajudam a preservar a privacidade de quem quer tirar proveito do Wi-Fi gratuito oferecido por shoppings, hotéis, aeroportos e outros estabelecimentos.
Principais riscos do acesso através de redes Wi-Fi públicas
Diferente das redes privadas, o Wi-Fi público dispensa autenticação para estabelecer conexão com a rede, que pode vir a ser alvo de hackers e malwares capazes de interceptar dados pessoais, senhas bancárias ou de contas em sites. Para evitar esse tipo de problema, sugerimos conferir as sugestões listadas abaixo.
1. Manter o sistema operacional atualizado
Antes de instalar um antivírus ou outras ferramentas de proteção no Android, vale fazer a lição de casa e manter o sistema Android sempre atualizado. Além de adicionar novos recursos, as atualizações costumam corrigir erros do sistema, tornando o dispositivo menos vulnerável a ataques hackers.
2. Utilizar uma conexão VPN
Além de fornecer opção para navegar no modo anônimo e acessar páginas que não estão disponíveis no país, os serviços de VPN também são usados para aumentar a segurança durante a navegação, especialmente em redes Wi-Fi públicas. Para conhecer as melhores opções da categoria, recomendamos conferir a nossa coleção de VPN e proteção de dados.
3. Preferir páginas HTTPS
Os endereços de sites HTTPS são precedidos por um cadeado indicando que a conexão é segura. Esse tipo de página utiliza o protocolo SSL/TLS para criptografar dados, tornando a navegação mais segura.
4. Desativar o compartilhamento de arquivos
Softwares maliciosos estão sempre à procura de brechas, portanto, convém desativar o compartilhamento de impressoras, arquivos e o acesso remoto para evitar possíveis ameaças.
5. Sempre que possível, utilizar a verificação em duas etapas
A autenticação com dois fatores é utilizada por bancos, provedores de e-mail e outros serviços para impedir que operações online sejam realizadas por pessoas não autorizadas, mesmo que elas tenham acesso à sua senha.
6. Evitar a realização de transações financeiras
Prevenir é sempre melhor que remediar: redes Wi-Fi públicas não são as melhores opções para acessar o internet banking ou realizar compras online. Nesses casos, o melhor é utilizar a conexão de dados ou aguardar até poder se conectar através de uma rede segura.
7. Desativar o Wi-Fi quando não estiver em uso
Ao adotar esse hábito, os usuários evitam que o dispositivo se conecte automaticamente a redes que não são seguras e ainda economizam a bateria do telefone. O ideal é ativar o Wi-Fi no momento que precisar navegar e desabilitá-lo ao finalizar a navegação.
Esperamos que tenha gostado das dicas e que, caso tenha outras sugestões, sinta-se à vontade para compartilhar nos comentários!