5 dicas para criar senhas seguras e difíceis de hackear

5 dicas para criar senhas seguras e difíceis de hackear

A senha é a chave de acesso a contas em redes sociais, e-mails, sites e inúmeros serviços online e, por isso mesmo, deve ser escolhida com cuidado. Se você quer saber como criar uma senha forte o bastante para proteger suas informações online, não deixe de conferir as dicas deste post!

1 – Trocar a senha periodicamente

Antes de continuar, é importante dizer que nenhuma senha está 100% livre de ser exposta em ataques hackers. Sabendo disso, fica mais fácil entender a necessidade de trocar a senha a cada 3 meses, ou ao menos uma vez por ano e de utilizar a verificação em suas etapas, sempre que possível.

2 – Evitar o óbvio

Como mostra este artigo da revista EXAME, sequências absurdamente simples como o 123456 ainda são populares, mas se a ideia é não ter a conta invadida por terceiros, essas senhas devem ser evitadas. Também não adianta apenas substituir um ‘E’ pelo ‘3’ ou ‘o’ por ‘0’, truques que os hackers já conhecem. Outra dica é jamais utilizar nomes de heróis, celebridades e grupos musicais, que são muito fáceis de decifrar.

Senha fácil

3 – Uma senha forte possui no mínimo 12 caracteres e diferentes símbolos

Senhas fortes devem incluir letras maiúsculas, minúsculas e números, sempre reforçadas por mais de um símbolo. Como exemplo, vamos usar a palavra ‘cratera’ criar uma senha: às letras, adicionamos cada um dos itens citados para obter uma sequência mais complexa, tal como ‘cR9aT1e#rA2*’.

4 – Frases fáceis de lembrar podem gerar senhas difíceis de quebrar

O truque da frase pode ser bastante útil: tomando como exemplo o ditado popular, ‘Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão’, dá para juntar as letras iniciais de cada palavra e adicionar alguns números e símbolos, obtendo a sequência ‘Lqrltcadp#2019’.

5 – Senhas difíceis de recordar? Tire proveito dos gerenciadores de senhas

Agora, se a combinação de letras números e símbolos parece algo impossível de guardar na mente, recomendamos conferir a nossa coleção de gerenciadores de senhas, que são ferramentas capazes de armazenar em segurança todas as suas senhas. Entre as inúmeras opções, existem apps gratuitos como o Keepass2Android, que fornece vários recursos gratuitos.

  1. Keepass2Android Password Safe

    Keepass2Android Password Safe

    O Keepass2Android permite utilizar senhas complexas, ao mesmo tempo que garante acesso rápido e seguro a sites e páginas web.

Melhores apps de IPTV gratuitos para o seu celular
Melhores apps de IPTV gratuitos para o seu celular

Assista seus filmes, programas e canais favoritos de graça seguindo nossas dicas. Uma das grandes tendências da atualidade, uma rede de IPTV é uma nova forma de distribuição de conteúdos como canais e streamings pela internet, em vez de usar antenas, satélites ou cabos. Com I…

Melhores aplicativos de monitoramento do sono para Android
Melhores aplicativos de monitoramento do sono para Android

Se você precisa melhorar a qualidade do seu descanso, confira os melhores apps de monitoramento do sono. Uma boa parte da nossa vida passamos dormindo, porém, nem sempre dormir muito significa ter qualidade no sono e não dormir bem, costuma a influenciar em tudo que precisamo…

Melhores apps para assistir a Copa do Mundo no Android
Melhores apps para assistir a Copa do Mundo no Android

Chegou o momento de parar para acompanhar o maior campeonato de futebol do mundo. Então, se você não quer ficar de fora dessa, confira nossas dicas com os cinco melhores app para assistir a Copa do Mundo ou ver todas as resenhas e informações direto do seu smartphone! Os melh…

Melhores aplicativos de corrida para baixar em seu Android
Melhores aplicativos de corrida para baixar em seu Android

Se você está precisando de um app para lhe ajudar durante suas corridas, confira nossas dicas com cinco sugestões de aplicativos para esta função. Manter o corpo em movimente e praticar exercícios regularmente é muito importante para a saúde. A corrida, é um dos exercícios ma…