5 dicas para criar senhas seguras e difíceis de hackear

5 dicas para criar senhas seguras e difíceis de hackear

A senha é a chave de acesso a contas em redes sociais, e-mails, sites e inúmeros serviços online e, por isso mesmo, deve ser escolhida com cuidado. Se você quer saber como criar uma senha forte o bastante para proteger suas informações online, não deixe de conferir as dicas deste post!

1 – Trocar a senha periodicamente

Antes de continuar, é importante dizer que nenhuma senha está 100% livre de ser exposta em ataques hackers. Sabendo disso, fica mais fácil entender a necessidade de trocar a senha a cada 3 meses, ou ao menos uma vez por ano e de utilizar a verificação em suas etapas, sempre que possível.

2 – Evitar o óbvio

Como mostra este artigo da revista EXAME, sequências absurdamente simples como o 123456 ainda são populares, mas se a ideia é não ter a conta invadida por terceiros, essas senhas devem ser evitadas. Também não adianta apenas substituir um ‘E’ pelo ‘3’ ou ‘o’ por ‘0’, truques que os hackers já conhecem. Outra dica é jamais utilizar nomes de heróis, celebridades e grupos musicais, que são muito fáceis de decifrar.

Senha fácil

3 – Uma senha forte possui no mínimo 12 caracteres e diferentes símbolos

Senhas fortes devem incluir letras maiúsculas, minúsculas e números, sempre reforçadas por mais de um símbolo. Como exemplo, vamos usar a palavra ‘cratera’ criar uma senha: às letras, adicionamos cada um dos itens citados para obter uma sequência mais complexa, tal como ‘cR9aT1e#rA2*’.

4 – Frases fáceis de lembrar podem gerar senhas difíceis de quebrar

O truque da frase pode ser bastante útil: tomando como exemplo o ditado popular, ‘Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão’, dá para juntar as letras iniciais de cada palavra e adicionar alguns números e símbolos, obtendo a sequência ‘Lqrltcadp#2019’.

5 – Senhas difíceis de recordar? Tire proveito dos gerenciadores de senhas

Agora, se a combinação de letras números e símbolos parece algo impossível de guardar na mente, recomendamos conferir a nossa coleção de gerenciadores de senhas, que são ferramentas capazes de armazenar em segurança todas as suas senhas. Entre as inúmeras opções, existem apps gratuitos como o Keepass2Android, que fornece vários recursos gratuitos.

  1. Keepass2Android Password Safe

    Keepass2Android Password Safe

    O Keepass2Android permite utilizar senhas complexas, ao mesmo tempo que garante acesso rápido e seguro a sites e páginas web.

Melhores aplicativos de karaokê para Android
Melhores aplicativos de karaokê para Android

Você não precisa de um aparelho de karaokê para se divertir cantando suas músicas favoritas, basta apenas baixar um dos aplicativos sugeridos neste post! A timidez impede você de se juntar aos amigos nas sessões de karaokê? Não se preocupe, pois existem aplicativos que permit…

Aplicativos de saúde e bem-estar que você precisa conhecer
Aplicativos de saúde e bem-estar que você precisa conhecer

Se a vida está corrida a ponto de prejudicar o equilíbrio entre corpo e mente, tire um tempo para conferir os recursos destas ferramentas úteis para quem quer cuidar da saúde física e mental. A falta de tempo muitas vezes coloca o autocuidado em segundo plano, algo que pode c…

Perder peso: alcance seu objetivo com a ajuda dos melhores apps
Perder peso: alcance seu objetivo com a ajuda dos melhores apps

Além de ter se tornado um companheiro quase inseparável para muitas pessoas, o smartphone também é um grande aliado para quem quer se livrar dos quilinhos a mais. Neste post, listamos cinco aplicativos de saúde e fitness que podem ajudar nessa tarefa. Perder peso com saúde é …

Como ocultar a contagem de curtidas no Instagram
Como ocultar a contagem de curtidas no Instagram

O Instagram voltou a mostrar ao número de likes e visualizações em posts de muitos usuários, mas quem não curtiu a atualização pode desabilitar a função nas configurações do aplicativo. Para aprender a ocultar a contagem de curtidas em publicações no Instagram, continue lendo…