Spywares no Android: saiba como encontrá-los

Capazes de coletar informações, os spywares rastreiam o comportamento do usuário, repassando dados para terceiros. Esse tipo de ameaça pode estar presente em PCs, smartphones, tablets, e, neste post, fornecemos dicas para identificar a presença de programas espiões no Android.

Sinais de que o celular pode estar sendo monitorado

Comportamentos estranhos: de repente, os registros de chamadas parecem suspeitos e incluem números que você não reconhece. O mesmo pode ocorrer com mensagens MMS e SMS, que podem conter símbolos e códigos aparentemente sem sentido. Para verificar se essas mensagens estão associadas a programas maliciosos, vale fazer uma varredura com o app Stagefright, que consegue detectar vulnerabilidades relacionadas ao bug que atinge algumas versões do Android.

Spyware 3

Chamadas com interferências e ruídos: ao atender uma ligação, notam-se barulhos atípicos ou com padrões repetitivos; essas também são características de telefones observados por programas espiões.

A bateria está descarregando muito rápido: como funcionam em segundo plano, os spywares consomem recursos do dispositivo sem chamar a atenção e dão a impressão de que a bateria está acabando rápido demais.

Caixas de diálogo suspeitas: janelas pop-up, notificações push ou permissões de arquivos executáveis podem aparecer do nada. Caso isso ocorra com frequência, pode ser uma pista de que o aparelho foi infectado, portanto, tenha sempre o cuidado de analisar com cuidado para não conceder permissões a malwares e spywares.

O dispositivo começou a ficar lento demais: sem qualquer motivo aparente, o celular parece ter dificuldade para rodar aplicativos ou executar ações. Isso pode acontecer após a instalação de aplicativos de espionagem. Nesse caso, o problema pode ser evitado com medidas simples, tais como evitar que o aparelho fique em poder de pessoas que não são de confiança ou protegendo o dispositivo com bloqueios de tela.

Ao notar quaisquer sinais, a primeira coisa a fazer é conferir com atenção se aparecem na lista de aplicativos instalados em Configurações > Aplicativos.

Spyware 2

Caso encontre algo que não lembre de ter instalado, mesmo que o nome do dito app lhe pareça familiar, desconfie, pois pode ser um espião ‘camuflado’ sob o nome de um aplicativo diferente. Outra coisa que pode ser feita é comprovar se o aparelho for rooteado por outra pessoa. Essa verificação pode ser feita com o Root Checker.

O que fazer ao saber que o celular foi hackeado

Com as suspeitas confirmadas, algumas medidas podem ser tomadas para impedir a ação dos espiões:

Desinstalar o app suspeito e reiniciar o dispositivo. Em seguida, verificar se ainda é possível encontrá-lo entre os aplicativos instalados.

Instalar um antivírus de qualidade para escanear e neutralizar ameaças que ainda possam estar escondidas no Android.

Observação: os antivírus não costumam ser uma solução plenamente eficaz quando o usuário não possui acesso root. Nesses casos, a recomendação é fazer o backup dos dados e formatar o dispositivo.

  1. Stagefright Detector

    Stagefright Detector

    Com esta ferramenta, é possível detectar falhas no Android. Os bugs conhecidos como Stagefright permitem aos hackers assumirem o controle de dispositivos a partir do envio de mensagens MMS.

  2. Root Checker

    Root Checker

    Com interface simples, o Root Checker possibilita verificar em poucos instantes se o aparelho possui ou não acesso root.

Melhores autenticadores para aumentar a segurança do seu celular
Melhores autenticadores para aumentar a segurança do seu celular

Conheça os melhores apps autenticadores e garanta uma maior segurança para o seu smartphone. Segurança nunca é demais, ainda mais se estivermos falando da nossa vida online, local onde temos aplicativos de mensagens, e-mails e contas bancárias com dados que podem nos prejudic…

Melhores aplicativos de gerenciamento de senhas para Android
Melhores aplicativos de gerenciamento de senhas para Android

Se você está precisando gerenciar as senhas do seu aparelho Android, confira nossa superlista com os cinco melhores aplicativos com esta função. A proporção que a tecnologia avança precisamos redobrar nossos métodos de segurança. Novos apps são baixados, antigas funções começ…

Antivírus: melhores aplicativos para celulares Android
Antivírus: melhores aplicativos para celulares Android

Para navegar na internet com segurança, é importante se proteger das ameaças e malwares com um bom antivírus. Neste post, trazemos cinco opções para instalar hoje mesmo no Android. Com a popularização dos computadores, passamos a ouvir falar dos antivírus, programas capazes d…

Como detectar e remover spywares do Android
Como detectar e remover spywares do Android

Além de facilitar a comunicação, os smartphones também armazenam conteúdos sensíveis como imagens, documentos e informações pessoais que podem se tornar alvo de ataques hackers. Neste post, mostramos como identificar e remover esse tipo de ameaça no Android. Spyware – o que é…