Spywares no Android: saiba como encontrá-los

Capazes de coletar informações, os spywares rastreiam o comportamento do usuário, repassando dados para terceiros. Esse tipo de ameaça pode estar presente em PCs, smartphones, tablets, e, neste post, fornecemos dicas para identificar a presença de programas espiões no Android.

Sinais de que o celular pode estar sendo monitorado

Comportamentos estranhos: de repente, os registros de chamadas parecem suspeitos e incluem números que você não reconhece. O mesmo pode ocorrer com mensagens MMS e SMS, que podem conter símbolos e códigos aparentemente sem sentido. Para verificar se essas mensagens estão associadas a programas maliciosos, vale fazer uma varredura com o app Stagefright, que consegue detectar vulnerabilidades relacionadas ao bug que atinge algumas versões do Android.

Spyware 3

Chamadas com interferências e ruídos: ao atender uma ligação, notam-se barulhos atípicos ou com padrões repetitivos; essas também são características de telefones observados por programas espiões.

A bateria está descarregando muito rápido: como funcionam em segundo plano, os spywares consomem recursos do dispositivo sem chamar a atenção e dão a impressão de que a bateria está acabando rápido demais.

Caixas de diálogo suspeitas: janelas pop-up, notificações push ou permissões de arquivos executáveis podem aparecer do nada. Caso isso ocorra com frequência, pode ser uma pista de que o aparelho foi infectado, portanto, tenha sempre o cuidado de analisar com cuidado para não conceder permissões a malwares e spywares.

O dispositivo começou a ficar lento demais: sem qualquer motivo aparente, o celular parece ter dificuldade para rodar aplicativos ou executar ações. Isso pode acontecer após a instalação de aplicativos de espionagem. Nesse caso, o problema pode ser evitado com medidas simples, tais como evitar que o aparelho fique em poder de pessoas que não são de confiança ou protegendo o dispositivo com bloqueios de tela.

Ao notar quaisquer sinais, a primeira coisa a fazer é conferir com atenção se aparecem na lista de aplicativos instalados em Configurações > Aplicativos.

Spyware 2

Caso encontre algo que não lembre de ter instalado, mesmo que o nome do dito app lhe pareça familiar, desconfie, pois pode ser um espião ‘camuflado’ sob o nome de um aplicativo diferente. Outra coisa que pode ser feita é comprovar se o aparelho for rooteado por outra pessoa. Essa verificação pode ser feita com o Root Checker.

O que fazer ao saber que o celular foi hackeado

Com as suspeitas confirmadas, algumas medidas podem ser tomadas para impedir a ação dos espiões:

Desinstalar o app suspeito e reiniciar o dispositivo. Em seguida, verificar se ainda é possível encontrá-lo entre os aplicativos instalados.

Instalar um antivírus de qualidade para escanear e neutralizar ameaças que ainda possam estar escondidas no Android.

Observação: os antivírus não costumam ser uma solução plenamente eficaz quando o usuário não possui acesso root. Nesses casos, a recomendação é fazer o backup dos dados e formatar o dispositivo.

  1. Stagefright Detector

    Stagefright Detector

    Com esta ferramenta, é possível detectar falhas no Android. Os bugs conhecidos como Stagefright permitem aos hackers assumirem o controle de dispositivos a partir do envio de mensagens MMS.

  2. Root Checker

    Root Checker

    Com interface simples, o Root Checker possibilita verificar em poucos instantes se o aparelho possui ou não acesso root.

Antivírus: melhores aplicativos para celulares Android
Antivírus: melhores aplicativos para celulares Android

Para navegar na internet com segurança, é importante se proteger das ameaças e malwares com um bom antivírus. Neste post, trazemos cinco opções para instalar hoje mesmo no Android. Com a popularização dos computadores, passamos a ouvir falar dos antivírus, programas capazes d…

Como detectar e remover spywares do Android
Como detectar e remover spywares do Android

Além de facilitar a comunicação, os smartphones também armazenam conteúdos sensíveis como imagens, documentos e informações pessoais que podem se tornar alvo de ataques hackers. Neste post, mostramos como identificar e remover esse tipo de ameaça no Android. Spyware – o que é…

Spywares no Android: saiba como encontrá-los
Spywares no Android: saiba como encontrá-los

Capazes de coletar informações, os spywares rastreiam o comportamento do usuário, repassando dados para terceiros. Esse tipo de ameaça pode estar presente em PCs, smartphones, tablets, e, neste post, fornecemos dicas para identificar a presença de programas espiões no Android…

Melhores apps Android de setembro 2018: Blog Compass e DC Universe
Melhores apps Android de setembro 2018: Blog Compass e DC Universe

Entre os melhores apps do mês de setembro, você encontra ferramentas para deixar seu Android ainda mais atraente e veloz! Também merecem destaque o Blog Compass, que permite gerenciar postagens a partir do Android, e o DC Universe, um serviço digital que dá acesso a um conteú…