Spywares no Android: saiba como encontrá-los
Capazes de coletar informações, os spywares rastreiam o comportamento do usuário, repassando dados para terceiros. Esse tipo de ameaça pode estar presente em PCs, smartphones, tablets, e, neste post, fornecemos dicas para identificar a presença de programas espiões no Android.
Sinais de que o celular pode estar sendo monitorado
• Comportamentos estranhos: de repente, os registros de chamadas parecem suspeitos e incluem números que você não reconhece. O mesmo pode ocorrer com mensagens MMS e SMS, que podem conter símbolos e códigos aparentemente sem sentido. Para verificar se essas mensagens estão associadas a programas maliciosos, vale fazer uma varredura com o app Stagefright, que consegue detectar vulnerabilidades relacionadas ao bug que atinge algumas versões do Android.
• Chamadas com interferências e ruídos: ao atender uma ligação, notam-se barulhos atípicos ou com padrões repetitivos; essas também são características de telefones observados por programas espiões.
• A bateria está descarregando muito rápido: como funcionam em segundo plano, os spywares consomem recursos do dispositivo sem chamar a atenção e dão a impressão de que a bateria está acabando rápido demais.
• Caixas de diálogo suspeitas: janelas pop-up, notificações push ou permissões de arquivos executáveis podem aparecer do nada. Caso isso ocorra com frequência, pode ser uma pista de que o aparelho foi infectado, portanto, tenha sempre o cuidado de analisar com cuidado para não conceder permissões a malwares e spywares.
• O dispositivo começou a ficar lento demais: sem qualquer motivo aparente, o celular parece ter dificuldade para rodar aplicativos ou executar ações. Isso pode acontecer após a instalação de aplicativos de espionagem. Nesse caso, o problema pode ser evitado com medidas simples, tais como evitar que o aparelho fique em poder de pessoas que não são de confiança ou protegendo o dispositivo com bloqueios de tela.
Ao notar quaisquer sinais, a primeira coisa a fazer é conferir com atenção se aparecem na lista de aplicativos instalados em Configurações > Aplicativos.
Caso encontre algo que não lembre de ter instalado, mesmo que o nome do dito app lhe pareça familiar, desconfie, pois pode ser um espião ‘camuflado’ sob o nome de um aplicativo diferente. Outra coisa que pode ser feita é comprovar se o aparelho for rooteado por outra pessoa. Essa verificação pode ser feita com o Root Checker.
O que fazer ao saber que o celular foi hackeado
Com as suspeitas confirmadas, algumas medidas podem ser tomadas para impedir a ação dos espiões:
• Desinstalar o app suspeito e reiniciar o dispositivo. Em seguida, verificar se ainda é possível encontrá-lo entre os aplicativos instalados.
• Instalar um antivírus de qualidade para escanear e neutralizar ameaças que ainda possam estar escondidas no Android.
Observação: os antivírus não costumam ser uma solução plenamente eficaz quando o usuário não possui acesso root. Nesses casos, a recomendação é fazer o backup dos dados e formatar o dispositivo.
Stagefright Detector
Com esta ferramenta, é possível detectar falhas no Android. Os bugs conhecidos como Stagefright permitem aos hackers assumirem o controle de dispositivos a partir do envio de mensagens MMS.
Root Checker
Com interface simples, o Root Checker possibilita verificar em poucos instantes se o aparelho possui ou não acesso root.